Agenda do Setor

13º Encontro Paulista de Fundações trouxe diálogo sobre o mundo pós pandemia

13º Encontro Paulista de Fundações trouxe diálogo sobre o mundo pós pandemia


Na ocasião foram premiadas personalidades inspiradoras, destacando iniciativas que fazem diferença na transformação social

Promovido no dia 11 de novembro de 2021 pela Associação Paulista de Fundações, o já tradicional “Encontro Paulista de Fundações” chegou em sua 13ª edição em formato híbrido, com transmissão pela TV Cultura, via internet. Mediado pela jornalista Adriana Couto, apresentadora do Metrópolis, o evento também destacou os vencedores do “Prêmio APF Inspiradores”, que tem como patrono o Dr. Pedro José Kassab, um dos principais colaboradores da entidade.

Além dos homenageados com o “Prêmio APF Inspiradores”, Bel Santos Mayer, na categoria Pessoa Física e José Francisco Queiroz, Vice-Presidente do Instituto Helena Florisbal, representando a instituição, na categoria Pessoa Jurídica, o encontro contou com as convidadas Kalyne Lima, Vice-Presidente nacional da CUFA e da Médica Infectologista, Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas.

A partir da temática central “Iniciativas que fazem diferença na transformação social” os participantes relataram suas vivências, suas trajetórias de liderança nos segmentos em que atuam e reforçaram a importância do engajamento e a força do exemplo, para que a sociedade seja mobilizada para o enfrentamento de causas urgentes.

Para a Presidente da APF, Dora Silva Cunha Bueno, esse encontro teve o propósito de contagiar a todos com exemplos inspiradores: “A Associação Paulista de Fundações tem ofertado sua parcela de contribuição para promover encontros profícuos e diálogos relevantes. Todos estamos atentos e sensibilizados para as demandas que este mundo pós pandemia nos apresenta. E nada melhor do que destacarmos os caminhos trilhados no sentido da inclusão, da justiça e da igualdade de oportunidades.”

Encerrando a programação, Rachel Coser, Vice-Presidente da APF, ressaltou a importância da confiança: “Sem confiança não se mobiliza ninguém. Meu grande aprendizado nesta tarde é o entendimento de que para ser inspirador é necessário inspirar confiança. A APF também busca que sua rede confie na trilha e no caminho que estamos construindo para, juntos, construirmos um Brasil melhor”.

Veja abaixo, como foi esse encontro inspirador.




Fotos do encontro


13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

13º Encontro Paulista de Fundações

2ª Carta de São Paulo

2º Encontro Paulista de Fundações


Reunidas no 2º Encontro Paulista de Fundações, as instituições representadas reiteram o que se definiu no 1º Encontro Paulista de Fundações, enfatizando a 1º Carta de São Paulo, e acrescentam as seguintes recomendações quanto ao tema “ Gestão de Fundações: o Profissionalismo na sua Essência” .

1 – É importante que a opinião pública, os meios de comunicação e os poderes públicos tenham plena compreensão da relevância das Fundações para a construção de uma sociedade harmônica e justa.

2 – A adoção de boas práticas de governança institucional é requisito para o cumprimento das finalidades definidas pelos instituidores e fortalece a transparência na gestão das Fundações.

3 – As Fundações devem primar pela qualidade na execução de suas atividades-meio, de forma compatível com aquelas realizadas nas suas atividades-fim, mantendo-as sob a responsabilidade de gestores profissionais de competência e ética reconhecidas e sensibilidade social coerente com a dos instituidores, considerando que os recursos humanos representam patrimônio de que as instituições não podem prescindir.

4 – A falta de segurança jurídica e a divergência entre os órgãos reguladores contribuem para as dificuldades que têm as Fundações quanto ao pleno conhecimento das condições a que estão sujeitas e de suas reais necessidades e possibilidades.

5 - As normas legais que regem a atuação das Fundações devem ser concebidas para apoiar sua sustentabilidade, sendo certo que não podem significar entraves à eficiência de sua gestão e ao pleno desenvolvimento de sua missão social.

