Prêmio APF Inspiradores - PPK 2013

A ONG que combate o câncer infantil e o diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP receberam a láurea durante o 8º Encontro Paulista de Fundações, realizado em São Paulo

A edição 2013 do Prêmio Pedro Kassab/PPK, concedido pelaAssociação Paulista de Fundações – APF, homenageou, na categoria Pessoa Jurídica, o Graacc – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, e, na categoria Pessoa Física, o professor doutor Flavio Fava de Moraes, diretor geral da Fundação Faculdade deMedicina da Universidade de São Paulo (USP).

A cerimônia de entrega da premiação – que destaca iniciativas ligadas à defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum – integrou programação do 8º Encontro Paulista de Fundações, no dia 13, em São Paulo. A presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, entregou os troféus aos homenageados, ao lado de familiares do inspirador do prêmio, Pedro Kassab -- o filho, Claudio Kassab, da Comissão Organizadora do Prêmio, e a irmã, Márcia Kassab.

Sérgio Amoroso, presidente do Conselho de Administração do Graacc, mostrou entusiasmo com a láurea. “Conheci o Graacc quando o hospital funcionava numa casa de três andares e faltavam estruturas físicas. Hoje, nosso hospital tem nove andares e em novembro vamos inaugurar a obra de duplicação”, comemorou. Criado em 1991 com a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida, o Graacc é das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País. Referência no tratamento e em pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, em especial em casos de alta complexidade, obteve reconhecimento por alcançar índice decura do câncer infantil de cerca de 70%, resultado semelhante ao de instituições de saúde europeias e americanas. Realiza anualmente, em hospital próprio, mais de 25 mil consultas, 1,5 mil cirurgias, 59 transplantes de medula e 14,1 mil sessões de quimioterapia. Por ano, com orçamento de R$ 82 milhões, atende mais de 3 mil crianças e adolescentes.

O professor doutor Flavio Fava de Moraes agradeceu pelo reconhecimento à APF, às instituições que o acolheram ao longo da carreira e por ter atuado ao lado do dr. Pedro Kassab. “Ele era um homem de invulgar comportamento, rico de amor, de afeto. Tinha aversão ao mal, mostrava a todos como conviver de forma harmoniosa. E tinha a humildade como valor intrínseco de caráter”, destacou Fava de Moraes. Orgulhoso por ter realizado na USP toda a sua carreira acadêmica, o professor doutor dirigiu as três principais instituições de pesquisa do Estado de São Paulo – foi Reitor da USP, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia.

“Fui admirador do dr. Pedro desde sua elogiosa atuação no Liceu Pasteur, no Rotary, na Associação Médica Brasileira, no Conselho Estadual de Educação e, mais recentemente, até o seu falecimento, ele como membro do Conselho Consultivo e eu como Diretor Geral na área executiva da Fundação Faculdade de Medicina da USP. Se o PPK 2013 é uma distinção que recebo humildemente, ser-me-á, por outro lado, um legado inesquecível do amigo quedeixa como saudosa memória uma vida exemplar”, completou o homenageado.

Histórico
O Prêmio Pedro Kassab/PPK foi instituído em 2010 pela Associação Paulista de Fundações – APF para homenagear o doutor Pedro Salomão José Kassab, um de seus eminentes colaboradores. A láurea destaca o trabalho de pessoas físicas e jurídicas, cujas iniciativas e ações ímpares e meritórias sigam as linhasmestras de atuação voluntária de seu inspirador, nas áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça social, entre outras, e, dessa forma, se identifiquem com as causas da promoção e defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum. A cada edição, o Colégio de Eleitores do Prêmio Pedro Kassab, constituído pelas fundações associadas e por instituições nas quais o doutor Pedro Kassab teve atuação e vínculo importantes, faz a escolha dos homenageados com base em uma lista tríplice pré-selecionada pela Comissão Organizadora do Prêmio.

Crédito das fotos: Capitan/Servfoto