Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI - Análise de negócios para soluções ágeis e flexíveis

not 01 06 2023 1
Foto: pressfoto/Freepik

A Agile Business Analysis, ou Análise de Negócios Ágil, é uma abordagem que combina os princípios do pensamento ágil com as técnicas de análise de negócios para melhorar a eficiência dos processos de negócios.

Ela se concentra em fornecer soluções ágeis e flexíveis para atender às necessidades dos clientes e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado. Quer saber mais a respeito? Siga com a leitura.

A análise de negócios

A análise de negócios permite que uma organização compreenda e resolva desafios e problemas empresariais, sendo indispensável, principalmente, em situações e cenários incertos.

Dessa forma, a análise de negócios é fundamental para posicionar a empresa no mercado, gerando insights para melhores tomadas de decisão e para que a empresa se adapte às mudanças constantes, entre elas, a transformação digital.

Para isso, a empresa pode valer-se de dados e informações sobre suas operações, vendas, recursos, logística, expectativas dos clientes, concorrentes, distribuição, oferta mercadológica, etc.

Se isso for feito de maneira eficiente, a organização poderá prever cenários futuros, gerenciar riscos e aproveitar oportunidades para preencher as lacunas deixadas pelos concorrentes.

Além disso, a análise de negócios possibilita a identificação de tendências, como as expectativas dos consumidores por um produto mais “Premium” e de qualidade mais alta, podendo, inclusive, pagar mais caro por uma oferta com essas características.

Para atender a tendências como essa, a organização pode utilizar da inovação, podendo investir para alcançá-la, se a análise conseguir provar que a alocação de recursos para tanto irá diferenciar a empresa e suas ofertas, a ponto de o investimento valer a pena.

Assim, a análise de negócios também permite uma melhor alocação de recursos, permitindo que a empresa seja mais assertiva, poupe recursos, evite desperdícios e identifique as áreas mais ineficientes e que precisem de mais atenção.

Benefícios da análise de negócios

Entre os diversos benefícios que a análise de negócios pode trazer à uma organização, separamos algumas práticas que podem ser aplicadas para que ela seja eficiente e eficaz:

Comunicação: Faça com que todos os colaboradores saibam da situação atual e do que precisa ser descoberto para posicionar a empresa para o futuro e permitir melhores tomadas de decisões. Dessa forma, com todos mobilizados, as chances de obter insights relevantes são maiores.

Adaptação: Os mercados estão se tornando cada vez mais competitivos e se transformando rapidamente, ou seja, as empresas que se adaptarem e construírem estratégias baseadas nas expectativas mercadológicas e que levem em consideração as novas ferramentas, que surgem a todo momento, terão vantagem perante a concorrência.

Monitoramento: Não basta apenas reunir insights para a tomada de decisões, a organização deve sempre avaliar os impactos de cada uma delas, sendo capaz de fazer ajustes e testes, mitigando, dessa forma, os riscos envolvidos e colhendo os frutos por meio da diferenciação e de um valor percebido cada vez maior.

Formação em Agile Business Analysis

Para quem está buscando aperfeiçoamento profissional, investir numa boa formação em Agile Business Analysis pode ser uma excelente opção. O curso da Fundação Vanzolini abrange uma gama de conhecimentos fundamentais, necessários para uma função de análise de negócios, como:

Conhecimento em demanda

Com a crescente adoção de metodologias ágeis nas organizações, a demanda por profissionais qualificados em análise de negócios ágil está aumentando. Ao adquirir essa formação, você estará desenvolvendo habilidades que são altamente procuradas pelo mercado de trabalho.

Adaptação às mudanças

A análise de negócios ágil enfatiza a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças. Com essa formação, você aprenderá a lidar com requisitos voláteis e a implementar soluções flexíveis que se ajustem às necessidades em constante evolução dos negócios. Isso o tornará um profissional mais resiliente e valioso em ambientes de trabalho dinâmicos.

Colaboração eficaz

A análise de negócios ágil enfatiza a colaboração entre as partes interessadas, como clientes, usuários e desenvolvedores. Ao obter conhecimento nessa área, você aprenderá técnicas de comunicação e facilitação, que permitirão a interação eficaz com equipes multidisciplinares. Essas habilidades de colaboração são valorizadas em ambientes de trabalho ágeis.

Entrega de valor

A análise de negócios ágil concentra-se em fornecer valor de negócio tangível, de forma iterativa e incremental. Com essa formação, você aprenderá a identificar e priorizar os recursos e funcionalidades que agregam mais valor aos negócios. Essa habilidade de entregar resultados mensuráveis é altamente apreciada pelas organizações.

Crescimento profissional

Ao adquirir habilidades em análise de negócios ágil, você estará expandindo suas competências e se tornando um profissional mais versátil. Isso pode abrir portas para oportunidades de crescimento, como assumir papéis de liderança em projetos ágeis, atuar como Product Owner ou Scrum Master, ou até mesmo buscar certificações reconhecidas na área.

Fonte: Fundação Vanzolini