Outras Notícias

Fortaleza sedia lançamento da Rede Nordeste pela Educação Integral no final de novembro

not fundacao 19 11 2013 4Entre os dias 25 e 27 de novembro, a cidade de Fortaleza vai sediar o V Encontro de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral. O Encontro terá a participação de representantes dos sete projetos apoiados no Ceará e Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação. Um dos destaques do evento será o lançamento, no dia 27 de novembro, da Rede Nordeste pela Educação Integral.

Uma oficina coordenada pela equipe do FICAS abre a programação do V Encontro, no dia 25 de novembro. Participam os núcleos gestores dos sete projetos de educação integral apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, nas regiões metropolitanas de Recife e Fortaleza. A equipe do FICAS vai destacar o monitoramento das ações ao longo do Programa.

No dia 26 , pela manhã, será realizada uma palestra com o educador português José Pacheco, o conhecido coordenador da Escola da Ponte, que tem sido uma referência em termos de mudanças possíveis e necessárias em escolas públicas. A apresentação será aberta ao público em geral, com a participação de convidados.

Na programação da tarde, os sete projetos apresentarão os resultados alcançados em três anos de participação no Programa pela Educação Integral. Também será promovida uma feira de projetos, com exposição visual de muitas ações desenvolvidas.

O último dia do V Encontro de Acompanhamento e Formação começa pela manhã do dia 27, com um seminário sobre Redes de Aprendizagem e terá a coordenação do professor Fernando Baptista.

À tarde, acontece a oficina de co-criação e lançamento da Rede Nordeste  pela Educação Integral. A Rede Nordeste será uma forma de dar continuidade às ações dos sete projetos implementados no Ceará e Pernambuco, entre 2011 e 2013, mas também agregando outras experiências desenvolvidas no Nordeste, como aquelas realizadas na Paraíba por organizações que participaram do primeiro ciclo do Programa do Fundo Juntos pela Educação, entre 2006 e 2010.

O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.

No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife. Com a Rede Nordeste, todas essas redes locais terão oportunidade de continuar suas ações, agora potencializadas, pela interação com outras redes, de outras comunidades.

Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

RP1 Comunicações – Instituto C&A
Denise Moraes – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jordana Maggio – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renata Senlle – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernanda Amorim – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel.: (11) 5501-4655 - www.rp1.com.br

Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.  

Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572)– Assessor de Imprensa
(19) 98206.1867 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.