6 – A imunidade e as isenções conferidas às Fundações são importantes e justos instrumentos de fomento para sua instituição e para concretização de suas atividades.


São Paulo, 02 de setembro de 2006.
Associação Paulista de Fundações

Aprovada na Sessão Plenária do 2º Encontro Paulista de Fundações, realizada no dia 02 de setembro de 2006, em São Paulo.

1ª Carta de São Paulo

1º Encontro Paulista de Fundações


A natureza institucional das fundações é auto-explicativa: procura-se, por meio delas, constituir ações eficientes, eficazes, ágeis e obviamente competentes, para contribuir na busca de solução para problemas que a sociedade enfrenta.

A forma jurídica implica necessariamente o cunho de interesse de toda a sociedade, ainda que uma fundação seja instituída para atuar em um campo restrito.

A assistência social de modo geral, a educação, a saúde, as pesquisas científicas e técnicas, as artes, o desporto, a cultura, a par de tantos outros interesses legítimos, representam áreas em que nascem fundações para suprir carências, para promover a formação de recursos humanos, para defender a saúde, para criar novas fontes de saber e, enfim, para aperfeiçoar continuamente o ser humano e a sociedade.

A motivação obedece a variadíssimo conjunto de inspirações possíveis, sendo desnecessário pretender enumerá-las: vão desde a emocionalidade causada por doenças graves e perda de vidas até a justa ambição do reconhecimento de dons artísticos, glórias atléticas e tantas outras que se deseja incentivar.

É notório que as fundações encontram dificuldades para sua manutenção e desenvolvimento. Nem sempre são suficientemente apoiadas pelas políticas vigentes e legislação, assim como precisam realizar esforços imensos para conseguir recursos que lhes assegurem sobrevivência e crescimento.

É fundamental, portanto, difundir as atividades sociais das fundações, para que os legisladores tenham o interesse permanente de estimulá-las e os governantes e administradores públicos, no exercício de suas funções executivas, voltem-se bastante para tudo o que possam fazer, a fim de contribuir para que os ideais motivadores das fundações sejam concretizados.

A par do que se possa, nesse sentido, obter de parte dos poderes públicos, procedimentos análogos realizados junto a empresas, sociedades, associações e quaisquer modalidades de entidades têm a possibilidade de prover continuamente fluxo de recursos, desde que a legislação proporcione os incentivos que levem a isto.


Os meios de comunicação, em todas as suas formas, voltados como são e devem ser para o interesse público, podem potencializar enormemente as iniciativas que favorecem as fundações.

Eventos, de quaisquer campos do saber e de atuação, em sua grande maioria, constituem oportunidades excelentes, não sendo demasiado pedir-lhes que ofereçam oportunidade para que as fundações se promovam durante sua realização.

Para tudo isso estão voltadas as proposições aceitas no 1º. Encontro Paulista de Fundações:

