Notícias das Associadas

FEI PORTAS ABERTAS 2023 promove jornada de descobertas com mais de 100 atividades interativas para alunos do ensino médio

not 23 05 2023 4

Mais de 2.700 pessoas compareceram à 13ª edição do evento, que reuniu exposições de projetos acadêmicos desenvolvidos por estudantes da FEI

Escolher uma profissão para o futuro é uma tarefa que exige muito estudo e autoconhecimento. E para os alunos que ainda têm dúvidas de qual curso escolher, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) abriu seu campus de São Bernardo do Campo para estudantes do Ensino Médio conhecerem diversos projetos da instituição, conversar com alunos e professores e terem uma ideia de qual curso eles mais se identificam, no evento FEI Portas Abertas 2023.

O evento, realizado neste sábado, 20 de maio, atraiu mais de 2.700 pessoas ao campus e laboratórios da FEI para conhecerem suas pesquisas e projetos premiados nacional e internacionalmente em inovação, tecnologia e gestão. “O nosso modelo de ensino e elaboração de projetos é análogo aos encontrados dentro das grandes empresas e indústrias. Preparamos os alunos para o futuro, para que saiam da FEI prontos para o mercado de trabalho. Aos alunos do Ensino Médio, o evento é uma grande oportunidade de conhecer nosso campus e as inúmeras oportunidades que oferecemos para um futuro de muito sucesso”, afirma Fabio Delatore, professor do Curso de Engenharia Elétrica da FEI e Coordenador do Projeto Fórmula FEI, na categoria de carros elétricos.

O evento da FEI reuniu, ainda, celebridades da internet, como é o caso da influenciadora Adriana Saty, que comanda um canal no YouTube sobre tecnologia e programação; e do Renato Wamberto, famoso pelo canal Nerd Show, onde acumula mais de 2 milhões de seguidores no YouTube. Ambos estiveram presentes visitando e interagindo com os projetos e atividades apresentadas pelos alunos da FEI.

Com atividades organizadas por professores, colaboradores e alunos dos cursos da Instituição, o FEI Portas Abertas trouxe uma programação recheada de ações como o FEI Imersiva, na qual os participantes puderam utilizar óculos para Realidade Virtual e Aumentada e interagir com avatares e hologramas espalhados pela FEI. Também foi possível conhecer ao vivo robôs humanoides, small-size e de serviços, a exemplo da HERA (Home Enviroment Robot Assistant), uma unidade autônoma e inteligente desenvolvida pelos alunos FEIanos para assistência em ambientes domésticos e de serviços em geral e que foi campeão mundial de robótica em 2022.

“Esse evento foi uma grande oportunidade para mim no ano passado. Quando cheguei ao campus, ainda não sabia o que queria fazer, mas logo me apaixonei pelos projetos e sabia que aqui era o meu lugar. Estou no primeiro ciclo de engenharia elétrica, mas percebo que estar na FEI abre portas para o futuro e nos dá experiências incríveis, para que estejamos prontos para os desafios que vamos encontrar fora daqui”, destaca Arthur Brunato, aluno de engenharia elétrica da FEI.

Infraestruturas dos laboratórios e apresentação de projetos impactaram público

Tradicionalmente, o FEI Portas Abertas é voltado para estudantes de Ensino Fundamental e Médio, que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho, tendo a oportunidade de interagir com os projetos acadêmicos da instituição e equipes de competições reconhecidas por suas premiações no Brasil e no exterior, como é o caso das equipes RoboFEI, Fórmula FEI, FEI Baja, Concreto FEI, FEI AeroDesign, AIChE FEI e VR-FEI.

"É a primeira vez da nossa turma no FEI Portas Abertas, mas nossa escola já participou diversas vezes. Nos interessamos muito pelos projetos de robótica e pelos cursos de engenharia. Como estamos no último ano do ensino médio, enxergamos como uma ótima oportunidade fazer parte do FEI Portas Abertas, pois assim iremos conhecer nosso futuro campus e nossa futura área”, destacou o estudante Alexandre, do Colégio Monsenhor.

Vestibular FEI 2º Semestre 2023

O maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina também está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre de 2023.Todos os cursos oferecidos pela FEI, incluindo Administração, Ciência da Computação e 7 Engenharias, estão classificados entre os melhores do Ensino Superior do País, de acordo com as avaliações do mercado, como Guia da Faculdade, RUF Folha e Enade.

As opções de ingresso em um dos cursos de graduação da FEI incluem prova online, prova presencial, nota do ENEM (válida para os anos entre 2018 e 2022), Transferência Externa ou Portador de Diploma e por meio de Processo Internacional.

As inscrições, independente da forma de entrada, devem ser realizadas pelo site da FEI. Mas os interessados devem estar atentos às datas. Aqueles que optarem pela prova online, presencial, ou processo internacional, têm até o dia 28 de maio para garantir a vaga no processo seletivo. Aqueles que escolherem ingressar com a nota do ENEM têm até o dia 25 de junho. Já os que optarem pelo processo de Transferência Externa, tem o prazo um pouco mais estendido, até o dia 21 de julho. As informações detalhadas sobre o passo a passo de cada um, estão reunidas no site da instituição.

Fonte: Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI