Notícias das Associadas

Fundação Fé e Alegria promove ações em homenagem ao mês da mulher

not 30 03 2022 3

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é a data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que simboliza a luta histórica das mulheres na defesa de direitos e de equidade de gênero.

Em um esforço conjunto para uma sociedade mais justa, a Fundação Fé e Alegria promove ações que contribuem para defesa e acolhimento das mulheres. Um exemplo é Projeto Meios de Vida, que oferece atividades de Empreendedorismo para favorecer a inserção feminina no mercado de trabalho, gerando independência financeira. Outro destaque é o Projeto Meninas e Meninos Livres, cujo propósito é estimular o pensamento crítico por meio de debates sobre igualdade de gênero.

Confira algumas ações realizadas pelas unidades de Fé e Alegria em homenagem ao Dia da Mulher no mês de março.

Centro Social de Educação e Cultura São Luiz Gonzaga – Montes Claros (MG)

No dia 8 de março, a unidade de Montes Claros promoveu uma roda de conversa com as colaboradoras sobre a valorização da mulher e empoderamento feminino, ministrada pela psicopedagoga Carla França.

Na semana seguinte, as mulheres atendidas pelo Projeto Meios de Vida e participantes do Curso de Confecção de Peças Íntimas participaram de um debate sobre violência contra a mulher, que contou com a palestra da coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência, Maiza Rodrigues da Silva. Segundo a especialista, é necessário avaliar o tipo de abuso vivido pela mulher, especialmente, dentro do ambiente doméstico, onde a maioria dos crimes ocorre. “Importante que [as mulheres] saibam que há vários tipos de violência, tais como a física, emocional, patrimonial, sexual e moral e é só por meio da denúncia que conseguiremos mudar a esta triste realidade, onde o número de crimes só aumenta”, alertou a coordenadora.

Por fim, as temáticas sobre direitos e posição da mulher na sociedade também foram abordadas em atividades com crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na unidade.

Centro de Desenvolvimento Comunitário Vazantes | Aracoiaba (CE)

A unidade de Fé e Alegria em Vazantes, distrito do município de Aracoiaba (CE), promoveu debates e formações voltados voltadas ao Dia Internacional da Mulher em parceria com a Escola de Ensino Médio de Tempo Integral João Alves Moreira.

Entre os destaques estão a roda de conversa para alunos do Ensino Médio “As conquistas femininas no Brasil”, promovida pela educadora do projeto Meninas e Meninos Livres, Karoliny Viana, e a formação “Empoderamento e Direitos Humanos das Mulheres”, voltada as para famílias atendidas.

As educandas também apresentaram um número de dança para homenagear as mulheres, organizado em parceria com o clube Girl Up Vazantes. Os espetáculos também foram protagonizados por professores e professoras da escola.

Fé e Alegria Pernambuco | Recife (PE)

Em homenagem ao Dia da Mulher, os educandos atendidos pela unidade recifense promoveram a exposição “É pela Vida das Mulheres”, que contou com instalações e frases de motivação relacionadas à data.

Além disso, visando trazer reflexões sobre igualdade de gênero, os educadores levantaram questões durante as atividades sobre a importância de dialogar sobre essa data, as mulheres contribuíram na luta de direitos e quais seus legados.

Os educandos também assistiram aos filmes “A Revolução de Dargenhan” e “Terra Fria”, ambientados nas décadas 1960 e 1970, que destacam histórias de mulheres na busca por melhorias nas condições de trabalho e igualdade salarial.

Fonte: Fé e Alegria