PALESTRANTES CONFIRMADOS


ANA VALÉRIA ARAÚJO

Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos em São Paulo
Coordenadora Executiva

1º painel: “Dilemas e desafios do desenvolvimento brasileiro”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Direito Internacional – ênfase em Direitos Humanos – pelo Washington College of Law, da American University (Washington, D.C.), com formação complementar em Direito Internacional Público pela Academia de Direito Internacional de Haia (Holanda). Especializada em Direitos Indígenas e em Defesa dos Direitos Socioambientais, atuou por mais de 20 anos, especialmente junto ao Terceiro Setor, dentro e fora do Brasil. Foi advogada do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI), em Brasília, e coordenadora do Programa Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), São Paulo/Brasília, organização da qual é sócia fundadora e integrante do Conselho Diretor. De 2002 a 2004, foi diretora executiva da Rainforest Foundation US, em Nova York (EUA). Em 1999, recebeu o prêmio Latin American Leaders for the New Millennium, conferido pela revista Time/CNN Network, na categoria ambientalista. É autora de vários artigos e livros. Coordenadora executiva da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos em São Paulo desde 2006.

ANTONIO JACINTO MATIAS

Fundação Itaú Social
Vice-presidente

2º painel: “A importância do Terceiro Setor para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da democracia”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Administração pela FGV-Eaesp. Diretor executivo e membro do Conselho do Instituto Itaú Cultural e presidente dos Conselhos Consultivos do Fundo Itaú de Excelência Social (Fies) e dos Fundos Itaú Ecomudança. Fundador e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Integra o Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho, Conselhos de Administração do Instituto Natura e Instituto Unibanco, Conselho Consultivo do Programa Educação – Compromisso de São Paulo, Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FGV-Eaesp, Conselho Consultivo do Instituto Akatu e Comitê de Ética do Instituto Ethos. É também membro do Conselho de Associados da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Moderna (MAM) e da Academia Brasileira de Marketing. Membro do Comitê Executivo e vice-presidente sênior do Itaú até 2009 e vice-presidente da Febraban, presidiu e participou de diferentes conselhos e comitês, no Brasil e no exterior. Atualmente concentra suas atividades no Terceiro Setor, com foco em educação, e atua como consultor, desenvolvendo projetos e assessoria nas áreas de cultura organizacional, governança, estratégia, branding e sustentabilidade.

DENIS MIZNE

Fundação Lemann
Diretor Executivo

2º painel: “A importância do Terceiro Setor para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da democracia”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), foi visiting scholar do programa Human Rights Advocates na Universidade de Columbia (1999) e é Yale World Fellow (2007). Mizne é um Ashoka Fellow e recebeu o Prêmio Líder Social do Ano do Instituto Ethos (2002), o Prêmio Unesco/Viva Rio de Direitos Humanos (2005), o Prêmio Trip Transformadores (2008) e o Gus Hart Fellowship do Chicago Council on Global Affairs (2012). Diretor executivo da Fundação Lemann, organização fundada por Jorge Paulo Lemann para contribuir para o avanço da educação brasileira. Foi o fundador e diretor executivo do Instituto Sou da Paz, principal organização não governamental brasileira da área de prevenção de violência e segurança pública.

EDUARDO PANNUNZIO

Fundação Getulio Vargas
Pesquisador do CPJA - Direito

3º painel: “Inovação social e desenvolvimento - casos exemplares”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2012), mestre (LL.M.) pela Universidade de Essex, Reino Unido (2002), e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado, foi coordenador do programa Marco Legal e Políticas Públicas do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (2005-2008). Atualmente, é também pesquisador pleno do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da FGV, onde coordena a linha de pesquisa Estado de Direito e Sociedade Civil.

ISABELLA VIEIRA MACHADO HENRIQUES

Instituto Alana
Diretora

3º painel: “Inovação social e desenvolvimento - casos exemplares”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

É advogada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez mestrado em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos. É diretora do Instituto Alana nas áreas de defesa e futuro. Além da representação institucional, na área de defesa faz a coordenação geral do projeto Criança e Consumo desde 2006, tendo participado de sua criação e implementação. Na área de futuro, é responsável pela gestão da coordenação dos projetos Negócio de Impacto Social, Satisfeito e Síndrome de Down. Tem vasta experiência na área de contencioso civil, especialmente em litígios que envolvem direito do consumidor, tendo trabalhado em grandes escritórios de advocacia de São Paulo. É autora do livro “Publicidade abusiva dirigida às crianças” e autora de diversos artigos sobre temas ligados à infância, consumo e publicidade.

JORGE ALFREDO STREIT

Fundação Banco do Brasil
Presidente

3º painel: “Inovação social e desenvolvimento - casos exemplares”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Funcionário de carreira do Banco do Brasil. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP) e mestrado em Gestão Social e Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Participou ativamente de movimentos sociais e políticos em Rondônia. Lotado na Fundação Banco do Brasil desde 2003 e presidente desde 2010.

