Notícias das Associadas

Fealq divulga relatório de atividades de 2022

not 19 05 2023 3

Está disponível no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) o relatório de atividades referente ao ano de 2022, com os resultados e as ações desenvolvidas ao longo do período. Estruturado em sete seções, tendo a Governança, a Presença e o Atendimento como pilares centrais, o documento traz ainda as perspectivas para 2023.

Na mensagem de abertura, o presidente do Conselho Curador da Fealq durante a gestão 2019-2023, Bruno Schauff, destacou a evolução dos números, atribuindo o bom desempenho ao aperfeiçoamento contínuo da Instituição e sua equipe. “Cada vez mais e melhor apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão e cumprir com excelência seu papel como fundação de apoio da USP de forma eficiente, transparente e confiável é, ao mesmo tempo, o desafio e a força que nos inspira e move a cada dia.”

O diretor-presidente da Fundação, Nelson Massola, também ressaltou os avanços conquistados em 2022. “Aprimoramos processos, refinamos políticas, normas e regulamentos, fortalecemos parcerias e criamos ambientes que contribuíram para provocar reflexões sobre o futuro que queremos construir.” Massola foi reconduzido ao cargo no ano passado, iniciando a gestão 2022-2025 com dois novos diretores, os professores Fernando Dini Andreote e José Baldin Pinheiro.

DESTAQUES – O volume de recursos movimentados pela Fealq em 2022 aumentou 35,2% em relação ao ano anterior, conforme as receitas do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Essa elevação se deve, principalmente, ao forte incremento no número de alunos dos cursos de extensão oferecidos na modalidade especialização/MBA a distância. Apenas os cursos e eventos apoiados pela Fundação movimentaram 48,6% a mais de recursos em 2022, frente ao ano anterior. No caso dos projetos de pesquisa, o aumento geral, considerando projetos com recursos públicos e privados foi de 6,2% em igual comparativo.

Dentro da agenda ambiental, a Fealq continuou investindo em ações sustentáveis. Responsável pelo gerenciamento da Fazenda Figueira, onde funciona a Estação Experimental Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, a Fundação dedica esforços à preservação e manutenção de uma importante reserva do bioma original de mata atlântica no norte do Paraná. Dos 3,68 mil hectares de área total da propriedade, 1.558,24 ha são de vegetação nativa, ou seja, 42,3%. A Fazenda foi doada em testamento para a Fundação pelo engenheiro agrônomo e esalqueano Alexandre von Pritzelwitz, falecido em 2000.

Na sua sede, em Piracicaba (SP), a Fealq aderiu em 2022 ao sistema de energia fotovoltaica por meio da instalação de painéis solares. A mudança representou uma economia significativa nos gastos. Também são incentivadas práticas que reduzam o consumo de descartáveis e de papel, além da separação de resíduos recicláveis.

Confira o documento completo

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq)