Conheça Robson Gondim, que atua com recuperação de pessoas em situação de rua e foi finalista do Prêmio APF Inspiradores - PPK


Robson Gondim

Foto: Reprodução


Foi o desejo de cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade que fez Robson Teixeira Gondim criar o Projeto Há Esperança, que realiza um trabalho inclusivo e intergeracional. Ele atende crianças, adolescentes e suas famílias, com aulas, cursos e oficinas de futebol, balé, informática, capoeira, boxe, teatro, circo, reforço escolar, culinária infantil, inglês, robótica, entre outras atividades.

Além disso, a iniciativa atua na reintegração de pessoas em situação de rua e na área de prevenção ao uso de drogas. Robson não começou o projeto antes de estudar a fundo o tema da dependência química para conhecer a necessidade do dependente e saber lidar com o sofrimento causado pela doença. Deu tão certo que, com os conhecimentos adquiridos na prática e na teoria, hoje ele também é palestrante desse tema.

Além do seu trabalho, que é realizado na comunidade do Parque Oziel, em Campinas (SP), Robson Gondim atua com moradores de rua na cidade, oferecendo, roupas, banho, alimentação, atendimento médico, aconselhamento para dependentes químicos, corte de cabelo, oficinas, cursos e outras atividades, além de cursos profissionalizantes de barbearia, elétrica predial, manicure, culinária, costura, marcenaria entre outros.

O Projeto Há Esperança atua com empresas parceiras do programa Jovem Aprendiz, que encaminha os jovens para o mercado de trabalho, e parcerias com escolas que oferecem cursos profissionalizantes para os adolescentes e abrem oportunidades para o primeiro emprego.

» SAIBA MAIS