Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MÉDICO HOSPITALAR – FAMESP - AME TUPÃ completa 10 anos com mais de 800 mil consultas e 1,3 milhão de exames

not 29 06 2020 3

No dia 11 de junho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã completa exatos dez anos de atuação. Unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o AME atende pacientes de Tupã e de mais 18 municípios da região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS/XI.

No balanço desses dez anos, a unidade realizou 808.623 consultas (somando especialidades médicas e consultas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Farmácia), 35.615 cirurgias e 1.404.303 de exames de apoio diagnóstico terapêutico, com dados contabilizados entre 2010 e abril de 2020.

Além dos serviços prestados pelo ambulatório em diversas especialidades médicas e de apoio diagnóstico e da oferta de linhas de cuidados à população, como Oncologia e Anti-coagulação oral, a unidade vem se destacando em suas ações administrativas e de educação em saúde. Há cinco anos, por exemplo, o AME é administrado por um conceito de cogestão e de gestão participativa, que inclui o pensar e o fazer coletivos.

Na prática, essas diretrizes, que fazem parte da Política Nacional de Humanização, permitem que os funcionários do Ambulatório contribuam com ideias e sugestões para um atendimento mais resolutivo e democrático, com compromisso de corresponsabilidade e participação entre os envolvidos na administração e na assistência.
“Essa forma de gestão trouxe mais satisfação aos funcionários; eles se sentiram mais valorizados e isso reflete no atendimento ao paciente”, destaca Mariana Manginelli, gerente de enfermagem do AME Tupã.

Outra área de atuação que vem crescendo no Ambulatório é o apoio matricial - um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, geralmente a partir de encontros sistemáticos. Os encontros visam ampliar o olhar dos profissionais, promover a articulação do trabalho em rede, reorganizar o fluxo de encaminhamentos e qualificar os acompanhamentos.

Desde julho de 2018, a unidade oferece, por exemplo, apoio matricial aos municípios em relação ao diagnóstico e tratamento de crianças com problemas de aprendizagem. Em sua rotina, o AME oferta atendimento na área de neurologia infantil e recebe crianças com queixas de problemas de aprendizagem e comportamento. “Nem todos os problemas de comportamento ou dificuldade de aprendizado estão associados a uma patologia, por isso o AME está realizando esse apoio matricial com a rede básica, qualificando os encaminhamentos e reforçando a importância do trabalho da equipe multiprofissional e da inclusão da família no processo de tratamento das crianças” completa Mariana Manginelli. Somente em 2019, foram realizadas 39 reuniões de apoio matricial entre o AME e os municípios da região.

RAIO – X do AME

Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã “Celina Maria Vendramini França”

Data de inauguração oficial: 11/06/2010
Especialidades ofertadas: acupuntura, anestesiologia, cardiologia (saúde do homem), cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroclínica, ginecologia, imunologia, nefrologia, neurologia adulto e pediátrica, nutrição, oftalmologia (inclusive para retina), ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psicologia, reumatologia, urologia, urologia saúde do homem, urologia linhas de cuidado.
Número de funcionários (incluindo médicos): 170
Número de municípios atendidos: 19

O AME em números

Consultas médicas – 600.513
Consultas não-médicas – 208.110
Exames – 1.404.303
Cirurgias – 35.615
(Números computados entre março de 2010 e abril de 2020)

Fonte: FAMESP