Outras Notícias

Dicas para escrever um bom projeto social

not fundacao 2 5 2013 2Apesar  da elaboração de projetos sociais ser tema recorrente nos cursos voltados para o terceiro setor, elaborar um bom projeto social continua sendo um desafio para grande parte das organizações da sociedade civil.

Aproveitando o lançamento do Edital Jovens 2013, realizado pela Childhood Brasil em parceria com a OAK Foundation, resumimos a seguir as características de bons projetos sociais. “Além de cumprir os pré-requisitos do edital, é preciso ter claro o compromisso do projeto em termos de resultado e quais os caminhos concretos para se chegar até lá”, afirma Tatiana Akabane van Eyll, consultora da Childhood Brasil e responsável pelo Projeto Copa da organização, que pretende contribuir positivamente às crianças e adolescentes neste grande evento esportivo.

CLAREZA DE PROPÓSITO
Um projeto existe para provocar mudanças, trazer uma contribuição real para uma determinada comunidade, público alvo ou causa social. Ter claramente estabelecido os objetivos que se quer alcançar com o projeto é fundamental. Sem isso, corre-se o risco de desperdiçar tempo e recursos valiosos. Dica! Objetivos expressam mudanças/transformações e não as ações que serão executadas ao longo do projeto.

PLANO DE AÇÃO REALISTA
O plano de ação contempla as ações que serão realizadas para se alcançar os objetivos propostos, considerando o tempo de duração do projeto. Dica! O plano de ação deve indicar o caminho que será percorrido para se chegar aos objetivos do projeto. Mostra como as ações se relacionam e em que ordem elas acontecem.

INDICADORES DE AVALIAÇÃO
A avaliação de resultados é realizada depois que o projeto se encerrou. Serve para descobrir quais mudanças o projeto provocou e também o que é preciso alterar para fazer melhor da próxima vez! Dica! Cada objetivo do projeto possui um ou mais indicadores que respondem a seguinte pergunta: quais as evidências concretas de que o objetivo foi atingido?

CRIATIVIDADE
Buscar caminhos ainda não percorridos é importante não só para se destacar dentre tantos projetos, mas para alcançar resultados mais efetivos. Muitos financiadores estão abertos para novas possibilidades de provocar mudanças e influenciar a sociedade. Dica! Liberte-se de padrões já conhecidos, ouse!

CONTINUIDADE DO PROJETO
Apesar de sabermos que um projeto tem começo, meio e fim, seus resultados, produtos e aprendizados gerados permanecem e influenciam a organização e outros futuros projetos e programas. É interessante explicitar em quais condições essa continuidade é possível ocorrer. Em outras palavras, a continuidade nem sempre significa fazer o mesmo projeto igual de novo. Dica! Amplie o olhar sobre o potencial de influência e continuidade do seu projeto!

Fonte: Childhood