Notícias da APF

15º Encontro Paulista de Fundações debate importância e desafios do crédito social para o Terceiro Setor

15º Encontro Paulista de Fundações e entrega do Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023

Os estúdios da TV Cultura receberam, nesta quinta-feira (23), o 15º Encontro Paulista de Fundações, realizado pela APF (Associação Paulista de Fundações), que pautou uma importante e reflexiva discussão: O “S” do ESG - O crédito social é uma oportunidade?


Dr. José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura


Antes de ser iniciada a roda de conversa, o Dr. José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, associada da APF, deu às boas-vindas aos participantes e, na sequência, vídeo gravado pela presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno (que não pôde comparecer por motivo de saúde), foi transmitido com mensagem sobre a importância da discussão promovida pela APF no evento, para o Terceiro Setor. Dora foi representada por Rachel Coser, vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Otacílio Coser e vice-presidente da APF.


Dora Silvia Cunha Bueno


O crédito social, foco da discussão do encontro, foi criado pelo Alexandre Furtado, da Grant Thornton Brasil, que explicou o propósito da questão: ser um instrumento financeiro semelhante ao crédito de carbono para financiar em larga escala projetos sociais. Participaram do debate Alexandre di Miceli, da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP); Victor Graça, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, além de Rachel Coser.


15º Encontro Paulista de Fundações e entrega do Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023


Os participantes comentaram, entre outras questões, sobre os benefícios do crédito social para as organizações do Terceiro Setor; e os desafios do 'S' de Social do ESG para as organizações sem fins lucrativos e como o crédito social pode ajudar a enfrentar esse desafio.

"O papel da APF no assunto trazido hoje é extremamente importante, porque dentro dessa questão do crédito social, onde as instituições precisam cada vez mais melhorar as suas governanças e cumprir todos os requisitos que exigem o crédito social, a APF tem um papel enorme em ajudar para que isso aconteça. Acho que a gente pode ajudar muito mais na questão da governança, trazendo transparência e uma prestação de contas muito mais objetiva para que a gente possa fazer com que o processo do crédito social se torne uma realidade", salientou a vice-presidente da APF.

PRÊMIO APF INSPIRADORES

Além do debate, a ocasião contou, ainda, com o Prêmio APF Inspiradores PEDRO KASSAB, entregue pela APF desde 2010 e que reconhece a atuação de empreendedores e lideranças sociais que se dedicam a causas de interesse público por meio de exemplos inspiradores.


PRÊMIO APF INSPIRADORES


Adriana Barbosa foi contemplada na Categoria Pessoa Física. Pioneira em apostar em um empreendimento econômico-cultural com caráter étnico, ela é CEO da Plataforma PretaHub e criadora da maior feira de cultura negra da América Latina: a Feira Preta. Adriana não pôde comparecer ao evento e o prêmio foi recebido pela representante Rosana Serra, produtora e integrante do time PretaHub.

Na Categoria Pessoa Jurídica, o Instituto Olga Koss de Inclusão Cultural foi o premiado da edição 2023, com a presença do diretor-presidente Wolf Vel Kos Trambuch.

Em breve, o site da APF trará mais conteúdos e entrevistas com os participantes do 15° Encontro Paulista de Fundações e com os premiados do Prêmio APF Inspiradores PEDRO KASSAB.