Notícias da APF

APF assume a vice presidência do CONSEAS/SP

not fundacao 08 8 2013 5Na manhã desta terça-feira foi empossada a nova diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo (Conseas/SP): Salete Dobrev (presidente), Nicole Marianne de Paula Ferraz Hoedemaker (vice-presidente), Antônio Carlos Nunes de Azevedo (primeiro-secretário) e Regina Lúcia dos Santos Gonçalves (segunda-secretária). O secretário estadual Rogerio Hamam, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social há pouco mais de dois meses, aproveitou para se apresentar aos conselheiros.

Ciente da realização da IX Conferência Estadual de Assistência Social, em Atibaia no mês de outubro, Hamam garantiu apoio ao evento e falou que espera promovê-lo dentro dos parâmetros da sustentabilidade. Ele também pediu para que os debates sejam com bastante interatividade, utilizando mecanismos que facilitem a troca de ideias entre os participantes.

Segundo a presidente Salete Dobrev, a presença do secretário estadual na reunião do Conseas/SP é importante, pois enfatiza o grau de comprometimento com a Política de Assistência Social que é desenvolvida no Estado de São Paulo. Regina Gonçalves concorda: “a presença do secretário traz uma significação mais concreta do nosso trabalho”.

Embora a mudança de gestão tanto na Secretaria de Desenvolvimento Social como no Conselho Estadual, Rogerio Hamam e Salte Dobrev falaram em continuidade dos trabalhos e na articulação de ações e parceiros, tendo como objetivo final o melhor atendimento da população paulista em situação de vulnerabilidade. A vice-presidente do Conseas/SP, Nicole Hoedemaker, resumiu a atuação em duas palavras: “contribuição e participação”.

O mandato da nova diretoria tem vigência de 1º de agosto de 2013 a 31 de julho de 2014. A mudança foi uma indicação aprovada pelos conselheiros, referendado em plenária realizada em 02/07.

Conselho
O Conseas/SP é um órgão deliberativo e colegiado, vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, de composição paritária entre governo e sociedade civil e tem dentre suas principais atribuições:

  • acompanhar a gestão e avaliar a Política de Assistência Social no âmbito do Estado de São Paulo;
  • deliberar sobre a aplicação dos recursos financeiros alocados no Fundo Estadual de Assistência Social (Feas);
  • convocar a Conferência Estadual e acompanhar a execução de suas deliberações;
  • promover o controle social da Política de Assistência Social com a participação da sociedade civil; e
  • orientar e capacitar os Conselhos Municipais de Assistência Social.

Para acessar mais fotos, clique aqui.

Renata Gobatti
Fotos: Luiz V. Pereira

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social