Notícias das Associadas

Projeto Carbono Zero: FHO planta 750 mudas de árvores para neutralizar o gás carbônico emitido por eventos institucionais

 not 01 06 2023 5
Foto: Freepik

Mais de 150 alunos participaram do plantio, realizado na Floresta Alberto Löfgren, em Araras/SP.

No dia 20 de maio, mais de 150 alunos e professores da FHO se reuniram para o primeiro plantio do ano promovido pelo Projeto Carbono Zero. A ação foi realizada na Floresta Alberto Löfgren, localizada em frente ao Centro Ambiental FHO/AEHDA, em Araras/SP.

A ação teve como objetivo neutralizar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante a realização dos eventos Megacampeonato, VII Olimpíada de Química e 19ª Luta Antimanicomial e reduzir os impactos da Instituição no meio ambiente, por meio do plantio de 750 mudas de árvores nativas.

Estiveram presentes na ocasião: os alunos do 1º ano dos cursos de Biomedicina, Biologia, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e Química; o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes e o Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Junior; o Presidente da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA), Sr. Adilson Bonatto; as professoras responsáveis pelo projeto de extensão, Raíssa Silveira de Farias e Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo; o Coordenador do Escritório de Sustentabilidade, Prof. Marco Antonio Alves de Souza Junior; a professora responsável pelo projeto TransformAção Sustentável, Rafaela Manchin Bertolini e os alunos que integram o Projeto Carbono Zero.

Sobre a neutralização do Carbono

A neutralização de gás carbônico (CO2) é uma técnica utilizada para compensar a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE). A forma mais comum de neutralizar CO2 é por meio do plantio de mudas, pois as plantas captam o gás carbônico do ar para realizar a fotossíntese. Assim, realiza-se o cálculo de CO2 emitido pelo evento, principalmente por meio dos veículos utilizados pelos participantes no seu deslocamento, e a partir deste valor calcula-se o número de mudas necessárias para o sequestro do CO2 emitido. Estima-se que, em média, uma árvore é capaz de sequestrar 140 kg de CO2 em 20 anos. Clique no infográfico a seguir para saber mais sobre o projeto.

not 01 06 2023 4

Fonte: Fundação Hermínio Ometto