Outras Notícias

Receita Federal incentiva a destinação do Imposto de Renda para causas sociais

not 20 04 2021 5

A Receita Federal tem feito campanha de esclarecimento da população sobre a possibilidade da destinação do imposto de renda para os fundos de direitos da pessoa idosa e aos fundos de direitos da criança e do adolescente.

Segue abaixo o texto da receita:

A Receita Federal está incentivando a destinação de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 aos fundos de direitos da pessoa idosa e aos fundos de direitos da criança e do adolescente. A legislação tributária permite que até 3% do imposto devido seja destinado a cada um desses fundos, o que perfaz um total de até 6% de destinações que podem ser feitas na própria Declaração de Ajuste Anual.

O contribuinte, ao optar por esse gesto de solidariedade, não terá acréscimo ao total de imposto a pagar e também não reduzirá eventual imposto a restituir. Em outras palavras, a parcela doada será subtraída do eventual saldo de imposto de renda a pagar e, caso haja saldo do imposto de renda a restituir, a esse será acrescido o valor destinado aos fundos. Para a destinação se efetivar, o contribuinte deve fazer o(s) recolhimento(s) do(s) DARF(s) respectivo(s) até o final do prazo de entrega da DIRPF 2021!

A seguir, disponibilizamos materiais que podem ser utilizados pela imprensa para colaborar na conscientização da população sobre o tema, incentivando as destinações de parte do Imposto de Renda que, por meio dos conselhos de direitos, serão aplicadas em projetos aprovados e apresentados por entidades sociais do estado e/ou de municípios:

Áudio de 33 segundos , veiculando a campanha destinação, disponível aqui.
Folder com passo a passo para destinar parte do IRPF aos fundos de direitos: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/educacao-fiscal/educacao-fiscal/projeto-destinacao/arquivos-e-imagens/folder_destinacao_irpf2020.pdf
Vídeo de 1min11ss com o passo a passo da destinação: https://www.youtube.com/watch?v=UZfFgAsPNFs

Fonte: ABCR