  1. Apresentar proposta aos Poderes Públicos de ser editada lei de incentivo fiscal que contemple as diversas atividades desenvolvidas pelas fundações. Tal iniciativa tem por função precípua estimular a captação de recursos e promover o desenvolvimento social.
  2. Obter dos Poderes Públicos o reconhecimento das imunidades tributárias previstas no texto constitucional para as atividades das fundações.
  3. Reconhecer que é do Ministério Público a competência de verificação e certificação da regularidade estatutária e de funcionamento das fundações.
  4. Cooperar com o Poder Público mediante atividades que atendam o bem-estar social, sem que os recursos das instituições substituam o financiamento de políticas públicas obrigatórias e essenciais.
  5. Preservar a autonomia na gestão dos recursos voltados aos fins institucionais das fundações, tendo em vista sua natureza jurídica.
  6. Aprimorar a legislação das fundações com o intuito de atender a heterogeneidade de atividades desenvolvidas e de simplificar as respectivas gestões.
  7. Acompanhar o Projeto de Lei em tramitação no Congresso para a alteração do Código Civil, no sentido de retirar o parágrafo único do artigo 62, que limita as áreas de atuação das fundações, ou, se preciso, incluir no mesmo Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
  8. Apresentar proposta de desburocratização junto aos órgãos da administração pública, no que se refere ao cumprimento das disposições legais pelas fundações.
  9. Incentivar e promover programas de capacitação em governança corporativa e gestão para as fundações.
  10. Promover o desenvolvimento e adoção de mecanismos para a transparência das fundações junto à sociedade.
  11. Enfatizar a necessidade de legislação que discipline a atuação e atividades das fundações de apoio a entidades de interesse social.
  12. Reconhecer as organizações que congreguem entidades de assistência social como dotadas de requisito para representatividade junto ao Conselho Nacional de Assistência social – CNAS, desde que atuem em três ou mais regiões do país ou cinco ou mais Estados da Federação.
  13. Esclarecer, por intermédio de legislação própria, para dirimir conflitos, a situação contraditória em que se encontram as fundações ligadas à saúde, no que diz respeito ao cumprimento simultâneo de seus deveres de preservação do patrimônio e prestação de atendimento junto ao SUS;
  14. Reconhecer que os investimentos em cultura não devem ser considerados acessórios ou secundários, visto que cabe ao Estado, em parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil, investir na respectiva área como forma de garantir o desenvolvimento do País e o aperfeiçoamento do ser humano.
  15. Esclarecer a situação das fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, evitando-se a duplicidade de controles e procurando melhor definição de sua natureza jurídica.
  16. Recomendar à Associação Paulista de Fundações (APF) o uso dos meios de comunicação para conscientizar a sociedade do potencial das fundações e divulgar suas realizações junto à comunidade.

São Paulo, 24 de setembro de 2005.
Associação Paulista de Fundações


SEGUNDO ENCONTRO PAULISTA DE FUNDAÇÕES REUNIU MAIS DE 300 PESSOAS PARA DISCUTIR A GESTÃO E PROFISSIONALISMO DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

No último dia 2, o 2º Encontro Paulista de Fundações - sob o tema “Gestão de Fundações: o Profissionalismo na sua Essência” -, promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF), reuniu mais de 300 pessoas, dentre elas, gestores e representantes de diversas fundações, como Fundação Roberto Marinho, Fundação Bradesco e Fundação de Rotarianos de São Paulo. Estiveram presentes, ainda, o ministro Carlos Velloso e o curador de fundações de São Paulo, Airton Graziolli.

Durante a abertura, o ministro saudou os participantes e ressaltou que todos os homens ligados às fundações realizam um ideal maior, o de prestar serviço e que uma fundação é uma união de pessoas em torno de um patrimônio.

Além disso, diversos temas, como governança corporativa aplicada às fundações, proteção do patrimônio das fundações, a divergência setorial e a convergência social das fundações e o Ministério Público como parceiro da governança corporativa das fundações foram discutidos durante o encontro.

Segundo a presidente da APF e precursora do evento, Dora Sílvia Cunha Bueno, o encontro superou os objetivos. “O resultado foi maior do que o esperado. Conseguimos despertar não só nos novos instituidores a importância do movimento fundacional, mas também, nos mais antigos a necessidade da união entre eles, visando o fortalecimento das fundações. Só assim os propósitos comuns serão alcançados, embora o objetivo de cada uma seja diferente. Também foi possível, com a reunião de representantes de outros segmentos da área social, difundir o movimento fundacional no Brasil”, enfatiza. Dora Sílvia ressalta que a presença do Ministério Público foi muito importante para o debate. “Conseguimos reunir representantes do Ministério Público e das fundações em prol da melhoria da gestão das fundações”.

Como resultado, os participantes elaboraram um documento que segue abaixo.

Reunidas no 2º Encontro Paulista de Fundações, as instituições representadas acrescentam as seguintes recomendações quanto ao tema “ Gestão de Fundações: o Profissionalismo na sua Essência” .

1 – É importante que a opinião pública, os meios de comunicação e os poderes públicos tenham plena compreensão da relevância das Fundações para a construção de uma sociedade harmônica e justa.

2 – A adoção de boas práticas de governança institucional é requisito para o cumprimento das finalidades definidas pelos instituidores e fortalece a transparência na gestão das Fundações.

