Notícias das Associadas

Fundação Abrinq reforma creches no estado do Rio de Janeiro

not 19 02 2020 8

Mais vidas foram transformadas na cidade de Resende (RJ) e do Rio de Janeiro (RJ). Em fevereiro, com o apoio do Instituto Cyrela e da empresa Brandili, a Fundação Abrinq inaugurou as reformas das creches municipais Casa da Amizade, em Resende, e Dente de Leite, no Rio de Janeiro, possibilitando conforto, estrutura adequada e educação qualificada para dezenas de meninas e meninos. As reformas, iniciadas em 2019, promoveram melhorias e ampliações nas creches.

Na unidade do Rio de Janeiro, houve a colocação de piso em duas salas de aula, a troca do piso em um solário e as pinturas da fachada e de parte do parque externo, proporcionando um ambiente mais adequado às brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças. Na creche de Resende, em uma das salas foi feita a troca do piso, a colocação de azulejos, a pintura das paredes, a modificação da parte elétrica, a recuperação da porta de entrada e das janelas, a instalação de forro e a pintura da parede exterior. Em outro ambiente da creche, foi realizada a troca de azulejo das paredes do banheiro situado na sala de aula, o conserto do balcão lavatório-banheira, instalação elétrica, a inclusão de um lavatório-banheira embutido e a pintura das paredes.

“O resultado foi muito positivo. Fomos beneficiados com um material pedagógico rico e espaços mais saudáveis e aconchegantes tanto para as crianças, quanto para os profissionais que trabalham aqui. Foram melhorias que vieram para nos beneficiar e as crianças e os pais adoraram. Afinal, quem não gosta de coisa nova, né? Os livros também tiveram um impacto muito grande no nosso dia a dia”, comenta Maria Adélia, coordenadora da Creche Casa da Amizade de Resende.

Durante a inauguração da Creche Dente de Leite foi colocado em prática o projeto Fantasia de Papel na Festa do Céu. Na ocasião, crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis participaram de atividades como contação de histórias e brincadeiras. Os eventos de inauguração dos espaços contaram com a participação de profissionais das unidades, membros das Secretarias Municipais de Educação, crianças, familiares e a comunidade escolar.

“A Fundação Abrinq foi muito importante e ressignificou o nosso trabalho nas práticas pedagógicas, tanto na questão da reforma, como da formação, que foi excelente. A partir da formação realizada pelo programa, conseguimos revitalizar e organizar uma sala com acervos de livros. A comunidade toda ficou muito feliz, porque era uma coisa que realmente estávamos precisando. Vimos da nossa necessidade, uma oportunidade de melhorar os espaços, trazendo algo melhor para os nossos alunos”, afirma Aline da Silva Gomes, diretora geral da Creche Dente de Leite.

Com as reformas, a Fundação ajudou a beneficiar 118 crianças na Creche Casa da Amizade, possibilitando a ampliação de 10 vagas na unidade, e 205 crianças na Creche Dente de Leite.

Confira as fotos do antes e depois dos espaços:

Fachada da Creche Municipal Dente de Leite:
not 19 02 2020 9

Banheiro da Creche Municipal Dente de Leite:
not 19 02 2020 10


Fonte: Fundação Abrinq