Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO DORINA comemora resultados do primeiro semestre de 2020

not 20 07 2020 3

Mesmo diante da pandemia, os serviços de apoio à inclusão e demais ações permaneceram, sendo adaptados para o atendimento a distância

O ano de 2020 está sendo muito desafiador para todos nós! A pandemia que tomou conta do mundo inesperadamente gerou grandes impactos em todos os setores, e não foi diferente com as organizações sociais.

Desde o dia 18 de março os atendimentos presenciais da Fundação foram suspensos e, a partir de então, rapidamente as equipes se adequaram a distância para seguir com a atuação essencial para a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual.

Apesar dos os efeitos causados pela Covid-19, entendemos a gestão como um ponto fundamental para a manutenção do trabalho. “Mapear o cenário mundial e estar atento a aproximação dos casos foi um diferencial para o enfrentamento da Fundação Dorina nessa crise. Isso nos permitiu tomar decisões de forma rápida, em favor do bem comum e da continuidade da nossa atuação”, diz Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação.

E foi a partir do importante empenho de todos que a Fundação Dorina alcançou resultados surpreendentes nesse primeiro semestre do ano. Confira!

Acesso à Autonomia

Atualmente, a área de Serviços de Apoio à Inclusão, que oferece atendimento especializado às pessoas cegas e com baixa visão, está realizando suas atividades de psicologia, pedagogia, orientação e mobilidade, entre outras, por telefone ou internet.

De janeiro a junho, já foram atendidas 512 pessoas em mais de 9.200 atendimentos, sendo mais de três mil deles por meio do teleatendimento ou videoconferência

Acesso à Educação

A área de Educação Inclusiva impactou mais de 2.100 educadores de todo o país com palestras, sensibilizações e cursos. Além disso, vem realizando uma série de Palestras Inclusivas online e gratuitas e, também, participações em transmissões ao vivo de parceiros.

Bianca Ferreira Eslava, professora de Educação Básica Especial da Prefeitura de Diadema – SP, foi uma das participantes das palestras e conta sua experiência: “Parabenizo a Fundação Dorina pela iniciativa. Estas ações são imprescindíveis para a formação continuada dos profissionais de diversas áreas, sobretudo da área da educação. As palestras abordam assuntos de extrema importância, por meio de uma linguagem clara e acessível a todos, que enriquecem a prática pedagógica e contribuem para a construção de um processo de escolarização inclusivo”.

Outra iniciativa foi o lançamento de uma temporada de podcasts, chamada “Saber para Incluir”, que está disponível nas plataformas digitais e no site Trocando Saberes.

Acesso à Cultura e Informação

Nesse período, a equipe da Biblioteca Circulante do Livro Falado viu crescer o número de usuários. E, para dar conta de atender a todos durante a suspensão dos atendimentos presenciais, foi ampliado o número de downloads por pessoa dos livros em formatos acessíveis que estão disponíveis na Dorinateca  – a nossa biblioteca digital.

E sobre isso, o leitor Hélio Pereira, que mora em Goiânia, comenta: “Os downloads extras que a Dorinateca vem nos brindando neste período prolongado é muito importante, pois nos permite um apoio direto para nos manter neste isolamento extremamente cansativo, mas necessário. Aí, encontramos os braços de apoio da Fundação Dorina e das pessoas que nos dedicam tanta atenção e carinho”.

Além disso, a nossa Rede de Leitura Inclusiva já promoveu e participou de mais de 75 ações com Grupos de Trabalho de 26 estados brasileiros.

E, como forma de fomentar a leitura acessível e inclusiva, ampliou sua atuação nesse período por meio de lives quinzenais, que já somam mais de três mil visualizações. Entre elas, está o painel sobre o Tratado de Marraqueche , que reuniu convidados especialistas no assunto, para falar sobre a proposta que visa ampliar o acesso a obras acessíveis para pessoas com deficiência visual em todo o mundo.

“Essa foi uma ótima oportunidade de chegar às pessoas, promovendo uma discussão ampla, para que possamos criar pontes e construir uma regulamentação pactuada, bem informada. E nós aprendemos muito com toda a sociedade. Muito obrigado por esse espaço!”, agradece Thiago Oliveira, coordenador geral de Regulação, Negociação e Análise, da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cidadania, um dos convidados do painel.

Acesso ao Trabalho

Mesmo à distância, os cursos livres de qualificação profissional foram mantidos. Temos 30 pessoas com deficiência visual participando dos cursos de Informática I, Informática II e Massoterapia, com o apoio de vídeo-aulas.

Já pela área de Empregabilidade, foram incluídos 34 profissionais com deficiência visual no mundo trabalho e realizadas sensibilizações para cerca de 450 pessoas em 13 empresas.

Durante esse período de pandemia, adequamos os contatos e realizamos mais de 100 atendimentos em plantões online para 52 pessoas cegas e com baixa visão.

“A nossa intenção é oferecer uma escuta qualificada, orientação e acolhimento nesse período em que as relações de trabalho e de convívio social estão ainda mais fragilizadas. E tenho recebido muito retorno positivo. As pessoas se sentem confortadas com a nossa ligação e percebo, a cada atendimento, como o nosso trabalho é fundamental”, conta Dione Nogueira, da área de Empregabilidade da Fundação.

Além disso, demos início a uma produção semanal de conteúdos com informações relevantes para candidatos e empresas, chamado de Momento Empregabilidade. E, também foi lançada uma nova plataforma, o Cadastro Empregabilidade , que vai formar um Banco de Talentos e Parceiros para futuras oportunidades de relacionamento.

Para a Fundação Dorina, os resultados alcançados até aqui são um grande motivo de alegria e satisfação, principalmente pelo impacto positivo causado na vida dos nossos atendidos nesse momento. E para que esse trabalho permaneça, precisamos do seu apoio! Doe agora e nos ajude a continuar fazendo a diferença para milhares de pessoas com deficiência visual.

Fonte: Fundação Dorina