Prêmio APF Inspiradores - Pedro Kassab - Vencedores e Finalistas 2023

Prêmio APF Inspiradores - Pedro Kassab - Vencedores e Finalistas 2023

Categoria PESSOA FÍSICA



 Adriana Barbosa VENCEDORA
Adriana Barbosa


Adriana Barbosa é a fundadora da Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Ela é também a CEO do PretaHub, uma plataforma de apoio a empreendedores negros. Barbosa é uma voz importante no movimento negro brasileiro e tem sido reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Em 2017, ela foi homenageada como uma das 51 mulheres negras mais influentes do mundo pelo Mipad, e em 2020 foi nomeada uma das Inovadoras Sociais do Ano pelo Fórum Econômico Mundial.

A Feira Preta foi fundada em 2003 por Barbosa com o objetivo de promover a cultura e o empreendedorismo negro no Brasil. O evento acontece anualmente em São Paulo e reúne milhares de pessoas para celebrar a cultura negra brasileira. A Feira Preta também conta com uma série de atividades culturais, como shows, palestras, oficinas e workshops.

O PretaHub é uma plataforma de apoio a empreendedores negros que foi fundada por Barbosa em 2015. O PretaHub oferece uma série de serviços para empreendedores negros, como mentoria, treinamento e financiamento. Barbosa acredita que o PretaHub pode ajudar a criar uma nova geração de empreendedores negros bem-sucedidos no Brasil.

Barbosa é uma voz importante no movimento negro brasileiro e tem sido reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Ela é uma inspiração para muitos empreendedores negros e está ajudando a mudar a cara do empreendedorismo no Brasil.
 Dra. Ema Ely Salomão Bonetti FINALISTA
Dra. Ema Ely Salomão Bonetti


Ema Ely Salomão Bonetti nasceu e cresceu em Lorena/SP, em 9 de dezembro de 1941. Filha de Bichara José Salomão e Fádua Salomão, teve quatro irmãos: Evelyn, Luiz, Eliane e Jorge. Seu pai foi vereador em vários mandatos e presidente da Câmara Municipal. Suas origens são de terras distantes: do Líbano vieram os avós maternos e o avô paterno, a avó paterna era guaianás, da Serra da Mantiqueira.

Fez seus estudos em instituições públicas. Em 1959, foi para o Rio de Janeiro cursar o 3o científico para ingressar na Faculdade, o que aconteceu em 1960, na Faculdade Federal de Medicina do Rio de Janeiro, se formando em 1966.

Fez Pós-Graduação em Anestesiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Cardiologia, Medicina e Segurança do Trabalho e Perícias Médicas. Foi Diretora do Pronto-Socorro da Santa Casa de Lorena, Chefe de Departamento de Cardiologia, Terapia Intensiva e Diretora Clinica da Santa Casa de Misericórdia de Lorena.

Exerceu a medicina até 2017, ao longo de 51 anos, quando então resolveu dedicar-se a deixar um legado para a comunidade, que era o ideal dela e do marido, Edoardo Bonetti.

Assim, foi criado o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb), em São José dos Campos, um núcleo de atividades destinadas à promoção da arte, cultura, saúde, inclusão social, boas práticas socioambientais e preservação do meio ambiente, além de pesquisas científicas e difusão de conhecimento.

Em pouco tempo o Caeb se tornou referência no Vale de Paraíba na promoção de encontros com pesquisadores, na realização de concertos com artistas renomados e na mobilização da comunidade em torno da arte, da cultura, da saúde e de novas práticas socioambientais.

Site: caebsjc.com
Youtube: youtube.com/c/CAEBSJC
 Rodrigo Dib FINALISTA
Rodrigo Dib


Atual Superintendente Institucional do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola (https://portal.ciee.org.br/), maior ONG da América Latina no tema inclusão de jovens no mundo do trabalho (mais de 6 milhões de jovens já incluídos no mundo do trabalho).

Rodrigo é especialista em empregabilidade na Rede Globo de Televisão, construindo pautas que valorizam as oportunidades aos jovens no mundo do trabalho, bem como apresentando e comentando ao vivo nos programas da emissora assuntos diversos sobre o tema.

Foi cofundador da Galena - Edupass (https://galena.com/), edtech fundada em 2020, hoje maior plataforma de benefícios educacionais do Brasil para empresas, sendo o responsável pela criação das áreas de negócio, marketing e empregabilidade de jovens.

Foi CEO do Instituto PROA, organização do terceiro setor referência na formação e inclusão de jovens da rede pública no mercado de trabalho (https://www.proa.org.br/) de 2016 a 2020, onde capitaneou a revolução cultural, digital e o crescimento exponencial da organização, na construção das bases para que a organização estivesse preparada para formar 400 mil jovens através de novos projetos.

Destacam-se no PROA, entre outras ações por ele criadas, o Projeto da Escola ProTrabalho – formação de jovens para o mercado de trabalho dentro de Escolas Públicas, em parceria com a rede estadual de Educação do Estado de São Paulo; Projeto PROPROFISSÃO – formação e empregabilidade de jovens em tecnologia PROA no Jornal Nacional (17/08/2018); Projeto Sistema de Ensino PROA – construção de metodologia de formação comportamental voltada ao mercado de trabalho e projeto de vida, com posterior formação e distribuição de livros didáticos para alunos e professores de toda rede pública de Ensino do Estado de São Paulo em 2019 (Parceria desenvolvida com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, tornando a metodologia de formação comportamental do PROA presente em todos os 3os anos do Ensino Médio Público e capacitando todos os professores do Centro); Projeto Plataforma PROA – idealização, obtenção dos recursos necessários e início do processo de construção de plataforma de formação de jovens para o mercado de trabalho em larga escala e o Game PROACOINS, experiência gameficada de acesso cultural atrelada a benefícios educacionais a jovens da rede pública PROACOINS no Jornal Nacional (30/09/2019).

