Notícias da APF
Secretário de Desenvolvimento Social participa do 9º Encontro Paulista de Fundações
- Detalhes
- Criado em 03/09/2015

Na manhã desta quarta-feira (02), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participou da abertura do 9º Encontro Paulista de Fundações. Realizado pela Associação Paulista de Fundações (APF) no Espaço Sociocultural CIEE, o evento reuniu representantes de todos os segmentos para discutir os “30 anos de Democracia – As novas demandas sociais e sua relação com o 3º setor”.
Questões tributárias sobre investimentos sociais em tempos de crise, a percepção dos brasileiros quanto à atuação e importância das fundações e associações e o novo marco regulatório sobre a relação entre o Poder Público e as entidades do Terceiro Setor, foram os principais temas tratados durante o Encontro.
Segundo a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, o tema escolhido para 2015 deu a exata dimensão dos desafios que o setor tem pela frente. “Três décadas depois de reconquistarmos os direitos políticos e a plena cidadania, está na hora de avançarmos para uma sociedade que pensa mais em crescimento econômico sustentável e justiça social. Momento de crise, como o que passamos agora, aumenta ainda mais essa necessidade. Nesse sentido, o trabalho das Fundações e Organizações da Sociedade Civil, dedicadas ao bem comum, são fundamentais”, disse.
O secretário Floriano parabenizou a APF pela promoção do evento e por trazer temas tão importantes para discussão, principalmente em uma época de profundas transformações no País. Ele falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), instituído há dez anos e que trouxe grandes avanços para a área com uma política mais articulada, regrada e com fontes de financiamento mais transparentes. Ele também comentou sobre a implantação da maior rede de Proteção Social na cidade de São Paulo, realizada em sua gestão como secretário municipal, que ampliou os convênios com o 3º setor e proporcionou a maior oferta de serviço público não-governamental no Brasil. “São exemplos que mostram como o governador Geraldo Alckmin entende o 3º setor: verdadeiros parceiros no trabalho pelo desenvolvimento social”, afirmou.
O evento apresentou quatro painéis de debate, além da entrega do Prêmio Pedro Kassab (PPK) deste ano, que reconhece as melhores iniciativas ligadas à defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum. A edição 2015 premiou o professor doutor Fernando Henrique Cardoso na categoria Pessoa Física, e a Fundação Antonio Prudente (A.C. Camargo Câncer Center), na categoria Pessoa Jurídica.



Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social