Notícias da APF

Nesta terça-feira, APF promoveu, com sucesso, mais uma edição do “Encontro Paulista de Fundações”

Dora Silvia Cunha Bueno

Um tema cada vez mais atual e transformador foi o foco do 16º Encontro Paulista de Fundações, organizado pela APF (Associação Paulistas de Fundações) e que aconteceu nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo. As discussões envolvendo a Inteligência Artificial e as oportunidades para o Terceiro Setor foram acompanhadas por 220 participantes, além do público que assistiu à transmissão no canal do Youtube da FAAP, após inscrição para o acesso.


Dora Silvia Cunha Bueno


A presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, deu início às atividades, ressaltando o trabalho feito pela APF para o fortalecimento das fundações, como as ações de advocacy e eventos como o de hoje. “Da articulação com diversos setores da sociedade à defesa dos interesses das fundações, por meio de diálogos com legisladores e a promoção de estudos e debates, a APF busca influenciar políticas públicas que permitam maior sustentabilidade e impacto social”, falou.


Luis SobralFlavia Cristina Merlini
 

Luis Sobral, CEO da FAAP, e Flávia Merlini, promotora de Justiça/Curadoria Fundações/MPSP, também compartilharam suas perspectivas sobre a relevância da ética e da tecnologia no fortalecimento das fundações, durante a abertura do encontro. Sobral reforçou a importância da formação contínua e da responsabilidade no uso da tecnologia, enquanto Merlini deu exemplos de como a IA pode agilizar processos na Promotoria, garantindo mais eficiência.


Alexandre Del Rey
 

Alexandre Del Rey, PhD, conselheiro e fundador da I2AI Associação Internacional de Inteligência Artificial apresentou palestra sobre a aplicação da Inteligência Artificial nos negócios e sua relevância para o Terceiro Setor. Ele incentivou os participantes a considerarem a relevância da inovação e os riscos associados à falta de atualização em um mundo em rápida evolução.


Paulo CamaraEverton Cruz
 

Na sequência, Paulo Camara, Chief Digital Officer para a América Latina da CI&T, enfatizou sobre o uso responsável da IA nas organizações, frisando que a tecnologia deve ser utilizada com foco no ser humano. Em participação por videoconferência, Everton Cruz, CEO da Mooh!Tech, destacou a urgência de regulamentação específica para o Terceiro Setor em relação à IA, apresentando casos práticos de como a tecnologia pode melhorar a segurança e a eficácia dos processos sociais.


Angela Z. Alonso
 

Angela Alonso, sócia da Alonso, Barretto & Cia. - Auditores Independentes, trouxe a importância da curiosidade em explorar os recursos oferecidos pelas várias ferramentas de IA e pontuou que colaborações com universidades podem ser uma abordagem eficaz para integrar essa tecnologia de maneira responsável nas instituições.