Foi executivo por mais de 13 anos do Instituto Ayrton Senna. (https://institutoayrtonsenna.org.br/).

Rodrigo tem experiência de mais de 25 anos na construção de projetos de largo impacto relacionados à empregabilidade de jovens de baixa renda.

É bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Terceiro Setor, Branding/Marketing (HSM Educação e Grupo Troiano de Branding) e pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) – GVLaw em Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento;

É vice-presidente voluntário do Esporte Clube Sírio em São Paulo, associação sócio-esportiva fundada em 1917.

É membro e conselheiro voluntário de diversas organizações do terceiro setor e startups, bem como mentor de jovens.



Categoria PESSOA JURÍDICA



Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural

 
Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural
VENCEDOR
Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural


Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos que desenvolve projetos artísticos, sociais e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O Instituto tem como objetivo promover a inclusão desenvolvendo instrumentos para acompanhar processos de Cidadania oriunda de Políticas Públicas, e romper a barreira do preconceito, por acreditar que todos são capazes de, ao estabelecer o contato com a arte e o esporte, expor aquilo que nos torna únicos e especiais: a individualidade.

Por meio do estímulo à pesquisa e ao conhecimento, os projetos desenvolvidos pelo IOK também se ampliaram, e a instituição foi responsável pela criação do primeiro concurso público para pessoas com deficiência. As ações do Instituto já beneficiaram cerca de 5 mil participantes ao longo dos últimos quinze anos. Muitas pessoas tiveram suas histórias transformadas e o seu potencial revelado e o Instituto não parou na pandemia, quando as oficinas foram realizadas online.

Nas oficinas de esportes, os principais objetivos são o incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria na qualidade de vida.

As oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística do Brasil, incentivar o exercício da arte e ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes.

A parte científica envolve pesquisas que dão instrumentos para que gestores públicos tenham melhores condições de pensar em políticas públicas.

Seguindo uma linha que amplia sua atuação, valoriza a pesquisa científica e estimula o conhecimento, o IOK também foi a primeira instituição a lançar uma ferramenta (reconhecida pelo Inmetro e pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos) que tem como objetivo mensurar o aspecto social presente na sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que busca implementar práticas de governança corporativa mais humanizadas em empresas, instituições e demais locais de trabalho.

Site: institutoolgakos.org.br
Fundação Zoofoz

 
Fundação Zoofoz
FINALISTA
Fundação Zoofoz

Fundada em 2018, o Zoofoz é uma organização sem fins lucrativos que atua nas áreas de Educação Ambiental e Terapia Assistida por Animais, com equipe formada por profissionais e voluntários. É um centro de integração entre pessoas e animais, onde se aprende mais sobre o amor, respeito e a diversidade.

Parte das ações e projetos do ZooFoz contribuem no tratamento de crianças e jovens especiais através da zooterapia, técnica que ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo.

A Fundação leva os animais para as instituições para atendimento auxiliar no tratamento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente atende em torno de 400 pessoas por mês gratuitamente. Os recursos são provenientes de doações, apadrinhamentos e de contribuições voluntárias advindas da Educação Ambiental. A equipe de profissionais é treinada para o atendimento das crianças e jovens das instituições auxiliando-os a viver melhor e com mais qualidade de vida, utilizando os benefícios da interação humano-animais.

O Zoofoz acredita que a socialização com os animais tem um forte poder educacional, melhora o desenvolvimento sensorial, social e psicológico, beneficiando o aumento da afetividade e sociabilidade.

Site: zoofoz.com.br
Habitat para a Humanidade Brasil

 
Habitat para a Humanidade Brasil
FINALISTA
Habitat para a Humanidade Brasil

Acreditamos que a moradia é um direito constitucional e fator fundamental para o desenvolvimento das famílias e comunidades.

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver.

Presente em mais de 70 países, a organização promove incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento. Em suas ações, a Habitat Brasil busca fortalecer o empreendedorismo local, as organizações comunitárias de base, os movimentos sociais, as famílias beneficiadas, bem como outras entidades da sociedade civil e negócios sociais de impacto.

Fundada nos Estados Unidos em 1976, a organização faz parte da rede internacional Habitat for Humanity, que já beneficiou mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, a Habitat para a Humanidade já desenvolveu projetos em 24 estados brasileiros, transformando a vida de mais de 238 mil pessoas.

A Habitat Brasil busca construir uma sociedade sustentável, impactando comunidades, setores e a sociedade como um todo. Nesses 30 anos foram:
+238 mil pessoas beneficiadas
+3 mil voluntários mobilizados
+700 cisternas construídas
+7 mil casas construídas
+2 mil casas reformadas
+291 comunidades impactadas, em 62 cidades e 24 estados

A Habitat Brasil atua no estado de São Paulo desde 2014, em diversos projetos e diferentes comunidades e cidades. São atendidas famílias com renda familiar de, no máximo, 2 salários mínimos e a seleção das famílias é feita por critérios de precariedade da residência e vulnerabilidade social e com prioridade para as que têm mulheres como chefes de família, que possuam crianças, idosos, pessoas com deficiência e/ou doenças crônicas.

Site: habitatbrasil.org.br