CRC e APF realizam Painel Interativo "Prestação de Contas das Fundações - SICAP 2021"


"Prestação de Contas das Fundações - SICAP 2021"

not 08 07 2021 4

O CRCSP, com o apoio da Associação Paulista de Fundações (APF), promoveu no dia 2 de julho o "Painel Interativo: Prestação de Contas das Fundações - SICAP - Sistema de Cadastro de Prestação de Contas (2021)".

Mantendo a série anual de ações formativas que já acumula a realização de mais de 20 eventos conjuntos desde 2005, desta vez a atividade ocorreu ao vivo e contou com a transmissão pelo canal do CRC no Youtube. As boas vindas ficaram a cargo do Presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, seguido pela Presidente da Associação Paulista de Fundações, Dora Silvia Cunha Bueno, que enfatizaram a longevidade da cooperação entre ambas as instituições.

not 08 07 2021 7

O painel, apresentado pelos especialistas Prof. Dr. Eduardo Marcondes Filinto da Silva e Flávio Nishimura, responsáveis pelo Centro de Pesquisas Fundata, da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, contou com a mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e da assessora de Desenvolvimento Institucional da APF, Daniela Sinhorini de Moura.

not 08 07 2021 6

Com a participação de mais de 300 profissionais da contabilidade integrantes do programa de desenvolvimento profissional, além de técnicos e gestores de Fundações de diversas localidades, o painel trouxe atualidades relacionadas ao processo anual de prestação de contas ao Ministério Público, cujo envio é todo realizado eletronicamente por meio do SICAP.

not 08 07 2021 5

Para Dora Silvia Cunha Bueno, "a difusão de conteúdos e promoção de qualificação aos profissionais no painel representa a oportunidade de interação para trocas de experiência entre os agentes comprometidos com a transparência e a conformidade da consecução dos objetivos das Fundações". Também foi ressaltado pela Presidente o compromisso da APF com a representatividade do setor Fundacional, "sobretudo neste momento em que se demandam contribuições relevantes e garantias de condições para o alcance dos objetivos de interesse público".