Outras Notícias

5 maneiras de envolver voluntários, atuais e futuros, usando o Facebook

5 maneiras de envolver voluntários, atuais e futuros, usando o FacebookA maioria das organizações sem fins lucrativos mantêm uma conta no Facebook, mas caso ela não seja usada corretamente, pode muito bem nem existir.

O Facebook é uma excelente plataforma para essas organizações, permitindo que elas possam envolver a comunidade e voluntários de forma única, porém muitas delas estão subutilizando esta incrível plataforma. Ao promover uma comunicação aberta através da exposição dos círculos sociais dos usuários uns para os outros, a plataforma de mídia social cria uma forma instantânea de fazer contatos com grupos de usuários. Ter uma presença forte no Facebook pode beneficiar sua organização, permitindo que você descubra novos voluntários e promova os trabalhos dos atuais, apenas para mencionar algumas ideias.

1. Agradeça

Mesmo que os voluntários não dediquem o seu tempo apenas pelos louros, agradecer pelo trabalho duro é sempre uma coisa apreciada por eles. O Facebook é uma plataforma pública que pode ser usada para reconhecer e elogiar os seus esforços. Esse reconhecimento não será apenas apreciado pelos voluntários, mas os amigos e família serão expostos ao trabalho daqueles que amam e se envolverão também.

2. Envolva a comunidade

Um número mínimo de membros da comunidade contam com formas tradicionais de comunicação para informações locais. Jornais e informativos comunitários não são utilizados por muitas pessoas abaixo dos 30 anos. O Facebook está se tornando cada vez mais o local para as pessoas descobrirem quais atividades estão acontecendo localmente. Manter uma página ativa no Facebook exporá a sua mensagem para aqueles que ainda não sabem da sua presença e fornecerá um meio para envolver a comunidade nos diálogos e discussões sobre os seus trabalhos sem fins lucrativos.

Não conte somente com os membros atuais, doadores e voluntários para espalhar a sua mensagem. Ao invés disso, use o Facebook para conectar você a diferentes comunidades através de páginas compartilhadas, grupos e negócios locais. Chegue até a comunidade local online com a sua missão e suas necessidades. Envolver-se com páginas e negócios locais aumentará a sua presença online, permitindo que os membros da comunidade que apoiam a sua mensagem, reconheçam e ajudem a organização.

3. Faça novos amigos

Voluntários e doadores não vivem em vácuo social. Eles tem amigos, familiares e vizinhos com quem interagem diariamente e muitos deles compartilham as mesmas paixões e interesses. Um conexão no Facebook abre a sua organização sem fins lucrativos para um público inteiramente novo que pode querer doar tempo, dinheiro, recursos ou conhecimentos específicos. O simples ato de fazer uma conexão com atuais defensores da sua missão no Facebook pode encorajá-los a promover a organização.

4. Promova o trabalho voluntário atual

Voluntários em potencial podem ser afugentados por formulários de contatos impessoais de páginas ou feiras de voluntariado intimidadoras. Apesar de muitas pessoas terem uma ideia de uma causa que queiram apoiar, elas frequentemente não sabem como transformar essa paixão em ação. O Facebook oferece para estas organizações uma oportunidade única de anunciar necessidades atuais que possuem de forma concreta e não intimidadora.

Um simples post explicando uma necessidade de determinada organização dará aos futuros voluntários um senso de objetivo e uma tarefa concreta. O Facebook tem uma interface simples que encoraja o diálogo, então ao invés de fazer ligações telefônicas ou esperar respostas de e-mails, voluntários em potencial podem interagir com a organização e receber uma resposta imediata e tomar uma iniciativa de ajudar. Membros da comunidade que em contrapartida não se voluntariem, podem ver um nicho que possam atender e oferecer os seus serviços.

5. Ligue para ajudar

Emergências podem acontecer em um piscar de olhos, e organizar equipes e voluntários em tempo hábil pode ser um desafio.  Apesar de que ter uma listagem telefônica e um plano de emergências seja imperativo, o Facebook também pode oferecer um meio de contatar ajuda disponível. Voluntários com disponibilidade limitada pode não ser incluído em um plano de emergência, mas eles podem estar disponíveis em uma emergência. Um alerta geral no Facebook pode avisar voluntários ou doadores da sua necessidade.

Em emergências, recursos comuns normalmente não são suficientes. Organizações sem fins lucrativos precisam de ajuda adicional para enfrentar situações particularmente difíceis. Encorajar amigos a curtir e compartilhar as suas necessidades no Facebook pode expor mais membros da comunidade à sua missão. Uma necessidade urgente pode inspirar seguidores que esteja buscando uma razão para doarem seu tempo a darem o primeiro passo. O Facebook pode ser crucial quando essas organizações precisam de ajuda rapidamente.

O Facebook é uma arma poderosa do arsenal de uma organização sem fins lucrativos, quando usado corretamente. Uma página no Facebook bem administrada não apenas encoraja e envolve os atuais voluntários, mas também encoraja membros da comunidade a apoiar a organização e seus esforços.

Através de uma comunicação e atualizações consistentes usando o Facebook, você pode conectar-se com atuais e futuros voluntários.

Autor: Ken Myers

Traduzido por Débora Carvalho

Fonte: Nossa Causa