Notícias das Associadas

Eletrobras e Fundação Roberto Marinho lançam nova edição de projeto que visa a expandir cultura da eficiência energética no país

not 23 02 2021 5

Na semana da celebração do Dia Mundial da Energia (29 de maio), chega ao público a nova edição do projeto Energia que Transforma, resultado da parceria entre a Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e a Fundação Roberto Marinho. Iniciativa multiplataforma, o projeto vai disponibilizar conteúdo audiovisual; hotsite com atividades educativas; podcast e game para celular, tudo de forma gratuita.

O objetivo é contribuir para o avanço da cultura da eficiência energética no Brasil, conscientizando a população sobre a preservação dos recursos energéticos, o combate ao desperdício e a relação do uso consciente de energia com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

“Com essa parceria, o Procel oferece uma contribuição importante para uma agenda do desenvolvimento sustentável no país. O Energia que Transforma está alinhado com objetivos fundamentais e prioritários para fortalecer o avanço da eficiência energética, uma vez que a educação é um dos principais vetores de mudanças no modo de pensar e agir que levam ao uso eficiente da energia”, disse Marcel da Costa Siqueira, gerente do Procel.

Iniciativas do projeto

Voltado para educadores, estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e para o público em geral,o projeto apresenta um conjunto de soluções educacionais organizadas no kit pedagógico Energia que Transforma, com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza.

As atividades estimulam a interação entre os estudantes e ganharam formato digital adaptado neste momento em que as aulas estão suspensas em função da covid-19. Também serão desenvolvidos cursos de formação à distância para educadores e todos os interessados em utilizar os conteúdos e metodologias do projeto. Todo o material do kit pedagógico pode ser acessado no site oficial: energiaquetransforma.org.br

Série no Canal Futura mostra casos de sucesso

Duas séries e um podcast com 30 episódios vão tratar de temas relacionados à eficiência de forma lúdica e acessível. Na quinta-feira(28), às 21h30, estreia no Canal Futura a série “Tá Ligado”, que mistura documentário e ficção para falar sobre ações bem-sucedidas de eficiência energética. Na série, um jovem youtuber e seu assistente mostram casos em segmentos como indústria, residência, saneamento, edificações e iluminação pública.

O episódio de estreia apresenta a ideia de eficiência energética através das diferentes formas e fontes de energia, entre elas o uso de bicicletas que convertem pedaladas em energia elétrica limpa. Alunos de Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, vão experimentar uma aula prática sobre o assunto, que contará com uma apresentação musical feita a partir da energia das pedaladas. As séries também ficam disponíveis na plataforma Futura Play.

Já está disponível a série de animação “Consciente Coletivo”, em que a adolescente Isa fala sobre energia enquanto viaja de ônibus pela cidade, inspirada pelos lugares por onde passa e pelo que aprende com os outros passageiros. E o podcast “Fala João” aborda, de forma bem-humorada, os temas relacionados à energia que afetam diretamente a população, tirando dúvidas com especialistas.

App gratuito e educativo para celular

No game “Supereficiente” (disponível gratuitamente para Android e Windows), o jogador tem que gerenciar as diferentes demandas energéticas de cidades com quatro perfis: rural, pequena, média e grande.

A missão é controlar o consumo geral de energia ao mesmo tempo em que atende às demandas de cada local, deixando as comunidades com alto índice de satisfação e evitando o colapso energético. A cada experiência bem-sucedida, o jogador sobe de nível, liberando o acesso a novas cidades.

A gerente de Implementação da Fundação Roberto Marinho, Ana Paula Brandão, destaca que os conteúdos do Energia que Transforma buscam incentivar a curiosidade e a criatividade dos jovens. “A ideia é estimular os estudantes a produzir conhecimento e desenvolver um pensamento crítico e criativo sobre energia no mundo, chamando a atenção para problemas decorrentes do uso pouco eficiente da energia, apresentando exemplos positivos e incentivando ações solidárias”, diz Ana Paula.

Mais informações: www.energiaquetransforma.org.br

Fonte: Fundação Roberto Marinho