Outras Notícias

Pela 1ª vez, Empreendedor Social só tem mulheres na final

not fundacao 23 10 2013Pela primeira vez, quatro mulheres são as finalistas do principal prêmio de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo - o Empreendedor Social, realizado desde 2005 pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, correalizadora do Fórum Econômico Mundial.

Na disputa estão Alice Freitas (Asta), Merula Steagall (Abrale/Abrasta), Regina Vidigal (Arte Despertar) e Sylvia Guimarães (Vaga Lume).

Ajude a escolher o vencedor. Vote no Empreendedor Social 2013

Já no Prêmio Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha para revelar jovens líderes transformadores, são seis finalistas ligados a três organizações: Alessandra Orofino/Miguel Lago (Meu Rio); Alexandre Amorim/Diego Moreira/Luiz Ribas (Asid) e Tony Marlon (Escola de Notícias).

"No Empreendedor Social, chegaram à final quatro mulheres que criaram métodos de intervenção próprios e altamente inovadores; no Empreendedor Social de Futuro, seis jovens imbuídos de ousadia e, antes de tudo, de responsabilidade cidadã", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

"São duas gerações empreendedoras diversas em sua abordagem, porém com um foco único: criar uma transformação consistente, profunda e cada vez mais ampla na sociedade", completa Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.

Os vencedores das duas categorias serão eleitos por um júri de especialistas (veja quadro) a partir de critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social, entre outros.

Eles serão revelados no dia 21 de novembro, em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo site da Folha e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

No evento será anunciado ainda o ganhador da categoria Escolha do Leitor, na qual o internauta é quem elege o projeto preferido, a partir de vídeos de 60 segundos gravados pelos finalistas e disponíveis a partir de hoje na Folha, no site Empreendedor Social, e no UOL.

Outra iniciativa, esta em parceria com o Instituto Humanitare, vai conceder Menção Honrosa ao projeto mais alinhado à temática e aos objetivos do Ano Internacional de Cooperação pela Água da ONU, comemorado em 2013. A escolha foi feita entre 68 finalistas dos nove anos de premiação: sete estão na final.

RECORDE MUNDIAL
O Brasil é recordista mundial de inscrições desde 2006 nos 61 países em que a Fundação Schwab atua, à frente de Índia e China. Aqui, neste ano, os concursos tiveram 227 inscritos de 24 Estados e do Distrito Federal. Desses, 22 chegaram à semifinal e 10 à final.

Além de terem seus perfis publicados em um caderno especial de circulação nacional, no dia 22 de novembro, e vídeos jornalísticos sobre suas organizações exibidos pela Folha e pelo UOL, os finalistas receberão capacitações e "networking" para consolidarem suas organizações e atingirem a sustentabilidade.

Entre as premiações oferecidas pelos 36 parceiros, estão auditoria financeira, MBAs e especializações no Brasil e no exterior, cursos de gestão, assessoria jurídica, treinamentos personalizados e relatório de avaliação.

PATROCÍNIO E APOIO
O Empreendedor Social têm patrocínio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e apoio estratégico da Deloitte e da TAM.

Os apoiadores institucionais são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos); Agora São Paulo; Artemisia Negócios Sociais; Ashoka Empreendedores Sociais; Catraca Livre; Diálogo Social; Endeavor Brasil; FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) da Fundação Getulio Vargas; Fundação Dom Cabral; Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Impact HUB; Instituto Humanitare; Instituto Gesc; IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas); Merege & Moussallem; Na Lata; Neurônio Sator; NESsT Brasil; ONG Brasil; ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental; Sitawi Finanças do Bem; Szazi Bechara Storto Advogados e UOL.

São parceiros de divulgação: Aiesec, Amazon Sat, Avina, Brasil Júnior, Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários); Envolverde; FGV-GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas; Fundação Estudar; Ideia Sustentável; Instituto Filantropia; P&B Comunicação e Portal Amazônia.com.

Patrícia Trudes da Veiga
Editora do Empreendedor Social


Fonte: Folha