Outras Notícias

Edital: Fundo doará R$ 200 mil para projetos de acesso à água potável

35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável; edital de apoio a projetos alinhados com o ODS 6 tem inscrições abertas até o dia 30

not 17 01 2023 5
Foto: Divulgação | Catalyst 2030

Cerca de 35 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, de acordo com o Instituto Trata Brasil. O edital Desafio Fundo Catalisador 2030, promovido pela Rede Catalyst 2030, em parceria com a Ambev AMA, identifica iniciativas e soluções existentes e estimula a colaboração entre organizações sociais do país para melhorar o acesso à água potável para a população. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro no formulário.

O Fundo consiste em desafios temáticos por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável selecionados. Nesta edição, a meta escolhida para ser trabalhada é o ODS 6.1, que estabelece que, até 2030, devemos alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura a todos. Assim, o edital disponibiliza apoio financeiro, acompanhamento das iniciativas por meio de uma rede de apoio e aumento de visibilidade, entre outros incentivos.

Podem se inscrever grupos colaborativos formados por Organizações da Sociedade Civil, pessoas físicas, coletivos, movimentos sociais, alianças, redes, grupos acadêmicos, representantes de governos locais e negócios de impacto, contanto que tenham origem e atuação nacional. Os projetos devem propor soluções escaláveis para melhorar o acesso à água potável e segura para todos.

As iniciativas selecionadas poderão solicitar o investimento de até R$200 mil para implementar e executar a iniciativa apresentada no período máximo de nove meses. Após a inscrição, as organizações que forem para a segunda fase passarão por uma auditoria e, em 14 de março, será divulgado o resultado. Os projetos devem ser executados a partir de abril. Confira mais detalhes no regulamento.

O Catalyst 2030 é um movimento global de organizações, empreendedores de impacto e ativistas sociais para acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Lançada em 2020 durante o Fórum Econômico Mundial, a coalizão chegou ao Brasil em 2021 e conta com mais de 500 participantes, cujo trabalho impacta pessoas de 195 países.

Fonte: Observatório 3º Setor