Fundações apresentam experiências com foco na primeira infância

foto-evento-apf-primeira-infancia

APF promoveu, em 28 de Maio, mais uma agenda de interlocução entre Fundações Associadas e Poder Público. Desta vez, estiveram em pauta os investimentos no segmento da primeira infância e as oportunidades de cooperação intersetorial.

A reunião contou com a apresentação da Sra. Luciana Siqueira Lira, Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, que trouxe a experiência de implementação do Programa Criança Feliz e outras frentes sob gestão do Ministério.

Estiveram presentes representações das Fundações associadas, que compartilharam seus resultados e estratégias de atuação em atenção à infância: Abrinq; Fé e Alegria; José Luiz Egydio Setubal (Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará); Nossa Sra. Auxiliadora do Ipiranga - Funsai; Rotarianos de São Paulo (Centro de Educação para Surdos Rio Branco); Salvador Arena e Vida e Esperança (Instituto Claret).

Os dirigentes enfatizaram o acerto em atuar por meio de parcerias para ampliar o alcance de suas atividades. Muitas delas estão presentes em diversas regiões e suas experiências, dada a maturidade da gestão, vem reforçar segmentos diversos igualmente fundamentais para a inclusão social. O entendimento das áreas prioritárias mapeadas em estudos e pesquisas também oportuniza o direcionamento do impacto das atividades das Fundações em serviços de saúde, segurança alimentar, educação, assistência e promoção do desenvolvimento humano.

Para a Presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, o propósito de reforçar a vocação da APF em ser a voz de suas associadas vem sendo cumprido com agendas relevantes: "Há mais de duas décadas temos buscado promover interlocuções entre as Fundações e atores diversos para o compartilhamento das melhores práticas e identificação de sinergias. Nossa crença é a de que, juntos, com diálogos produtivos, podemos superar desafios e alcançar resultados ainda mais efetivos na execução das políticas públicas".