Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Por que a responsabilidade social é importante para as empresas?

not 28 08 2023 3
Foto: Freepik

No cenário empresarial atual, a responsabilidade social tem se destacado como um fator-chave para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Cada vez mais a sociedade espera que o setor privado assuma um papel ativo na promoção de mudanças positivas, tanto para a comunidade quanto para diversos aspectos que influenciam diretamente a vida cotidiana das pessoas, como o cuidado com o meio ambiente ou ações contra a desigualdade social. Por isso, a adoção de práticas de responsabilidade social não apenas impacta positivamente a imagem corporativa, mas também traz benefícios significativos em termos de vantagem competitiva, atração de talentos e ganho de reputação de marca.

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social empresarial envolve o compromisso voluntário de uma empresa em ir além do simples objetivo de obter lucro. Isso implica em considerar e equilibrar os interesses das partes interessadas, como funcionários, clientes, comunidade, meio ambiente e stakeholders em geral. Incorporar práticas de responsabilidade social requer ações éticas e sustentáveis, que estejam alinhadas com valores e princípios voltados para o bem-estar geral.

Benefícios para as empresas

Reputação e imagem corporativa: empresas socialmente responsáveis são vistas positivamente pela sociedade, o que constrói uma reputação sólida e inspira confiança entre os consumidores, parceiros comerciais e investidores. Tal imagem favorável pode se traduzir em fidelidade à marca e aumento nas vendas.

Vantagem competitiva: em um mercado competitivo, a responsabilidade social pode ser um diferencial para destacar uma empresa da concorrência. Os consumidores estão cada vez mais valorizando marcas que se preocupam com questões sociais e ambientais e, portanto, escolhem apoiar empresas com propósitos alinhados aos seus valores.

Atração e retenção de talentos: Boa parte dos profissionais mais qualificados buscam trabalhar em empresas que demonstrem um compromisso genuíno com a responsabilidade social. A oferta de um ambiente de trabalho ético e com preocupação social atrai e retém talentos, contribuindo para o crescimento e o sucesso do negócio.

Acesso a mercados internacionais: alguns países e regiões, como a Noruega, a Dinamarca e o Canadá, estabelecem requisitos e políticas relacionadas à responsabilidade social para empresas estrangeiras que desejam operar nos seus territórios. A adoção de práticas socialmente responsáveis facilita o acesso a esses mercados, criando novas oportunidades de negócios.

Responsabilidade social e o seu impacto nas crianças e nos adolescentes

Investir em ações voltadas para crianças e adolescentes é essencial, pois estes grupos representam o futuro da sociedade. As empresas podem desempenhar um papel fundamental em promover o desenvolvimento saudável e a inclusão destas gerações de algumas maneiras. Como os exemplos abaixo.

Educação: apoiar projetos voltados à Educação, como bolsas de estudo e programas de capacitação, contribui para melhorar as oportunidades educacionais e a formação acadêmica de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Saúde e bem-estar: iniciativas que promovem o acesso a cuidados de saúde adequados e a uma alimentação saudável podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento físico e mental deste público.

Inclusão digital: proporcionar acesso à tecnologia e à internet em comunidades carentes permite que crianças e adolescentes tenham mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Esporte e cultura: apoiar projetos esportivos e culturais promove o desenvolvimento de habilidades sociais, trabalho em equipe e autoestima, além de contribuir para a formação de cidadãos mais engajados e ativos na sociedade.

Na Fundação Abrinq, diversas empresas realizam doações para apoiar as iniciativas da organização que, juntas, já beneficiaram mais de 8,9 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Uma delas é a Bomax do Brasil, uma empresa que tem foco no armazenamento, dosagem, bombeamento, agitação e filtragem de produtos líquidos químicos e tóxicos. Sabendo da importância de assumir um compromisso com o bem-estar da sociedade e, principalmente, das crianças e dos adolescentes, a Bomax apoia a Fundação Abrinq desde 1999 para que as ações realizadas pela organização possam transformar cada vez mais vidas.

De acordo com Alberto Rodriguez, gerente geral da empresa, “poder ajudar a transformar a vida das pessoas significa que estamos cumprindo bem nossa missão no desenvolvimento da companhia. O que nos permite investir no social é nosso resultado financeiro. Por isso, entendemos que dividir um pouco e dar oportunidades sociais a outros proporciona resultados à sociedade”.

Como sua empresa pode apoiar a Fundação Abrinq e ajudar crianças e adolescentes?

Empresa sócia: são empresas doadoras mensais, responsáveis por manter os programas e projetos da Fundação Abrinq em desenvolvimento, que juntos beneficiam anualmente mais de 100 mil crianças e adolescentes.

Empresa contribuinte: também são doadoras mensais, mas responsáveis por manter o desenvolvimento das atividades do Programa Nossas Crianças, beneficiando anualmente mais de 60 mil crianças e adolescentes.

Financiadora: a empresa tem a oportunidade de financiar o desenvolvimento de um programa ou projeto de forma parcial ou integral, impactando positivamente sua comunidade e agregando mais valor à marca.

Programa Empresa Amiga da Criança: foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.

Para participar do programa, uma empresa deve cumprir o compromisso de realizar ações de responsabilidade social corporativa em benefício de crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre como participar, clique aqui.

Fonte: Fundação Abrinq