3 – As Fundações devem primar pela qualidade na execução de suas atividades-meio, de forma compatível com aquelas realizadas nas suas atividades-fim, mantendo-as sob a responsabilidade de gestores profissionais de competência e ética reconhecidas e sensibilidade social coerente com a dos instituidores, considerando que os recursos humanos representam patrimônio de que as instituições não podem prescindir.

4 – A falta de segurança jurídica e a divergência entre os órgãos reguladores contribuem para as dificuldades que têm as Fundações quanto ao pleno conhecimento das condições a que estão sujeitas e de suas reais necessidades e possibilidades.

5 - As normas legais que regem a atuação das Fundações devem ser concebidas para apoiar sua sustentabilidade, sendo certo que não podem significar entraves à eficiência de sua gestão e ao pleno desenvolvimento de sua missão social.

6 – A imunidade e as isenções conferidas às Fundações são importantes e justos instrumentos de fomento para sua instituição e para concretização de suas atividades.


Fundação de Rotarianos de São Paulo
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Jornalista Responsável: Patrícia Ribeiro (MTb 29.495).
Tel.: 11-3675-5444; e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jornalista do Posto avançado: Marina Ramiro
11-3879-3156
Assistente: Marília Ramires


Fotos Slides 2ª Carta de São Paulo

TERCEIRO ENCONTRO PAULISTA DE FUNDAÇÕES REUNIU MAIS DE 300 PESSOAS PARA DISCUTIR A GESTÃO E PROFISSIONALISMO DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

No último dia 1, o 3º Encontro Paulista de Fundações - sob o tema "A efetividade da atuação das Fundações" -, promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF), reuniu mais de 300 pessoas, dentre elas, gestores e representantes de diversas fundações, como Fundação Roberto Marinho, Fundação Bradesco e Fundação de Rotarianos de São Paulo. Estiveram presentes, ainda, o prefeito do município de São Paulo, Gilberto Kassab, dr. Pedro Kassab, representanto o governador José Serra, e o curador de fundações de São Paulo, Airton Graziolli.

Durante a abertura, o prefeito saudou os participantes e ressaltou a importância da existência Associação Paulista de Fundações, que visa congregar as instituições e detém um histórico de realização e voluntariado. Pedro Kassab também explicitou a relevância do encontro e enfatizou que o terceiro setor realiza sempre o que pode para contribuir com a evolução e melhora da qualidade de vida, sem fins lucrativos.

Além disso, diversos asssuntos relacionados à gestão, tributação e captação de recursos foram discutidos durante o encontro. Nomes como Tácio Lacerda Gama, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, Ricadro Voltolini e Fernando Rosseti proferiram palestras.

"As fundações e os Tributos" foi tema da última palestra do encontro, que abordou o juízo de compatibilidade e adequação das Fundações, avaliando a compatibilidade ou a incompatibilidade entre a tributação e as instituições. "As Fundações abraçam uma responsabilidade que, na verdade, é um compromisso do Estado, assumindo as causas com um caráter substitutivo do mesmo", disse Paulo Coimbra, professor da faculdade de Direito da UFMG.

Segundo a presidente da APF e precursora do evento, Dora Sílvia Cunha Bueno, o encontro superou os objetivos. "O resultado foi maior do que o esperado. Conseguimos despertar não só nos novos instituidores a importância do movimento fundacional, mas também, nos mais antigos a necessidade da união entre eles, visando o fortalecimento das fundações. Só assim os propósitos comuns serão alcançados, embora o objetivo de cada uma seja diferente. Também foi possível, com a reunião de representantes de outros segmentos da área social, difundir o movimento fundacional no Brasil", enfatiza. Dora Sílvia ressalta que a presença do Ministério Público foi muito importante para o debate. "Conseguimos reunir representantes do Ministério Público e das fundações em prol da melhoria da gestão das fundações".

Fundação de Rotarianos de São Paulo
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Jornalista Responsável: Patrícia Ribeiro (MTb 29.495).
Tel.: 11-3675-5444; e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jornalista do Posto avançado: Marina Ramiro
11-3879-3156
Assistente: Marília Ramires


Fotos
 Vídeos Slides 3ª Carta de São Paulo