Notícias das Associadas

Prêmio Salvador Arena de Gestão Profissional 2019

not 11 11 2019 4

Iniciado em abril deste ano, o curso de Formação e Consultoria Monitorada em Gestão para o Terceiro Setor foi concluído no dia 25 de outubro com a apresentação dos artigos elaborados pelas ONGs participantes do curso e a entrega do Prêmio Salvador Arena de Gestão Profissional para as três primeiras colocadas. O evento foi realizado no Hotel Plaza Mayor, em Santo André, e contou com a participação de alunos e dirigentes das instituições.

As 14 entidades que realizaram o curso de formação elaboraram artigos nos quais apresentavam uma proposta de boa prática para melhorar os processos de gestão. O júri elegeu a ONG Vida & Surf, de Peruíbe, como a grande vencedora pelo artigo “O processo do alinhamento da marca aos propósitos da instituição”. Em segundo e terceiro lugares foram premiadas as entidades Ficar de Bem – CRAMI e 3º Corpo de Patrulheiros Mirins, ambas de Santo André, pelos trabalhos “Gestão de Crise: Transformação de uma Ameaça em Oportunidade” e “Gestão de Impacto Social: Criação de Indicadores para Mensurar os Resultados Sociais”, respectivamente. As três instituições receberam incentivo financeiro para colocar as propostas em prática.

De acordo com a organização do evento, os artigos superaram as expectativas e trouxeram propostas de alto nível, com potencial para serem aplicadas nas entidades e, até mesmo, servir de exemplo para outras instituições. No ano que vem, os trabalhos serão publicados em um e-book da coleção FSA de Boas Práticas, ainda sem data de lançamento.

O curso de Formação e Consultoria Monitorada em Gestão para o Terceiro Setor é realizado anualmente, de forma gratuita e na modalidade EAD (ensino a distância), com algumas atividades presenciais, a fim de contribuir com a profissionalização e o fortalecimento das organizações da sociedade civil. As entidades selecionadas após o processo seletivo participaram de aulas que abordaram Planejamento, Marco Regulatório, Gestão Financeira, Contabilidade para o Terceiro Setor, Prestação de Contas, Governança, Sustentabilidade, entre outros assuntos de relevância para uma boa gestão.

Fonte: Fundação Salvador Arena