Notícias das Associadas

Conheça as 10 organizações da sociedade civil que serão reformadas pela FUNDAÇÃO ABRINQ

not 09 09 2022 2

Por meio do Programa Nossas Crianças, a Fundação Abrinq repassa recursos financeiros e oferece assessoria técnica e administrativa para organizações da sociedade civil que atendem gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Criado em 1993, o programa é um dos carros-chefes da Fundação e já foi responsável por beneficiar mais de 108 mil pessoas de 0 a 18 anos no Brasil.

Com o aumento da necessidade de apoio por parte das organizações sociais do país, acentuado também por conta da pandemia de COVID-19, a Fundação passou a realizar editais focados exclusivamente no repasse financeiro para a realização de reformas nestes locais de atendimento.

No edital mais recente, lançado em julho, 374 instituições de diversas partes do país se inscreveram para serem contempladas com os recursos. Entre as inscritas, 10 foram selecionadas pela Fundação Abrinq, de acordo com os requisitos estabelecidos no documento, e serão contempladas com até R$ 20 mil para realizarem as adequações necessárias em suas estruturas físicas. Nesta edição, 2.239 crianças e adolescentes serão beneficiados.

Veja o número de inscrições em cada estado:

not 09 09 2022 3


Associação Anhumas Quero-Quero

A organização é responsável pelo atendimento de 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos da cidade de Campinas – SP. A reforma focará na área externa da Associação, para que possa ser utilizada para lazer e ser mais um espaço de atendimento pedagógico. O repasse financeiro será usado para regularizar o piso e os muros da área plana e da rampa de acesso, construir uma escada na rampa e instalar um toldo de proteção na área.

not 09 09 2022 4

Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU)

O repasse financeiro será utilizado para a reforma do piso da cozinha, do depósito e do revestimento das paredes destas salas. O objetivo é a implementação de aulas de gastronomia nestes ambientes para a abordagem de temas como alimentação saudável e boas práticas, com ênfase na formação humana das participantes.

A Associação tem sede na cidade de São Paulo – SP e atualmente realiza o atendimento de 260 meninas com idade entre 8 e 17 anos.

not 09 09 2022 5

Associação Pipa

A obra financiada pela Fundação Abrinq cobrirá a demolição de uma escada improvisada e a construção de uma nova com corrimão, a reforma da biblioteca, a adequação da área verde externa, a instalação de cercas, a manutenção de canos de esgoto, a implementação de um processo de irrigação automática para a horta e o jardim e a criação de um local para compostagem.

A organização atende 68 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade em São Paulo – SP e o objetivo da reforma é oferecer mais segurança e maiores possibilidades de utilização dos espaços para o desenvolvimento de ações pedagógicas.

not 09 09 2022 6

Associação Sul Brasileira de Educação e Assistência Social (ASBEAS)

A organização atende atualmente 84 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade na cidade de Tupã – SP, por meio de oficinas socioeducativas, esporte, música e artes oferecidas no contraturno escolar. O local conta com uma sala de alvenaria deteriorada que será reformada para a criação de uma sala de informática, a fim de implantar um novo projeto de inclusão digital.

not 09 09 2022 7


Associação Vale Viver de Promoção Social


A organização está situada em Águas Formosas – MG e vai utilizar os recursos financeiros providenciados pela Fundação Abrinq para a construção de um 2º andar e a ampliação de duas salas de atendimento. Com a reforma, a biblioteca comunitária será reativada pois seu espaço voltará a ficar disponível.

A Associação realiza o atendimento de 103 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, mas ampliará o número de vagas para 133 ao término das construções.

not 09 09 2022 8


Casa da Criança de Caraguatatuba

Sediada em Caraguatatuba – SP, a organização realiza o atendimento de 210 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade. A Casa da Criança pretende, com o repasse financeiro, implementar uma quadra poliesportiva com grama, equipamentos de trave e pedestal, alambrado de proteção e cobertura dos bancos de reserva a partir de um espaço vazio situado ao lado da instituição. A ação proporcionará o desenvolvimento de atividades recreativas e esportivas, com o objetivo de melhorar o convívio social e familiar dos participantes.

not 09 09 2022 9

Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande

A instituição atualmente atende 459 crianças e adolescentes entre 15 e 18 anos de idade em Praia Grande – SP e pretende, com os recursos financeiros, construir uma nova sala de atendimento para aumentar o número de vagas ofertadas. A reforma compreenderá a impermeabilização do teto e das paredes, a troca dos pisos, a revisão elétrica, interruptores e luminárias, a demolição e construção da laje e uma nova pintura em toda sala.

Com o novo espaço, a organização conseguirá abrir mais duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde, com 40 jovens em cada.

not 09 09 2022 10

Fred uma Alternativa à Reintegração

A instituição possuía um quiosque cultural localizado em sua área externa, mas que foi destruído por um incêndio. O repasse financeiro recebido será utilizado para a revitalização deste espaço, a partir da troca do piso e da construção de um novo telhado mais adequado e seguro.

Com a reforma, a organização, que atualmente tem capacidade para 65 vagas, passará a atender 110 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade na cidade de Contagem- MG.

not 09 09 2022 11

Instituto Educacional Duque de Caxias – Esperança Cidade dos Meninos

A organização possui uma quadra poliesportiva de 800 m2 que necessita de revitalização na pintura, na área e nas traves, com o objetivo de proporcionar um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades esportivas e contribuir para a utilização do espaço em ações de socialização junto às famílias e à comunidade. A instituição está localizada em Ponta Grossa – PR e realiza o atendimento de 415 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

not 09 09 2022 12

Nosso Lar

Localizada na cidade de São Carlos – SP, a organização atende 70 crianças de 6 a 15 anos de idade. Os recursos repassados pela Fundação Abrinq serão utilizados para a implementação de uma sala de informática a partir de um espaço que é atualmente usado apenas como depósito.

Com a reforma, a instituição poderá abrir mais 50 vagas e, dessa forma, atender um total de 120 crianças e adolescentes.

not 09 09 2022 13

Leia mais sobre os editais de reformas do Programa Nossas Crianças:

Fundação Abrinq lança novo edital em 2022 para reformar organizações da sociedade civil 

Fundação Abrinq reformará, até dezembro, 20 creches e organizações sociais 

Fonte: Fundação Abrinq