JOSÉ REINALDO DE LIMA LOPES

Universidade de São Paulo (USP)
Professor Doutor

1º painel: “Dilemas e desafios do desenvolvimento brasileiro”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo e diretor do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA). Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, São Diego (1995), e livre-docente pela Universidade de São Paulo (2003). Graduação em Direito (1975) e Letras (Português, Inglês e Alemão -1978) pela Universidade de São Paulo, além de Teologia (1986). É professor associado da Universidade de São Paulo e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Foi professor visitante da Universidade Nacional da Colômbia e da Universidade de Munique (Cátedra Rio Branco), bem como visiting scholar na Universidade de Roma (La Sapienza) e na Maurer School of Law (Indiana University). É autor de vasta bibliografia técnico-científica na área de direito, com obras como “Direitos sociais (teoria e prática)”, “O direito na história”, “As palavras e a lei” e “O oráculo de delfos: o Conselho de Estado no Brasil Império”, além de organizador de “Supremo Tribunal de Justiça (182801889)” e “Curso de história do direito”, esta última vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro jurídico em 2006. Por sua contribuição acadêmica, recebeu em 2010 a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Possui experiência na área de direito, com ênfase em história e teoria do direito, bem como direito do consumidor e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça, raciocínio jurídico, história e direitos de reconhecimento. No CPJA, atua na supervisão das pesquisas em andamento.

LUIZ HENRIQUE DA SILVA CORDEIRO

Fundação Roberto Marinho
Gestor

3º painel: “Inovação social e desenvolvimento - casos exemplares”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Economista pós-graduado em Administração Financeira pela FGV, com MBA em Marketing pelo Coppead-UFRJ e especialização em Gestão Financeira pela Universidade de Columbia. Durante 17 anos, atuou na iniciativa privada em empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de engenharia, químico-farmacêutico e de bebidas. Há 14 anos iniciou suas atividades no Terceiro Setor, ao ingressar na Fundação Roberto Marinho, onde é procurador e o gestor responsável pela área de administração e finanças.

MARCELLA MONTEIRO DE BARROS COELHO

Instituto Empreender Endeavor
Coordenadora

1º painel: “Dilemas e desafios do desenvolvimento brasileiro”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Escolhida como shaper de São Paulo pelo Fórum Econômico de Davos, atua em diversos movimentos ligados à cidadania, como Eu Voto Distrital, Movimento Oásis Santa Catarina, The Elders e Rede de Transformação Pública. Diretora do Comitê de Responsabilidade Social de Jovens da Fiesp e membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos e do Conselho do Instituto Brasis. Formada em Direito pelo Mackenzie, é advogada da área de Terceiro Setor, responsabilidade social e cultura e passou por grandes escritórios, como Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Busca aliar carreira profissional a missão de vida. Atualmente trabalha no Instituto Empreender Endeavor, como coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo, maior movimento do mundo relacionado ao tema.

MARCELO COUTINHO

Terra Networks
Diretor Global de Inteligência de Mercado

Debate: “O impacto das tecnologias digitais nas organizações da sociedade civil”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Diretor global de inteligência de mercado do Terra e professor de Comunicação e Estratégia na Fundação Getulio Vargas. Ocupou diversos cargos em empresas do Grupo Ibope (diretor executivo, diretor de análise de mercado, diretor de marketing e serviços para a América Latina), foi pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia da Informação da Universidade de Harvard, diretor de pesquisa do Zoom Media Group (EUA), gerente de marketing e editor assistente de economia internacional na Agência Estado. Apresentou dezenas de palestras sobre marketing, internet e comunicação no Brasil e no exterior, inclusive no Festival de Publicidade de Cannes e no Congresso Mundial de Pesquisa de Opinião Pública, e é autor de inúmeros artigos sobre o tema, incluindo os capítulos sobre o Brasil na primeira e na segunda edição do Global Information Technology Report, publicado pelo World Economic Forum, e dos primeiros trabalhos publicados em nosso país sobre o uso de redes sociais digitais na política e na pesquisa de mercado. Marcelo é doutor em Sociologia e bacharel em Publicidade pela Universidade de São Paulo, bacharel em Administração pela Fundação Getulio Vargas, integrante do Conselho Editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep) e do Comitê Técnico de Mídia do Cenp.

MAURICIO TURRA

Yunus ESPM Social Business Centre
Professor e Coordenador

2º painel: “A importância do Terceiro Setor para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da democracia”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Docente de Marketing e Responsabilidade Social Empresarial na graduação e no MBA da ESPM. Coordenador do Yunus ESPM Social Business Centre. Pesquisador da área de responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável, tendo como foco a incorporação da responsabilidade social corporativa na gestão empresarial. Consultor do Uniethos e do Gife. Coordenou a elaboração dos indicadores de sustentabilidade para agências de comunicação da Abap.

RUBENS RICUPERO

Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap)
Diretor

Encerramento

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Foi diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de ministro da Fazenda do Brasil, cabendo-lhe nessas últimas funções lançar a nova moeda brasileira, o real, em 1994. Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, dirigiu como secretário-geral a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. Atualmente é diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo. É autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico, comércio mundial, história internacional.

SÓSTENES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA

Fundação Gol de Letra
Diretor-geral

3º painel: “Inovação social e desenvolvimento - casos exemplares”

[+ info]
[- info]

Breve Currículo

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Foi Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Carlos, assessor de projetos na Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho – Unitrabalho e professor universitário do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Possui larga experiência em administração e finanças, gestão e desenvolvimento de projetos sociais e culturais, captação de recursos e relacionamento com o poder público, empresas privadas, parceiros e financiadores. Diretor-geral da Fundação Gol de Letra, organização não governamental que desenvolve e dissemina práticas e saberes educativos para crianças, adolescentes e jovens, exercendo essa função há 11 anos.

Local

Espaço Sociocultural CIEE
Rua Tabapuã, 445
São Paulo - SP - Brasil
[Ver mapa]

Data

13 de setembro de 2013,
das 8h30 às 16h30

Contato

Tel.: +55 11 3237-3193
apf@apf.org.br