Conheça Débora Garofalo, classificada entre os 10 melhores professores do mundo e finalista do Prêmio APF Inspiradores - PPK de 2021


Débora Garofalo

Foto: Divulgação


Débora é formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp e mestre em Educação pela PUC-SP. Tem experiência de 17 anos na rede pública de São Paulo, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, Médio e em Educação para Jovens e Adultos. Também é professora universitária convidada da USP.

Foi coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo da Secretaria da Educação de São Paulo – SEDUC-SP. Atualmente, é palestrante em eventos nacionais e internacionais e consultora de Educação em empresas do terceiro setor, além de coautora de livros como “Educação 4.0” (Editora Positivo) e “Transformações da Escola e do Cenário Educacional” (Editora Alínea).

Débora Garofalo é inspiração para educadores de todo o Brasil, principalmente entre os que atuam na rede pública. Ela desenvolveu o projeto Robótica com Sucata, estruturado para transformar a vida de crianças e jovens da periferia de São Paulo e que se tornou uma política pública estadual do Estado de São Paulo. Atualmente, a ação envolve 3.5 milhões de estudantes.

O Robótica com Sucata incentiva a aprendizagem do aluno pela criatividade e o estimula a propor soluções locais à comunidade, como a retirada de lixo das ruas de São Paulo, que se transforma em protótipos com funcionalidades específicas, estimulando a responsabilidade social e o pensamento científico. O projeto propõe a construção de carrinhos motorizados, robôs pessoais com placas programáveis como arduinos e microbit, máquina de refrigerante, aspirador de pó, entre outros.

Pelo trabalho desenvolvido na educação pública recebeu diversos prêmios, entre eles: 1º Lugar no V Prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de São Paulo 2017, vencedora na temática Especial Prêmio Professores do Brasil 2018, vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019 e medalha dos pacificadores da ONU.

Em 2019, foi a primeira mulher brasileira e a primeira sul-americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, portanto classificando Débora uma das 10 melhores professoras do mundo.

Em 2022, recebeu a Medalha MMDC Caetano de Campos, homenagem atribuída pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo àqueles que contribuem decisivamente em favor da educação no Estado. Uma honraria tão grande quanto a inspiração que Débora é.

» SAIBA MAIS