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Saiba mais sobre as organizações apoiadas pela FUNDAÇÃO ABRINQ que atuam com educação complementar
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- Criado em 02/09/2024
Foto: Divulgação/Fundação Abrinq
Trabalhar com organizações da sociedade civil que se dedicam à educação complementar é uma maneira de fortalecer o desenvolvimento das crianças. Essas organizações proporcionam espaços onde os pequenos podem explorar seus interesses, desenvolver novas habilidades e descobrir potenciais que, de outra forma, poderiam permanecer escondidos.
Por entender o significado de apoiar organizações que atuam nesse segmento, a Fundação Abrinq selecionou algumas delas, com o objetivo de enfrentar os desafios da educação em comunidades vulneráveis e criar oportunidades significativas para crianças e adolescentes em todo o Brasil. Conheça cada uma das beneficiárias:
ASSOCIAÇÃO BATISTA DE AÇÃO SOCIAL (ABASC)
Local: Curitiba - PR
Projeto: Projeto AGIR
Quantidade de beneficiários: 204 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos e 11 meses.
A Associação Batista de Ação Social (ABASC) atua em Curitiba - PR, oferecendo apoio a crianças e adolescentes que, fora do ambiente escolar, ficam sem a supervisão de um responsável. Essa falta de supervisão coloca os pequenos em situação de vulnerabilidade, expondo-os a riscos como tráfico, prostituição, violência e trabalho infantil.
Com o Projeto AGIR, a ABASC busca reduzir esses riscos, promovendo oficinas socioeducativas que não apenas oferecem proteção, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como leitura, escrita e raciocínio lógico. Essas atividades são fundamentais para fortalecer os laços familiares e comunitários e proporcionar um ambiente de convivência social saudável.
O projeto tem como objetivos específicos contribuir para a permanência dessas crianças e adolescentes no sistema educacional, despertar o interesse deles por áreas como música, esporte, arte e informática, e melhorar suas capacidades acadêmicas. Para isso, são realizadas oficinas, palestras e ações de articulação com escolas e outras instituições, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos jovens atendidos.
“A parceria com a Fundação Abrinq proporcionou a ampliação do projeto AGIR, possibilitando a inclusão de mais crianças e de novos locais de atendimento. Além disso, esse apoio trouxe melhor qualidade para a alimentação dos participantes e reforço no material didático, proporcionando um incremento significativo na metodologia desenvolvida”, relata Martha Zimermann de Morais, diretora executiva da ABASC.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO GUARANI
Local: Campos Sales - CE
Projeto: Recompondo Aprendizagens com Arte, Educação e Cultura
Quantidade de beneficiários: 143 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
A Associação Comunitária do Guarani se destaca como a única organização na região que oferece atividades de contraturno escolar. No contexto pós-pandemia, a associação enfrenta desafios significativos, observando um retrocesso no desenvolvimento de habilidades e competências básicas, como leitura, escrita e matemática, entre as crianças e os adolescentes atendidos. Esse déficit de aprendizagem não só afeta o desempenho acadêmico, mas também impacta negativamente outras áreas, como a socialização e a saúde mental, com relatos crescentes de ansiedade e depressão na infância.
Diante desse cenário, a Associação Comunitária do Guarani visa combater a evasão escolar, monitorando de perto a frequência, as notas e o desenvolvimento escolar dos jovens junto às escolas locais. O projeto proposto pela associação busca qualificar o processo de diagnóstico das defasagens na aprendizagem, implementando atividades educativas baseadas em nivelamentos de aprendizagem e proporcionando acompanhamento psicopedagógico a todos os atendidos. Essa abordagem é fundamental para identificar as necessidades individuais e promover intervenções eficazes.
O projeto possui três objetivos específicos: primeiro, oferecer oficinas educativas e culturais para desenvolver habilidades e competências em leitura, escrita e matemática, além de acompanhamento psicopedagógico individualizado. Segundo, promover o protagonismo das famílias na educação dos filhos, por meio de atendimento individualizado e reuniões coletivas com as famílias. E terceiro, fomentar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e digitais, auxiliando na recomposição das aprendizagens educacionais. Por meio dessas iniciativas, a associação busca criar um ambiente de apoio que permita a recuperação e o progresso dos jovens afetados pelo impacto educacional da pandemia.
