Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI - Futuro da indústria no Brasil será discutido por especialistas

not 17 05 2021 1

Fundação Vanzolini promove webinar para debater o cenário atual e como o profissional deve se preparar para os próximos anos

Segundo dados divulgados no dia 05 de maio pela Pesquisa Industrial Mensal, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira sofreu uma queda de 2,4% entre fevereiro e março desde ano, com o maior recuo sendo observado em bens de consumo semi e não duráveis, seguidos pelos bens de consumo duráveis e os bens de capital, como máquinas e equipamentos utilizados no setor produtivo. Para especialistas da área, o cenário negativo é resultado da pandemia da Covid-19, que deixou a matéria-prima mais cara e baixou a demanda entre a população.

Diante deste cenário desafiador, medidas estão sendo tomadas para tentar recuperar o fôlego do setor, como o Acordo de Associação Mercosul-União Europeia com foco no livre-comércio, assinado em 2019 entre os quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e 31 nações da União Europeia que agora está na reta final de assinaturas e com previsão de crescimento de 77 bilhões para 154 bilhões no comércio. Internamente, governadores buscam incentivos fiscais para as indústrias, mas focam no setor agrícola, o que levanta a pauta sobre se esta troca é realmente efetiva para melhorar o cenário econômico brasileiro ou se não vale a pena investir cada vez mais na indústria e no profissional que trabalha nela.

Mas, com tantas incertezas no mercado, é importante estar atualizado e se preparar para o que pode acontecer nos próximos anos. Para discutir sobre o futuro do setor industrial brasileiro e no mundo, entre outros assuntos, a Fundação Vanzolini promove, no dia 27 de maio, às 19h, a nova edição do webinar Líderes Inspiradores O que está acontecendo com o setor industrial brasileiro hoje? Como se preparar profissionalmente para este desafio que é trabalhar na indústria dos próximos anos.

Os convidados desta edição são Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração da ULTRAPAR Participações S.A e João Furtado, professor Escola Politécnica da USP e fundador da Revista Brasileira de Inovação, que também discutirão sobre como devem se posicionar alunos de cursos de engenharia e outros ligados tradicionalmente a indústria bem como profissionais que já trabalham neste setor. A mediação e coordenação do evento será feita pelo professor da POLI-USP e diretor de Operações da Fundação Vanzolini, Roberto Marx.

Para participar do encontro, inscreva-se gratuitamente aqui.

Fonte: Fundação Vanzolini