Outras Notícias

Prêmio Melhores ONGs anuncia destaques de 2022

not 27 10 2022 7

A iniciativa indica as 100 organizações com melhores práticas no terceiro setor; confira destaques do Prêmio Melhores ONGs

O prêmio Melhores ONGs anunciou as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2022. As organizações foram escolhidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Os destaques das categorias especiais serão revelados na cerimônia de premiação do Festival Internacional de Inovação Social que acontece em 22 de outubro, às 10h30, no Auditório do Ibirapuera.

Entre as selecionadas, estão o Instituto Ser+, que abre oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social; a Casa Ronald McDonald do ABC, que oferece apoio a jovens e crianças com câncer; a Unibes, que atua com famílias em vulnerabilidade social; a ONG Vocação, que procura despertar vocações em crianças e jovens, e a Childhood Brasil, que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Outras organizações de diferentes segmentos estão no ran, como o Instituto Jô Clemente, Instituto Ponte, Instituto Rede Mulher Empreendedora, Instituto Sou da Paz, Instituto Velho Amigo, Pró-Saber SP,  SOS Amazônia, etc.

É possível verificar a lista completa das ONGs ganhadoras no site do prêmio.

A seleção foi feita de forma técnica e objetiva por uma Comissão Avaliadora composta por lideranças, pesquisadores e consultores em gestão de ONGs, que analisaram critérios técnicos das organizações. A metodologia avaliou cinco temas: Causa e Estratégia de Atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento, e Comunicação e Prestação de Contas.

As instituições que participaram da seleção, incluindo as não escolhidas, receberão uma devolutiva da avaliação, que será enviada até dezembro de 2022. O intuito do feedback é permitir uma autoavaliação por parte da organização e de diagnosticar possíveis pontos de melhoria, além de mostrar e celebrar as áreas em que a organização se destaca.

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho prestado pelas instituições e funciona como um meio para orientar doações. O objetivo é incentivar boas práticas no terceiro setor e reconhecer as organizações não-governamentais. A premiação é realizada pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto Humanize.

Fonte: OBSERVATÓRIO 3º SETOR