Notícias das Associadas

FEI promove reflexão na Sipat 2023 - Uma missão para todos

not 16 05 2023 4
Foto: rawpixel.com/Freepik

Cerca de 300 colaboradores participaram das palestras realizadas no campus São Bernardo do Campo (SP)

Sendo obra e missão para formação integral da pessoa humana e orientação à sociedade, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) propõe diálogos campi a dentro que têm como objetivo a longeva inspiração Inaciana. O Pe. Arturo Sosa, superior-geral da Companhia de Jesus, orienta que as ações públicas e privadas revelam nas pessoas os valores de uma instituição jesuíta. Em complemento, Sosa recomenda alguns cuidados, como: amor com serviço, justiça e paz.

A fim de incentivar reflexão e bem-estar entre os colaboradores, a FEI realizou a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, entre os dias 20 e 24 de março, no campus São Bernardo do Campo. A cerimônia de abertura foi abrilhantada com o discurso do Pe. Theodoro Peters, S.J, Presidente da FEI, que destacou a importância do trabalho da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, destacando que todos têm a importante missão de promover o bem-estar na Instituição, cuidar de pessoas, por meio de iniciativas e pequenas ações no dia a dia que, juntas, tornam o ambiente de trabalho mais integrado e unido pela mesma missão.

O tema da primeira palestra, proferida pelo Prof. Fábio do Prado, do Departamento de Física da FEI, e o psicólogo Edson Gomes Jardim, do setor de Recursos Humanos, deu continuidade à reflexão, mas trazendo tons de questionamentos e análise própria para cada pessoa, sob o título “AUTOCONHECIMENTO: UM ITINERÁRIO DE CORAGEM”. Juntos, professor e psicólogo destacaram aos colaboradores a importância sobre a coragem em expandir os horizontes de atuação, pessoal e profissional, a fim de mais qualidade de vida e conquista de novos feitos. O diálogo apresentou referências literárias de grandes escritores em torno da jornada pelo autoconhecimento, bem como a importância de revisitar os próprios valores, pilares que regem nosso hábito e rotina de vida.

O primeiro dia da SIPAT foi concluído com a participação musical de membros do Coral IN Volver, grupo de músicos da FEI que anima missas semanais no campus. Os vocais de Michael Lopes, Diretor de Marketing, e Juliana Tebar, Diretora do Jurídica, cantaram a música “Tocando em Frente”, do Almir Sater, acompanhados do tecladista Leandro Botelho.

A bela letra da canção “Tocando em Frente” coroou de forma macro o tema do primeiro dia e a proposta geral da SIPAT, que se estendeu ao longo de toda a semana com palestras centradas no cuidado com pessoas.

Na terça-feira, dia 21 de março, Diálogos sobre a Alegria foi o tema liderado pelo Pe. Cleiton Nery de Santana, SJ, ao lado da Professora Carla Soares Araújo, do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da FEI, a fim de promover a reflexão sobre a essência de encontrar a alegria para exercício da vida e seus desafios. O incentivo ao bem-estar demanda cuidados específicos de cada um, mas tem parâmetros considerados como base para todos. Assim, dialogou-se na quarta (22/3) sobre Cuidados com Alimentação, tema liderado pela nutricionista Sabina Donadelli, que compartilhou importantes recomendações para uma alimentação focada em uma vida longeva e mais sustentável.

Na quinta (23/3), os participantes da SIPAT se atualizaram sobre a legislação em torno da CIPA e as responsabilidades que todos têm nas relações interpessoais. O tema foi ministrado pelo Dr. Marcel Gustavo Ferigato. Logo em seguida, assumiu a palavra a psicóloga da Amil, Renata Peton de Paula Alencar, fechando o dia com uma palestra sobre saúde mental e dicas para controle de ansiedade. O último dia da SIPAT, sexta (24/3), foi apresentado pela Carina Frentzel, Coordenadora do Centro de Esportes da FEI. Uma série de exercícios práticos em torno de preparo corporal para as atividades do dia a dia, inclusive fazendo conexão com temas de saúde mental, destacou a importância de cuidar do corpo vivendo em um mundo que está em constante movimento.

Se mostra interessante a constante transição dos assuntos contemporâneos presentes na SIPAT com as correlações dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, servindo como uma base ecumênica para a convivência de todos que fazem parte da FEI. Fabiana Ribeiro de Souza Feitosa, colaboradora da Secretaria, comentou: “Para mim, o destaque foi trabalhar o olhar e empatia. Se colocar no lugar das pessoas e identificar que elas estão precisando de ajuda”. A SIPAT mostrou de maneira prática a importância da integração entre os departamentos, mas foi além e dialogou sobre a missão que cada colaborador tem, dentro e fora do campus, de ser luz no mundo para promover uma sociedade mais humana, desenvolvida e justa, indo ao encontro da orientação do Pe. Arturo Sosa em relação ao compromisso da FEI como obra missionária.

Fonte: FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros)