CRCSP e APF apresentam: Prestação de Contas das Fundações - SICAP: Sistema de Cadastro e Prestação de Contas – 2023

 
CRCSP e APF apresentam: Prestação de Contas das Fundações - SICAP: Sistema de Cadastro e Prestação de Contas – 2023


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), em parceria com a Associação Paulista de Fundações (APF), realizou no dia 1º de junho o evento ao vivo “CRCSP e APF apresentam: Prestação de Contas das Fundações - SICAP: Sistema de Cadastro e Prestação de Contas – 2023”, através do canal do CRCSP no YouTube.

A contadora e conselheira do CRCSP, Ana Galloro, iniciou a transmissão agradecendo a presença de todos os convidados. Em seguida, Marcelo Monello, vice-presidente do CRCSP, ressaltou a importância da contabilidade na sustentabilidade das organizações e fundações e ressaltou que o evento tinha como objetivo levar informações relevantes para os profissionais envolvidos nesse processo.


Dora Silvia, presidente da APF


Dora Silvia, presidente da APF, também expressou sua gratidão ao CRCSP pela parceria e destacou que a preocupação com a prestação de contas das fundações, por meio do SICAP (Sistema de Cadastro e Prestação de Contas), é uma questão debatida desde 2005. Ela mencionou Eduardo Filinto da Silva, representante da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e membro da APF, que foi um defensor do terceiro setor e um participante ativo na curadoria de fundações. O evento foi dedicado em sua homenagem, como forma de enaltecer sua contribuição para o setor. Eduardo Filinto da Silva faleceu em 14 de abril.

Durante a transmissão, Flávio Nishimura, especialista em tecnologia da informação e coordenador de desenvolvimento do sistema SICAP, explicou sobre a importância desse sistema no processo de coleta de dados e informações utilizado pelos ministérios públicos para monitorar as fundações. Ele ressaltou a necessidade de preenchimento correto e atempado das informações no SICAP para evitar problemas com inconsistências ou leitura inadequada das demonstrações contábeis.

Leonardo Mol, analista do Ministério Público de Minas Gerais atuante na 21ª Promotoria de Tutela e Fundações de Belo Horizonte, apresentou a visão do Ministério Público ao receber a prestação de contas e deu orientações sobre o preenchimento adequado do SICAP. Mol também forneceu uma demonstração passo a passo de como realizar o preenchimento correto no sistema.


Odilon Junior, representante da Fundação Abrinq, associada da APF


Odilon Junior, representante da Fundação Abrinq, associada da APF, mostrou o ponto de vista das fundações como usuário do sistema. Ele ressaltou que o objetivo desse processo é demonstrar a eficiência na gestão das fundações e fortalecer sua atuação em rede.


CRCSP e APF apresentam: Prestação de Contas das Fundações - SICAP: Sistema de Cadastro e Prestação de Contas – 2023


A transmissão ao vivo contou com a participação de mais de 400 profissionais interessados no tema, que puderam acompanhar as discussões e esclarecer dúvidas relacionadas à prestação de contas das fundações por meio do SICAP. O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores, que destacaram a importância de promover eventos que tragam informações relevantes e fortaleçam o papel dos profissionais envolvidos na gestão das fundações.