
|
|
Em 23 de novembro de 2023, ocorrerá o 15º Encontro Paulista de Fundações, com a entrega do Prêmio APF Inspiradores Pedro Kassab - Edição 2023, transmitido diretamente dos estúdios da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, associada da APF, pelo YouTube da TV Cultura.
O tema central desta edição leva à reflexão: "O 'S' do ESG - O crédito social é uma oportunidade?" No universo do ESG, que abrange critérios Ambientais, Sociais e de Governança, o "S" ganha destaque, delineando o compromisso das empresas com a responsabilidade social. Questões como diversidade, inclusão e direitos humanos tornam-se fundamentais, transcendendo números e impulsionando ambientes de trabalho mais inclusivos.
O Crédito Social, sistema de pontuação avaliando condutas cotidianas, desperta discussões sobre sua implementação em governos e instituições financeiras. Embora promova comportamento positivo, surgem debates sobre privacidade e possíveis discriminações, levantando questões sobre seu papel além das finanças, influenciando elegibilidade em empregos e serviços.
No combate às mudanças climáticas, o crédito de carbono se destaca como uma ferramenta chave. Representando a redução de emissões, é negociável globalmente, impulsionando empresas a investirem em projetos sustentáveis. Este mecanismo não apenas compensa emissões, mas cria oportunidades econômicas, destacando a transição para práticas mais sustentáveis.
No 15º Encontro Paulista de Fundações, o tema do crédito social surge como protagonista, apontando para um potencial transformador para o terceiro setor. Alexandre Furtado, diretor de Mercados, Relações e Sustentabilidade da Grant Thornton Brasil e criador do Crédito Social, destaca que o “crédito social pode se tornar o instrumento financeiro principal de captação de recursos do terceiro setor sob a chancela da ONU no futuro”.
Diante da efetividade dos créditos de carbono, surge a pergunta: o crédito social pode ser uma saída para empresas e uma oportunidade para captação de recursos pelo terceiro setor? Acompanhe esse debate no 15º Encontro Paulista de Fundações e como essas iniciativas podem favorecer a sociedade como um todo.
Importantes especialistas da área discutirão o assunto. Entre os participantes, estarão:
 |
Prof. Dr. Alexandre Di Miceli da Silveira
Professor do MPA – Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado – FECAP, palestrante internacional, consultor, professor, pesquisador e articulista dedicado integralmente à governança corporativa, gestão e ética empresarial desde 2000.
É doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas Universidades de Louvain (Bélgica) e Cornell (Estados Unidos) e temporada na Universidade de Harvard.
É autor dos principais livros-texto sobre ética empresarial e governança no país, incluindo "Pílulas de Liderança: 10 Leituras Essenciais para Liderar Organizações de Excelência", “Empresiliente! Prosperando em um Mundo de Incertezas”, “The Virtuous Barrel: How to Create Good Businesses via Behavioral Ethics”, “Ética Empresarial na Prática: Soluções para a Governança e Gestão no Século XXI”, “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo” (finalista do Prêmio Jabuti 2010) e “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”. |
|
 |
 |
Alexandre da Silva Furtado Amaral
Colunista de ESG do InvestNews, Diretor de Relações Institucionais e ESG da Grant Thornton, Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, Presidente do CIESG – Comitê de Informações ESG do Centro de Pesquisa em Contabilidade e Análise de Dados ARC A&A da Fundação Getúlio Vargas, Conselheiro Consultivo do Centro de Pesquisa em Contabilidade e Análise de Dados ARC A&A da Fundação Getúlio Vargas. Criador do Crédito Social. |
|
 |
 |
Luana Ozemela
Vice-presidente de Impacto Social do iFood, Embaixadora do Pacto de Mulheres Negras 2023-24, Prêmio Nacional Sim à Igualdade Racial 2023, Prêmio Top 100 Mulheres Inovadoras Brasileiras 2023, cofundadora da BlackWin, PreCapLab e GryndTech. Autor, investidora, executivo de alto escalão e membro do conselho. Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento atuando na América Latina e no Caribe e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina. |
|
 |
 |
Victor Alcântara da Graça
Superintendente da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos pela Indiana University – Center on Philanthropy e com mais de 20 anos de carreira dedicados a questões sociais e da infância.
Trabalho Voluntário: Be My Eyes, Diretor da Associação Paulista de Fundações (APF); Conselheiro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Membro do Movimento Pela Cultura de Doação. Ex-conselheiro do Museu da Pessoa; PIR Public Interest Registry. |
|
 |
|