6ASSOCIAÇÃO CRIANÇA FELIZ
Local: Caxias do Sul – RS
Projeto: Projetando o Futuro
Quantidade de beneficiários: 250 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos
A Associação Criança Feliz, localizada em Caxias do Sul - RS, enfrenta desafios relacionados ao acesso à inclusão digital e à tecnologia da informação, agravados pela defasagem escolar. Esses fatores contribuem para o desestímulo das crianças e dos adolescentes, levando ao abandono escolar e ao aumento das desigualdades sociais. Essa situação compromete a saúde mental dos pequenos, além de impactar negativamente no desenvolvimento, na aprendizagem e na qualidade de vida, aumentando a carência de uma alimentação adequada.
O projeto da Associação Criança Feliz visa melhorar o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes ao estimular o interesse pelos estudos, pelo raciocínio lógico e pela interpretação de textos. Com a implementação de atividades que promovem a concentração e o desenvolvimento cognitivo, o projeto espera que os jovens melhorem a elaboração de trabalhos escolares, criem currículos mais eficazes e se inscrevam em cursos com maior segurança. Além disso, pretende ampliar o conhecimento sobre ferramentas digitais e redes sociais, ao mesmo tempo em que melhora a segurança alimentar dos atendidos.
Para alcançar esses objetivos, o projeto é estruturado em três frentes principais: o primeiro objetivo é possibilitar o acesso a recursos de inclusão digital e tecnologia da informação; o segundo foca no aprimoramento da leitura e escrita através de aulas interativas e produções para a comunidade; e o terceiro objetivo oferece uma gama de atividades educativas e culturais, como oficinas de música, esportes, dança e arte, além de encontros com as famílias e a comunidade. Essas iniciativas visam fortalecer vínculos e promover o engajamento comunitário, buscando transformar a realidade dos jovens atendidos.
“Com o apoio da Fundação Abrinq é possível qualificar as atividades oferecidas às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento da Associação Criança Feliz, em especial nas oficinas de inclusão digital, oficina literária e educação complementar. Isso vem contribuindo para a melhora da leitura e escrita, do raciocínio lógico e do auxílio nas dificuldades escolares, além da oportunidade de ampliar a diversidade do cardápio, oferecido nos momentos de refeição, levando a uma melhora nutricional. Somos agradecidos por essa parceria que vem fazendo a diferença no dia a dia das crianças”, afirma Camila Henz, coordenadora da instituição.
CENTRO DE PROMOÇÃO DA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES [CEPROVI]
Local: São Luís - MA
Projeto: Ateliê da Leitura
Quantidade de beneficiários: 85 crianças e adolescentes de 4 a 18 anos
O Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes, localizado em São Luís – MA, desenvolve o projeto Ateliê da Leitura para atender uma comunidade vulnerável, onde muitas famílias vivem em situação de extrema pobreza e têm pouco acesso aos serviços da rede de proteção. A falta de vagas no ensino público regular é um problema constante, e mesmo quando essas vagas estão disponíveis, a qualidade pedagógica das escolas é frequentemente insuficiente. A combinação desses fatores, agravada pelo impacto da pandemia, resultou em casos graves de defasagem escolar entre crianças e adolescentes do município.
O projeto busca contribuir para a inclusão social das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, utilizando práticas educacionais que promovem o desenvolvimento da leitura e da linguagem matemática, além de democratizar o acesso aos livros. Entre as principais atividades esperadas durante o convênio da Fundação Abrinq, estão a construção de laboratórios de matemática e língua portuguesa, a realização de oficinas de aprendizagem lúdicas, estimulação à leitura na biblioteca comunitária e oficinas de recreação e jogos pedagógicos. Essas ações visam apoiar o processo de escolarização e fomentar o prazer pela leitura desde cedo.
Além disso, o projeto dedica-se à formação cidadã dos adolescentes, preparando-os para o ingresso no ensino superior em universidades públicas por meio de cursinho popular, que oferece disciplinas preparatórias, simulados, rodas de conversa, gincanas do saber e oficinas de projeto de vida. Para garantir a funcionalidade da biblioteca comunitária do CEPROVI, o projeto também pretende ampliar o acervo literário, promovendo empréstimos de livros para a comunidade e realização de oficinas de formação de mediadores de leitura, envolvendo familiares e a comunidade.
“Graças à Fundação Abrinq, conseguimos adquirir materiais didáticos de qualidade, o que tem feito uma enorme diferença no rendimento das crianças do projeto. O apoio tem ajudado elas a desenvolverem melhor a leitura e a escrita, habilidades essenciais para o sucesso em todas as disciplinas. Na matemática, tem permitido que elas compreendam e apliquem conceitos básicos com mais segurança e autonomia. O convênio também nos deu a oportunidade de criar um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado, onde cada criança é incentivada a superar suas dificuldades e a conquistar novas habilidades. Essa parceria tem sido um pilar importante para garantir que essas crianças tenham as ferramentas necessárias para um futuro mais promissor”, conta Rosiete Câmara, coordenadora da organização.
