Curiosidades sobre o Instituto Helena Florisbal, vencedor do Prêmio APF Inspiradores - PPK 2021


Curiosidades sobre o Instituto Helena Florisbal, vencedor do Prêmio APF Inspiradores - PPK 2021

Foto: Getty Images


O Instituto Helena Florisbal - IHF atua na área da assistência social, contribuindo para a reabilitação e capacitação das crianças em situação de vulnerabilidade e o amparo de pessoas idosas. Em 2021, foi vencedor, na categoria Pessoa Jurídica, do Prêmio APF Inspiradores - PPK.


1- A missão do IHF é promover a assistência social gratuita, proporcionando melhor qualidade de vida e contribuindo para a reabilitação e capacitação das crianças em situação de vulnerabilidade – em especial as pessoas com deficiências físicas e mentais, câncer e outras enfermidades. Além de amparar asilos de pessoas idosas e instituições nas áreas de saúde e inclusão social.

2- Atualmente, o IHF apoia 34 entidades. Algumas delas: AACD, Abrigo Bezerra de Menezes, Abrinq, Associação Viva e Deixe Viver, Casa do Zezinho, Casas André Luiz, Fundação Dorina Nowill e Instituto Jô Clemente (Antiga Apae-SP).

3- Os profissionais do IHF percorrem as entidades credenciadas para avaliar a qualidade dos serviços prestados, bem como seu potencial de eficácia e autonomia. Depois das visitas técnicas e reuniões, é elaborado um projeto com os objetivos gerais e específicos, de acordo com as necessidades.

4- Desde a sua fundação a IHF já doou: 818 mil kg de alimentos, 467 mil produtos de limpeza, 610 mil itens de higiene, 179 reformas, 99 mil eletrônicos e materiais escolares, 18 mil horas doadas pelos voluntários e 14 mil peças de roupas.

5- Em 2021, o GRAACC, referência no tratamento do câncer infantil, realizou sete webinars científicos durante o ano, que contou com o apoio do IHF. O objetivo foi informar sobre o câncer em crianças e adolescentes.

6- Está em andamento um projeto do IHF em parceria com a associada da APF, Fundação Dorina Nowill para Cegos. Por meio de palestras virtuais, professores da rede de ensino de São Paulo são orientados sobre temas relacionados às questões educacionais dos alunos com deficiência visual. A intenção é promover melhores condições para que o processo de inclusão escolar ocorra de maneira mais adequada e com maior sucesso.

7- Em agosto de 2022, o Instituto Helena Florisbal realizou o II Torneio IHF de Golfe, em Bragança Paulista. O objetivo do evento foi captar recursos para a ampliação das atividades das instituições assessoradas pelo IHF.

» SAIBA MAIS