Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ vai beneficiar 2.245 crianças com a doação de parques no Nordeste

not 13 09 2023 3

Por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, a Fundação Abrinq articula, sensibiliza e mobiliza a sociedade para aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

Para obter estes resultados, a organização proporciona a reforma dos espaços físicos de creches, distribui acervos pedagógicos, realiza a formação de educadores, entre outras iniciativas que visam o melhor atendimento das crianças em seus primeiros anos de vida. Neste ano, como em 2022, a Fundação Abrinq vai doar parquinhos para unidades de educação infantil municipais que não têm um espaço adequado para as brincadeiras.

“O brincar é parte fundamental no desenvolvimento das pessoas, porque é a partir dessa prática que a criança começa a se expressar e a entender melhor o mundo ao seu redor. Nossa ideia foi articular, com parte das prefeituras dos municípios onde já estamos reformando organizações da sociedade civil que realizam trabalho de creche, um meio de se estimular e proporcionar para as crianças um espaço mais adequado para as brincadeiras”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Conheça abaixo as 11 creches contempladas pela iniciativa.

Centro Integrado de Educação Infantil Gleba E

A unidade está localizada em Camaçari – BA, atende 257 crianças e não tem um parque, apesar de recentemente ter passado por uma reforma em vários espaços. Na contrapartida, a prefeitura irá adequar o piso para a instalação do parque.

Centro Municipal de Educação Infantil Danielzinho

A creche está situada em Teresina – PI. Atualmente, atende 175 crianças e possui uma área externa ampla para instalação de um parque, sendo que a Secretaria Municipal de Educação irá realizar a adequação do piso e pintura do muro na contrapartida.

Centro Municipal de Educação Infantil Julita Bezerra de Menezes

Localizada em Bom Jesus – RN, a creche realiza atendimento para 365 crianças, possuindo um amplo espaço para instalação de um parque. Na contrapartida, a área externa será pintada e o piso com areia será adequado.

Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lurdes Melo

Esta unidade, também de Bom Jesus – RN, atende 228 crianças e possui alguns brinquedos que não estão em condições de uso. Como contrapartida, a prefeitura fará a adequação do piso para instalação do parque, revitalização da área de brincar, manutenção nos brinquedos e pintura dos muros.

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Nonato

Atendendo 116 crianças, esta creche de Teresina – PI possui um parque que é inviável de ser utilizado por ser de ferro e ficar exposto ao sol. A Secretaria Municipal de Educação vai realizar melhorias no piso para instalação do parque e melhorias na pintura dos muros, podendo adequá-los para atividades pedagógicas.

Creche Comunitária Firmino Filho

A creche está localizada em Teresina – PI e atende 255 crianças. A área apresentada para instalação do parque precisa ser revitalizada, e na contrapartida da Secretaria Municipal de Educação será feita a adequação do piso e pintura do muro.

Escola Félix Joaquim de Moraes

Realizando o atendimento de 175 crianças, esta unidade está situada em Camaçari – BA e possui um espaço muito amplo apesar de não ter um parque. Como contrapartida, a prefeitura irá adequar o piso para instalação do parque e realizar a pintura da parte externa para que fique apropriada para atividades pedagógicas.

Escola Municipal Professora Valdeci Damazio

A escola, do município de Abreu e Lima – PE, atende 272 crianças. Possui um amplo espaço para a instalação de um parque e, na contrapartida, a Secretaria Municipal de Educação irá adequar o piso e realizar a pintura da parte externa.

Escola Municipal Sebastião Gomes Melo

Esta unidade atende 172 crianças, está localizada também no município de Abreu e Lima – PE, não tem parque e necessita de reparos na área externa. Na contrapartida, a prefeitura irá adequar o piso para instalação do parque e realizar a pintura da área externa.

Unidade Escolar José Lisboa

Atendendo 168 crianças, esta creche de Raposa – MA possui amplo espaço na área externa. Como contrapartida, a Secretaria Municipal de Educação irá pintar a parte externa e adequar o piso.

Unidade Escolar Nova Araçagi

A creche, também do município de Raposa – MA, atende 62 crianças e não possui um parque. A contrapartida da Secretaria Municipal de Educação será adequar o piso para a instalação e realizar a pintura das paredes da área externa.

Veja outras notícias sobre Educação:

Acompanhe como a Fundação Abrinq facilitou o desenvolvimento do Enzo, uma criança com deficiência 

Fundação Abrinq comemora Semana Mundial do Brincar com ação para mais de 3 mil crianças 

Fundação Abrinq ajuda Kimberly, de 3 anos, a se desenvolver

Fonte: Fundação Abrinq