Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ realiza evento sobre os espaços de brincar na agenda do gestor público

not 27 10 2022 1

O brincar é fundamental para o desenvolvimento de todas as crianças. Não se trata apenas de uma simples distração ou atividade para passar o tempo. É por meio das brincadeiras que o ser humano aprimora o desenvolvimento de diversas habilidades, como o raciocínio lógico, a criatividade, o desenvolvimento motor, além de estimular o convívio com outras crianças e, assim, melhorar a socialização.

Sabendo disso, a Fundação Abrinq mobilizou os municípios integrantes do Programa Prefeito Amigo da Criança para realizar o Encontro Temático: Espaços de brincar na agenda do gestor público e esclarecer o papel da gestão municipal na criação e no aperfeiçoamento de ações e políticas públicas que promovam o brincar às crianças de cada município.

Daniela Sinhorini, líder do programa, abriu o encontro e realizou uma fala inicial sobre os esforços dos municípios integrantes da rede envolvendo o tema, reforçando a necessidade de um olhar sensível sobre os direitos de crianças e adolescentes.

Em seguida, Fabiana Moraes, assessora técnica da Fundação Abrinq, explicou a origem do direito de brincar e sua inserção na legislação brasileira. Ressaltou ainda que a institucionalização desse direito é responsabilidade do município e da família, pois trata-se de um direito social.

O evento também apresentou boas práticas identificadas em municípios que fazem parte da Rede Prefeito Amigo da Criança. Os representantes de Patos – PB, Embu das Artes – SP e Resende – RJ foram convidados para expor suas principais políticas públicas e ações para promover o brincar nas cidades.

Representando Patos – PB, Helena Wanderley, secretária de desenvolvimento social, relatou todo o trabalho da gestão municipal, por meio de articulação entre os diferentes setores da sociedade, para promover e ampliar o direito ao brincar das crianças na região. “Estamos investindo nos espaços lúdicos, nos Centros de Referência de Assistência Social e nas Unidades Básicas de Saúde, bem como reformando as praças e colocando, além dos playgrounds, brincadeiras pintadas nos chãos para que as crianças possam brincar livremente”, relata Helena.

Neste painel de experiências, o próximo município a se apresentar foi Embu das Artes – SP, representado por Alice Lima, articuladora municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança na região. Sobre a cidade, a articuladora conta: “Aqui nós temos praças, parque, brinquedoteca, biblioteca, centro comunitário, pistas de skate, estádio, ginásio esportivo, quadras, ou seja, todos estes lugares que podem também ser aproveitados para o brincar”. Em seguida, Alice explicou como diferentes secretarias de governo podem contribuir para a melhoria das ações que envolvem o município e o brincar.

Na parte final do evento, Isabel Campos, coordenadora e orientadora da educação infantil de Resende – RJ, explicou como a gestão se comprometeu com a promoção do direito de brincar no município. Foi instituída a semana do brincar, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o tema. “Dentro das ações feitas na Educação, foram mais de 65 unidades escolares mobilizadas para a importância do brincar, o que também fez com que a comunidade entendesse o porquê de a prática ser fundamental para o desenvolvimento das crianças”, explica Isabel.

Fonte: Fundação Abrinq