Notícias das Associadas

Fundação Abrinq retoma a campanha Pode Ser Abuso, criada em 2018

not 18 05 2022 1

Com o objetivo de mobilizar a sociedade no combate à violência sexual infantil, alertar sobre os sinais que podem indicar possíveis casos de abuso e incentivar a denúncia, a Fundação Abrinq retomou a campanha Pode Ser Abuso, com dados atuais e novas maneiras de compartilhar a gravidade e as consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Realizada desde 2018, este ano a campanha convidou profissionais para participarem de uma série no YouTube, na qual retrata os diferentes aspectos da violação. O primeiro episódio já está no ar.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados. Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

O site da campanha traz conteúdos sobre como a violência sexual pode ocorrer, os sinais que crianças e adolescentes de cada faixa etária apresentam quando sofrem violência, a importância das denúncias e os canais e as formas de denunciar.

Também estão disponíveis no site materiais para quem quer aderir à campanha e ajudar a divulgar o tema, além do e-book “Chega de Violência: Manual sobre como proteger as crianças e os adolescentes da violência sexual”.

Fonte: Fundação Abrinq