FUNDAÇÃO ACOLHER
Local: Ilha do Mosqueiro - PA
Projeto: Projeto ISCA
Quantidade de beneficiários: 100 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos
A Fundação Acolher, localizada na Ilha do Mosqueiro, no Pará, desenvolve o Projeto ISCA como resposta para os altos índices de trabalho infantil e violência doméstica e sexual na região, agravados pelo aumento do turismo em períodos de férias. A organização identificou que muitas crianças e muitos adolescentes atendidos apresentam graves dificuldades em português básico e raciocínio lógico, desafios que são intensificados pelos contextos familiares, onde a maioria das famílias não são letradas e têm problemas em auxiliar seus filhos no processo de aprendizagem. Diante desse cenário, a equipe da Fundação Acolher oferece suporte educacional de acordo com as defasagens identificadas.
O impacto esperado do Projeto ISCA é ampliar a carga horária de atendimento e qualificar o trabalho realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo é desenvolver dados mais detalhados sobre o público atendido para garantir os direitos de acesso à educação, saúde e lazer, visando o pleno desenvolvimento das famílias e preparando-as para o exercício da cidadania. Além disso, o projeto busca fortalecer os diálogos com as escolas e outros equipamentos da Rede de Proteção do município, promovendo um ambiente mais seguro e inclusivo para as crianças e os adolescentes.
As atividades do projeto são estruturadas em três objetivos principais. O primeiro é estimular o desenvolvimento dos atendidos por meio de atividades socioeducativas, incluindo oficinas esportivas de jiu-jitsu, capoeira, dança e outras modalidades, além de reforço escolar com foco em leitura e escrita e oficinas de artes cênicas que combinam teoria e prática. O segundo objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de reuniões mensais, palestras intersetoriais e visitas domiciliares. Por fim, o terceiro objetivo é promover o fortalecimento do território com a realização de eventos trimestrais que apresentam as oficinas e expõem as atividades desenvolvidas, envolvendo toda a comunidade e os equipamentos da Rede de Proteção em um espaço público.
“É tanta gratidão que fica difícil até de descrever o quanto ficamos felizes em relatar o crescimento do nosso trabalho desde o dia em que iniciamos a parceria com a Fundação Abrinq. Estar com a organização incentivando financeiramente as atividades do nosso projeto traz uma satisfação em fazer muito mais, pois sabemos que podemos contar com esse apoio no final de cada etapa. E isso é perceptível em cada movimento dos nossos alunos, no falar, na motivação, na participação”, relata Antônia Freitas, coordenadora da organização.
INSTITUTO RESTAURAR
Local: Manaus - AM
Projeto: Projeto Social Laços de Amor
Quantidade de beneficiários: 140 crianças e adolescentes de 5 a 18 anos
O Instituto Restaurar, em Manaus - AM, está à frente do Projeto Social Laços de Amor, uma iniciativa que surgiu em resposta aos desafios educacionais que se intensificaram durante a pandemia de COVID-19. A organização, que já atuava nos bairros Tarumã e Cidade Nova, percebeu um aumento nas dificuldades de letramento e interpretação de texto entre as crianças e os adolescentes atendidos. Embora o Núcleo de Empoderamento Familiar (NEF), no bairro Cidade Nova, já oferecesse apoio a várias faixas etárias, ele não atendia crianças de 7 a 12 anos. O projeto busca justamente preencher essa lacuna, focando na superação das defasagens educacionais e na prevenção da evasão escolar.
Com o Projeto Social Laços de Amor, a expectativa é expandir o atendimento no NEF e fortalecer os laços com as escolas do bairro Cidade Nova. A ampliação desse público exigirá um mapeamento detalhado das necessidades educacionais, permitindo a criação de diagnósticos precisos e planos de intervenção personalizados para cada criança. Além disso, o projeto visa aumentar a participação da comunidade por meio de eventos, seminários e campanhas, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos atendidos e promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz.
As ações do projeto são organizadas em três eixos principais. O primeiro envolve a realização de atividades socioeducativas para identificar e enfrentar as dificuldades de aprendizagem, com oficinas de letramento, dança, futebol e judô, além de atendimento psicológico individualizado. O segundo eixo foca na inclusão digital, oferecendo oficinas de informática básica em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). O terceiro eixo busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de palestras, rodas de conversa, atendimento psicossocial e visitas domiciliares, garantindo uma compreensão mais ampla das condições socioeconômicas das famílias atendidas e promovendo seu desenvolvimento integral.
