Notícias das Associadas
Obras da Editora FEALQ, direcionadas à divulgação da ciência junto ao público infantil, são destaque no boletim da Academia Brasileira de Pediatria
- Detalhes
- Criado em 19/05/2025

Foto: Divulgação/Fealq
Três obras da Editora Fealq voltadas à divulgação científica para o público infantil ganharam destaque no boletim de Abril da Academia Brasileira de Pediatria, distribuído digitalmente para cerca de 15 mil pediatras em todo o país. Os títulos destacados foram “Jataí e Miçu – As aventuras das abelhas amigas”, “As Árvores e seus Amigos” e “A Incrível Vida no Solo”, todos voltados para a popularização da ciência de forma lúdica e educativa entre as crianças.
O interesse partiu dos próprios médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, com destaque para os pediatras Dr. Clóvis Artur Almeida de Silva e Dra. Magda Maria Sales Carneiro Sampaio, que procuraram a ilustradora Patrícia Milano para conhecer melhor o projeto.
“Jataí e Miçu – As aventuras das abelhas amigas“, escrito por Patrícia Milano, Valter José Almeida e Francisco Correa Bueno, narra a história de duas abelhinhas sem ferrão que, com a ajuda de suas irmãs e de duas crianças, enfrentam perigos como aranhas e louva-a-deus, além de aprenderem a lidar com uma nova realidade física. A obra transmite mensagens de empatia, superação e trabalho em equipe.
A segunda obra, “As Árvores e seus Amigos“, escrita por María Magdalena Vázquez González e Gilberto José de Moraes, e ilustrações de Patrícia Milano, dá continuidade ao trabalho iniciado em “A Incrível Vida no Solo”. Na nova história, os personagens se reencontram para conversar sobre o papel de diversos seres vivos no equilíbrio do meio ambiente. Com uma linguagem acessível e ilustrações que despertam o interesse infantil, o livro explora a complexa rede de vida que se forma ao redor de uma árvore.
Já “A Incrível Vida no Solo“, também de autoria de María Magdalena Vázquez González e Gilberto José de Moraes, com ilustrações de Patrícia Milano, apresenta a diversidade de seres vivos que habitam o solo, como minhocas, formigas, larvas e escorpiões. A obra combina um passeio lúdico de crianças pelo campo com informações didáticas sobre a fauna do solo, incluindo alertas sobre riscos como picadas de escorpiões e a transmissão da febre maculosa por carrapatos.
As três publicações reafirmam o compromisso da Editora Fealq em levar conhecimento científico para o público infantil, de forma acessível e encantadora, despertando o interesse de uma nova geração pela ciência e pelo cuidado com a natureza.
Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz – FEALQ

