Outras Notícias

Projeto transforma doações em aulas gratuitas para crianças em vulnerabilidade

not 19 01 2023 5
Foto: Alicerce Educação | Divulgação

O Base que Transforma, do Alicerce Educação, implementa transformação social na vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de aulas gratuitas financiadas por doações; saiba como contribuir para o projeto

Cerca de 2 milhões de jovens brasileiros de 11 a 19 anos deixaram a escola antes de terminar a educação básica. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Ipec. Além da evasão escolar, dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), realizado em 2019, apontam que 95% dos estudantes terminam a escola pública sem o conhecimento esperado de Matemática e 69% não chegam ao nível considerado adequado em português.

Por este motivo, o Alicerce Educação criou o Base que Transforma, projeto dedicado a recuperar a base educacional de 40 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. “A distorção idade-série expressa o resultado das muitas reprovações, de abandonos escolares e de novas tentativas de permanência sem sucesso, num ciclo que se retroalimenta. O movimento Base que Transforma surge como uma solução para resolver a crise na educação agravada pela pandemia e para promover a equidade de oportunidades no país”, explica o CEO da organização, Paulo Batista.

O Projeto Base que Transforma oferece aulas para crianças e jovens por cinco vezes na semana, garantindo também a alimentação dos estudantes. Entre as disciplinas estão leitura, escrita, matemática, inglês e temas contemporâneos, além de atividades de apoio socioemocional que contribuem para a elaboração de um projeto de vida.

Paulo destaca que o principal impacto na vida das crianças e jovens beneficiados pelo projeto é a transformação social. “O acesso a um ensino básico de qualidade permite que a comunidade ao redor do estudante seja capaz de romper com o ciclo da pobreza. O projeto traz o potencial de promover novas lideranças comunitárias e viabilizar um ambiente seguro para que as crianças estejam em contraturno escolar, enquanto os pais trabalham. Além disso, os professores, que também são jovens locais, passam a gerar renda para suas famílias por meio do trabalho nos polos educacionais”.

A ação é viabilizada por meio de apoio financeiro, que pode ser feito através de doações neste link. O valor para contemplar o aluno com seis meses de aulas é de R$ 2.112. A meta do Alicerce é arrecadar R$ 2 milhões para beneficiar as 40 mil crianças em mil polos educacionais.

O Alicerce é uma empresa de impacto social voltada para a educação. Por meio do Instituto Alicerce, braço social da empresa, são atendidas famílias de comunidades carentes de todo o Brasil. As ações da organização contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10 da Agenda 2030 da ONU, que correspondem respectivamente à educação de qualidade e redução das desigualdades.

Fonte: Observatório 3º Setor