INSTITUTO POLITRIZ
Local: Uberlândia - MG
Projeto: Projeto Reescrevendo Histórias
Quantidade de beneficiários: 300 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos
O Instituto Politriz, situado em Uberlândia – MG, desenvolve o Projeto Reescrevendo Histórias, que visa enfrentar desafios graves enfrentados pelas famílias atendidas. Essas famílias, em sua maioria, enfrentam problemas como violência doméstica, uso de substâncias psicoativas e baixa qualificação profissional, o que afeta diretamente seu poder aquisitivo. Além disso, a falta de acesso a uma educação de qualidade, cuidados de saúde adequados, segurança alimentar e espaços para atividades culturais, esportivas e de lazer agrava ainda mais a situação.
O impacto esperado do projeto é transformar a realidade de vida das crianças e dos adolescentes por meio de ações mobilizadoras e atividades socioeducativas, educativas e culturais. Essas atividades têm como objetivo desenvolver novas habilidades e competências, promovendo uma formação integral que abranja os aspectos social, humano, físico e intelectual dos participantes. O projeto busca usar a arte e a cultura como ferramentas para afastar os jovens de episódios de violência e envolvimento com a criminalidade, além de contribuir para a superação da vulnerabilidade social das famílias, sempre respeitando a dignidade e os direitos das crianças e dos adolescentes.
As atividades do projeto são divididas em três objetivos principais. O primeiro é despertar o interesse pela musicalização, oferecendo aulas práticas e interativas em oficinas de violão, violino, violoncelo e práticas de orquestra. O segundo objetivo é estimular o interesse pela dança, com aulas práticas de hip hop, sapateado e capoeira. O terceiro foco é despertar o interesse pela arte em geral, através de oficinas de artes circenses, artes visuais e oficinas temáticas que envolvem não só as crianças e os adolescentes, mas também suas famílias e grupos de mulheres. Essas atividades são parte de uma proposta pedagógica que valoriza o aprendizado social e cultural, preparando os jovens para conviver, ser, conhecer e fazer, de forma a colaborar na sua educação e formação integral.
“A parceria com a Fundação Abrinq vai além do apoio financeiro, pois abriu novos horizontes para a gestão do Instituto Politriz, que adotou outras abordagens e validou as estratégias já utilizadas, a fim de melhorar a qualidade do nosso trabalho. A parceria também nos ajudou a identificar novas oportunidades e a expandir nossa visão”, conta Ronaldo Sobrinho, colaborador do departamento financeiro da instituição.
Organizações que ainda receberão visitas
As organizações a seguir receberão visitas técnicas em outubro.
ASSOCIAÇÃO PROJETO CRESCER
Local: Lauro de Freitas - BA
Projeto: Crescendo Juntos: A educação além dos limites
Quantidade de beneficiários: 103 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos
A Associação Projeto Crescer fica localizada em Lauro de Freitas – BA, um município que apresenta desigualdade social com altas taxas de violência, média salarial das famílias abaixo da nacional e dificuldades na manutenção da qualidade pedagógica na educação pública. Em uma avaliação interna, a organização identificou que metade das crianças e dos adolescentes atendidos pela instituição apresentavam defasagens na aprendizagem, principalmente nas habilidades de leitura, escrita e concentração.
O projeto da Associação Projeto Crescer busca melhorar o desempenho pedagógico das crianças e dos adolescentes, além de fortalecer suas capacidades sociais, visando o desenvolvimento integral dos alunos. As iniciativas incluem a oficina Alfabetizando e Brincando, que busca utilizar recursos lúdicos como jogos, brincadeiras, músicas e atividades sensoriais para promover o contato e a prática da leitura e da escrita, potencializando o processo de aprendizagem. A organização também quer focar na melhoria das habilidades de leitura, incentivando o interesse por obras literárias brasileiras, com ênfase na cultura afro-brasileira e dos povos originários, por meio de atividades como contação de histórias e leitura de reportagens e materiais jornalísticos.
Além disso, o projeto inclui a oficina de desenvolvimento socioemocional, que pretende trabalhar com as crianças e os adolescentes temas relacionados à inteligência emocional, autoestima, comunicação e resolução de conflitos.
