Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO JULITA - Encontro com Parceiros fortalece rede do Comunidade em Movimento

not 20 10 2022 1

O projeto Jovens Monitores em Esporte completou 10 anos em 2022 e, seu desdobramento, o Comunidade em Movimento já é realizado há cinco anos. Para celebrar, a Fundação Julita convidou parceiros diretos do projeto e apoiadores institucionais para a apresentação do documentário "Comunidade em Movimento".

O documentário retrata os desafios de jovens da periferia em busca de sua formação educacional e profissional. O filme é composto por entrevistas com jovens educandos e egressos dos projetos “Jovens Monitores em Esporte” e “Comunidade em Movimento”, da Fundação Julita. A relação com a família, o preconceito racial, as dificuldades de ingressar e se manter na universidade, a falta de qualidade da escola pública são temas abordados pelos jovens, que sonham com um futuro melhor, com mais oportunidades. Mesmo diante da problemática social em que vivem, marcada pela desigualdade e vulnerabilidade, os jovens relatam, sobretudo, conquistas e avanços a partir do apoio do projeto “Comunidade em Movimento”, demonstrando o impacto da ação social em suas vidas e no território. Para que mais jovens possam ter acesso à universidade e viverem seu projeto de vida, o filme mostra que é preciso ter uma rede de apoio formada por vários atores sociais, envolvendo escola, família, organização social, institutos e fundações, universidades e iniciativa privada.

O evento contou com a participação de representantes da Fundação Prada, Fundación Mapfre, Senac, Sesc Campo Limpo, Ambikira, Bloco do Beco, Itaú Social; das faculdades Anhanguera, Unicid e Sequencial.

Dois jovens ex-beneficiários do projeto, que atualmente atuam como educadores na Julita, dialogaram com os investidores a partir de seus relatos de vida, demonstrando o impacto do projeto no território.

Segundo o gestor da Julita, Jânio de Oliveira, atuar para o desenvolvimento local é uma premissa do Comunidade em Movimento. "Esse é um momento de celebração, de podermos apresentar resultados deste projeto e aonde a gente chegou. E o documentário é o primeiro de muitos para que possamos discutir a participação do jovem na universidade. Que direito é esse? Está sendo respeitado? Todas as temáticas do documentário estão presentes no dia a dia e precisamos olhar para isso", completa.

Parceiros Julita

not 20 10 2022 2

"Ficamos muito tocados pelas falas do documentário porque, além de estarmos desde o início do projeto, de alguma forma também passamos por isso. E é algo que nos motiva a continuar, a nos movimentarmos. E estar neste encontro com parceiros é um movimento de fortalecer a nossa rede. Nestes anos de projeto, mais de 30 jovens ingressaram na universidade, nas disciplinas de educação física, psicologia e pedagogia, e atuam na Julita neste processo de desenvolvimento, dos bebês até as pessoas idosas. Neste ano, a atuação se estendeu ao território, impactando mais de 4 mil pessoas com projetos de intervenção", conta Regiany Maciel, coordenadora do Centro de Educação pelo Esporte.

Fonte: Fundação Julita