Notícias das Associadas

Next Frontiers em Urologia: saiba mais sobre os recentes usos da teranóstica no câncer de próstata

not 01 04 2019 2

Abordagem da medicina personalizada é um dos grandes destaques do painel

Teranóstica é um conceito que une terapêutica (tratamento) e diagnóstico na mesma palavra e na mesma prática. Uma abordagem contemporânea da medicina personalizada e de precisão: durante um exame de imagem (PET-CT), células tumorais são demarcadas por anticorpos acoplados a radioisótopos com propriedades de gerar imagem e também com radiofármacos capazes de tratar essas neoplasias, tudo ao mesmo tempo. É um exemplo de convergência, tema central do Next Frontiers to Cure Cancer, e será o tema da palestra Teranóstica: hoje e no futuro, no dia 17 de maio, ministrada pelo Dr. Eduardo Nóbrega Lima. Ele explicará o uso da Teranóstica no câncer de próstata, que tem apresentado progressos recentes.

Esse é um dos destaques da programação do painel de Urologia que terá quase 30 palestras em dois dias intensos, abordando os tumores de próstata, rim, ureteres, bexiga, pênis, testículos e das adrenais. O evento também vai abordar as inovações em tratamentos, síndromes hereditárias, relacionamento com pacientes, avanços na patologia, na imagem, entre outros tópicos. Com a participação de importantes convidados internacionais, como o Dr. Erich Jonasch, do MD Anderson Cancer Center; Dr. Sumanta Kumar Pal do City of Hope Comprehensive Cancer Center e Bryan Lewis, membro da diretoria do IKCC - International Kidney Cancer Coalition.

O câncer de próstata será tema de todas as palestras da manhã do dia 17, com destaque para os usos diversos da hormonioterapia, um assunto em ebulição nos últimos anos. A Dra. Maria Letícia Gobo Silva, do A.C.Camargo, falará da associação de radioterapia com hormonioterapia. Além disso, serão também apresentados os avanços com uma nova geração de hormonioterápicos na terapia de privação androgênica, também conhecida como “castração”, que é o bloqueio da produção de testosterona, alvo principal no tratamento do câncer de próstata.

Dr. Eric Jonasch, do MD Anderson, vai abordar a supressão androgênica (redução dos hormônios) em pacientes hormônio-sensíveis, e o Dr. Walter Henriques da Costa, do A.C.Camargo, explicará a supressão androgênica em pacientes resistentes à “castração”. Sobre câncer de bexiga, o Dr. Stenio Zequi, Head da Urologia, apresentará a palestra “Câncer de Bexiga não músculo invasivo: quimioterapia intravesical hipertérmica”, mostrando uma técnica em que a medicação da quimioterapia é aquecida para ser aplicada no paciente. Já o Dr. Sumanta Kumar Pal, do City of Hope Comprehensive Cancer Center, vai mostrar o que há de novo em carcinoma urotelial, um tipo de tumor de bexiga.

Para se inscrever e conhecer a programação completa, acesse http://nextfrontiers.com.br/

Fonte: A.C.Camargo