Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Saiba como foi a segunda edição do webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio

not 20 10 2023 2

No início deste mês, a Fundação Abrinq promoveu a segunda edição do webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio. O evento, voltado para todos os interessados na temática, teve como principal objetivo disseminar conhecimentos acerca da trajetória e relevância da Educação desde os primeiros anos de vida da criança até o término da adolescência.

Ariane Duarte, coordenadora de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, ficou responsável pela abertura do evento e deu as boas-vindas aos participantes, convidando-os a uma reflexão profunda sobre a Educação e destacando a importância de ampliar as oportunidades para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.

Logo em seguida, a especialista Sandra Cavaletti Toquetão, doutora em Ciências Sociais e Mestre em Formação de Formadores, trouxe a sua expertise na área da educação infantil. A sua abordagem sobre o papel do brincar na contemporaneidade enfatizou o direito fundamental das crianças a prática, destacando os inúmeros benefícios que ela proporciona. Além disso, Sandra explorou o papel crucial da escola e dos professores como parceiros no enriquecimento da experiência lúdica.

“Quando a gente considera a Base Nacional Comum Curricular, ela já deixa bem claro para nós que crianças de 0 a 6 anos precisam ter alguns direitos. A criança precisa brincar, conviver, conhecer, expressar, explorar e participar. Todo plano de um professor precisa considerar estes direitos, o tempo todo. E esse tempo investido em brincadeiras nunca é um desperdício. Pelo contrário, é um grande investimento no desenvolvimento infantil. Crianças que brincam e participam vão criar uma estrutura mais sólida para as próximas etapas da educação básica”, afirma Sandra.

A participação de Nilton Clécio, coordenador de territórios no Global Opportunity Youth Network, acrescentou uma perspectiva sobre a inteligência emocional no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ao contextualizar momentos cruciais deste desenvolvimento, o palestrante demonstrou como cultivar esta habilidade faz a diferença na adaptação e no enfrentamento das adversidades, especialmente ao lidar com adolescentes em escolas públicas.

De acordo com Nilton, “os adolescentes têm uma confiança muito grande no corpo docente. E, às vezes, um conselho que nós damos para um adolescente, ele leva para o resto da vida e isso faz uma diferença grande. Então, a responsabilidade que temos em uma interação com eles é enorme”.

O final da transmissão foi dedicado ao esclarecimento de dúvidas de todos que acompanharam o webinar.

Momentos como este, em que profissionais renomados em suas áreas podem debater sobre temas importantes como é o caso da Educação, dissemina conhecimentos fundamentais e que podem, inclusive, impactar positivamente no dia a dia de todos que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

Assista ao webinar completo abaixo:


Fonte: Fundação Abrinq