“Este apoio tem sido fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes que atendemos. Nestes meses, conseguimos colocar em prática diversas atividades pedagógicas e socioemocionais planejadas para o benefício dos nossos alunos. Além disso, o suporte oferecido pela Fundação Abrinq nos permitiu proporcionar uma alimentação adequada e garantir que as crianças pudessem participar de visitas a espaços educativos enriquecedores. Este apoio não só fortalece nossa missão de transformar vidas, mas também renova nossa esperança e nosso compromisso em oferecer um futuro melhor para essas crianças e esses adolescentes”, afirma Ariane Oliveira, coordenadora da associação.
INSTITUTO JOINVILLENSE DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA
Local: Joinville - SC
Projeto: Geração 2030
Quantidade de beneficiários: 235 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos
O Instituto Joinvillense de Educação e Assistência, localizado em Joinville – SC, realiza o Projeto Geração 2030, voltado para enfrentar os desafios educacionais em áreas vulneráveis do município. Embora Joinville seja uma cidade desenvolvida, os adolescentes de regiões mais vulneráveis têm enfrentado baixos índices escolares, resultando em dificuldades significativas no avanço do processo de aprendizagem. O projeto busca reverter esse cenário, oferecendo suporte para que as crianças e os adolescentes atendidos pela organização possam melhorar seu desempenho escolar e desenvolver suas habilidades de forma mais eficaz.
A iniciativa tem como impacto esperado o aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem, com o objetivo de proporcionar um ambiente educacional mais produtivo e inclusivo. Para alcançar esse objetivo, o projeto foca em três eixos principais. O primeiro é a construção de um ambiente que favoreça a formação social e o fortalecimento dos vínculos entre os atendidos e suas famílias, por meio de visitas domiciliares, atendimento psicossocial e atividades em grupo. Essas ações são fundamentais para criar uma base sólida de apoio familiar e comunitário, essencial para o sucesso educacional dos adolescentes.
Além disso, o projeto promove ações artísticas e culturais que incentivam os adolescentes a desenvolverem interesse pela arte e a trabalhar em equipe, através de oficinas de psicomotricidade, dança, esportes e musicalização. O terceiro eixo do projeto é o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e profissionais, com foco na inclusão digital. As oficinas oferecem capacitação em editoração de texto, planilhas eletrônicas e softwares, além de preparar os adolescentes para o mercado de trabalho através de oficinas de projeto de vida e comunicação. O instituto também articula parcerias para garantir vagas de Jovem Aprendiz, proporcionando uma transição mais suave para a vida profissional.
“Desde o início, a parceria só tem potencializado nossa missão de quebra de ciclos de vulnerabilidade em adolescentes que residem aqui em Joinville e região. Os benefícios vão desde a alimentação com ainda mais riqueza nutricional, melhora nos recursos humanos e o impacto positivo no atendimento em assistência social com disposição de mais visitas para as famílias de nossos educandos”, conta Zoraia Armindo, captadora de recursos do instituto.
SAMARITANO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Local: Arujá - SP
Projeto: Aprendendo com a educação ambiental
Quantidade de beneficiários: 140 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos
A organização Samaritano São Francisco de Assis, localizada em Arujá – SP, desenvolve o projeto Aprendendo com a Educação Ambiental, que surgiu a partir da necessidade identificada de trabalhar a temática da educação ambiental com os pequenos em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidos pela organização. A ideia é integrar a educação ambiental no cotidiano dos participantes, promovendo uma relação mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente.
O impacto esperado do projeto é que os jovens desenvolvam uma consciência social e ambiental, aprendendo a cultivar um relacionamento sustentável com a natureza. Para alcançar esse objetivo, o projeto é estruturado em três pilares principais.
O primeiro objetivo é oferecer ações educativas que ajudem a reduzir a degradação ambiental, incluindo atividades focadas na legislação ambiental brasileira, conscientização ecológica e práticas de sustentabilidade. O segundo objetivo é promover a criação de um ambiente autossustentável, abordando a economia sustentável e oferecendo oficinas de produção com materiais recicláveis.
O terceiro objetivo visa fortalecer a integração dos jovens com o convívio social, cultural e socioambiental. Isso é feito por meio de parcerias com a comunidade, rodas de conversa, saídas culturais, momentos de troca com os moradores locais e iniciativas que incentivam a diversidade e a inclusão.
“Receber apoio da Fundação Abrinq tem sido motivador, pois um projeto que proporciona o desenvolvimento e acolhimento para crianças e adolescentes é um investimento! E a Fundação Abrinq tem nos auxiliado nesse processo. Direcionamento e suporte não nos faltam. Seguimos com bastante expectativa para tudo que ainda vai ser construído”, afirma Letícia Mazurkiewicz de Assis, coordenadora da organização.
Fonte: Fundação Abrinq