Notícias das Associadas

Diversidade e inclusão na prática: A concepção do projeto Embaixadores

not 07 10 2019 3

Desenvolvido em parceria com Instituto Cooperforte, projeto Embaixadores da Diversidade reúne jovens com deficiência visual e profissionais de RH

Em abril deste ano, a Fundação Dorina, em parceria com o Instituto Cooperforte, deu início ao projeto Embaixadores da Diversidade – uma capacitação gratuita sobre diversidade e inclusão no mundo do trabalho para jovens com deficiência visual e profissionais da área de Recursos Humanos.

Com duração de nove meses – sendo seis dedicados às oficinas – e uma proposta inédita, o projeto é considerado um laboratório. Antes, porém, de chegar ao seu final, ele já começou a apresentar resultados surpreendentes. E, como toda boa história merece ser contada, vamos compartilhar os bastidores do projeto e mostrar – enquanto acontece – como ele se torna um sucesso a cada etapa.

Desejo x Necessidade

A proposta do Embaixadores da Diversidade foi pensada no final de 2018, pela área de Empregabilidade da Fundação Dorina, motivada pelo desejo das empresas em obter informação sobre a inclusão de pessoas com deficiência e, também, da necessidade das pessoas atendidas pela organização em encontrar oportunidades de trabalho.

“A nossa causa principal é a inclusão de pessoas com deficiência visual. Mas não podemos esquecer que essas pessoas trazem outros marcadores sociais importantes, como raça, gênero, orientação sexual etc. A partir dessa perspectiva, nossa ideia é trazer à tona os aspectos da diversidade, formando pessoas que levem isso para sua atuação profissional”, explicou Edson Defendi, coordenador da área de Empregabilidade da Fundação Dorina.

Além da capacitação, a intenção também é aproximar os dois públicos para que, ao final do projeto, as empresas possam contratar esses jovens e, juntos, possam construir programas de diversidade nas companhias. “Queremos tentar romper com a prática de seleção das empresas a partir de padrões estabelecidos”, completou Edson.

Feito a muitas mãos

Para fazer a ideia sair do papel, muitas expertises foram somadas, começando pela metodologia do Instituto Cooperforte, que já trabalha com educação cidadã e financeira para jovens e se tornou patrocinador do projeto.

Projeto tem encontros mensais na Fundação Dorina ou nas próprias empresas parceiras

Ivone Santana, do Instituto Modo Parités, também compõe o time. “Eu achei maluca essa estratégia do programa e por isso mesmo aceitei o convite, porque gosto de desafios”, revelou a consultora de diversidade que trabalha com inclusão social na prática em empresas e pode contribuir com a composição das oficinas do Embaixadores.

Garantir a multidisciplinaridade da equipe foi um passo importante para garantir a construção coletiva e a excelência do projeto, que tinha como primeiros desafios trabalhar com pessoas videntes, cegas e com baixa visão ao mesmo tempo; lidar com a diferença geracional e de repertório entre jovens e líderes de empresas; e garantir o mesmo conteúdo para todos, ao mesmo tempo.

Metodologia pioneira

Para contemplar a disponibilidade de horários de ambos os públicos, foram definidos nove encontros para uma verdadeira imersão sobre diversidade, sendo uma ou duas vezes ao mês. Em cada encontro é trabalhado uma temática, tal como viés inconsciente, consciência da identidade enquanto pessoa com deficiência, consciência do que é representatividade e do que é diversidade, entre outras.

Outro fator importante para construção do projeto foi pensar o sistema de rodízio, na qual cada dia de atividade acontece num local diferente, seja na Fundação ou nos espaços das empresas participantes. “Esse sistema é fundamental para que os jovens vivenciem espaços, rotinas e culturas diferentes, das quais muitos não teriam contato. Então, estamos dando a eles mais repertório, mais segurança e elementos para se prepararem enquanto profissionais”, explicou Ivone.

Participantes realizam atividade com peças de Lego em um dos encontros do projeto

“Para as empresas também é muito bom, porque recebendo um evento desse elas mudam a mentalidade em relação a acessibilidade e tantas outras questões. Quem já recebeu o grupo conta que foi gratificante”, completou a consultora.

Quer saber quais empresas foram escolhidas para o Embaixadores da Diversidade e como aconteceu a seleção dos 20 jovens? Acompanhe a nossa série Diversidade e Inclusão na Prática!

Fonte: Fundação Dorina