Notícias das Associadas

Ex-aluna da FUNDHAS vai estudar em universidade da Itália

not 18 08 2023 5
Evelyn conseguiu bolsa integral para estudar arquitetura em Florença – Foto: Divulgação - Fundhas

Henrique Macedo
Fundhas

O destino da joseense Evelyn Cabral da Silva, de 23 anos, ex-atendida na Fundhas, mudou radicalmente nos últimos meses. Ela foi aceita na Universidade de Florença, na Itália, e vai cursar arquitetura, com bolsa integral durante cinco anos.

Evelyn estudou em escola pública e passou também pelo Cephas, onde fez o curso técnico em edificações em 2021. “Começou online, por conta da pandemia, depois em 2023 voltou presencial. Eu levo toda a aprendizagem que eu ganhei, todos os professores, agradeço de coração a cada um porque foram eles que nos ajudaram a ver a nossa capacidade para sermos bons profissionais.”

Em 2019 a jovem passou no vestibular de uma faculdade do Mato Grosso, mas não conseguiu fazer o curso por problemas financeiros. “Continuei tentando e consegui uma bolsa de estudos no curso de design de interiores no Senac”, disse. Depois ela foi tentar a chance em universidades do exterior e se decidiu pelo berço da renascença. “A Itália é um país rico em cultura, tem tradição em arquitetura. Isso me deixou determinada em tentar ir para lá.”

Mas conseguir aprovação nos exames não foi nada fácil para Evelyn. “Passei muito mal, não conseguia me concentrar, estava muito nervosa, saí bem frustrada das duas provas, mas deu tudo certo. Tive até medo de ver a nota, mas aí consegui. Nem deu tempo de comemorar porque tem que correr atrás de um monte de coisas ainda.”

Agora ela aguarda o visto para embarcar para Florença em outubro e iniciar a concretização do sonho de se formar em arquitetura.

Fonte: Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS