Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO ABRINQ - Dia Mundial de Combate à Poliomielite: a importância da vacinação para erradicar a doença

not 26 10 2023 2
Foto: pikisuperstar/Freepik

No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Fundação Abrinq reforça a relevância da vacinação para proteger as crianças contra esta doença debilitante. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma enfermidade viral que pode resultar em paralisia permanente, afetando especialmente o sistema nervoso dos pequenos.

A Fundação Abrinq, comprometida com a promoção da saúde e do bem-estar infantil, enfatiza que a vacinação é uma ferramenta eficaz na prevenção da doença. Por meio de programas de imunização, é possível criar uma barreira robusta contra a propagação do vírus, garantindo que as crianças estejam protegidas desde os primeiros anos de vida.

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente, o Brasil registra uma queda na cobertura vacinal da primeira dose da imunização aplicada contra a doença em crianças de até 1 ano de idade. Em 2022, o país registrou apenas 77,2% da população nesta faixa etária com a primeira dose aplicada. A taxa de aplicação da dose de reforço, destinada para crianças com menos de 4 anos é ainda mais alarmante, apenas 67,7% receberam o imunizante. Vale ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cobertura vacinal ideal para que o vírus não volte a circular no país é de 95% da população.
not 26 10 2023 3
Fonte: Programa Nacional de Imunizações - DATA/SUS - Assistência à Saúde - Imunizações – Cobertura

As campanhas de vacinação em larga escala desempenham um papel fundamental na erradicação desta enfermidade. Por isso, a Fundação Abrinq ressalta que a vacinação não apenas protege as crianças individualmente, mas também contribui para a construção de comunidades mais saudáveis, interrompendo a transmissão do vírus.

É importante destacar que a poliomielite é uma doença altamente contagiosa e a única maneira eficaz de preveni-la é por meio da imunização. Se junte neste esforço coletivo e atualize a caderneta de vacinação das crianças.

Audiência Pública ALESP

Para fomentar ainda mais o assunto e dar visibilidade para a poliomielite, que pode apresentar novos casos no Brasil, a Fundação Abrinq vai realizar uma audiência pública no dia 23 de novembro, às 17h00, na Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo, com convidados que irão abordar a importância do tema e o que é possível fazer para que a taxa de imunizados volte a subir.

Acompanhe o site da instituição para não perder nenhum detalhe.

Projeto Vacinação

Diante deste cenário de queda na imunização, a Fundação Abrinq, em parceria com a Sanofi, desenvolveu o Projeto Vacinação, que atuará inicialmente no município de Santos, promovendo o engajamento da equipe de Saúde e da gestão municipal. A iniciativa prevê a formação de um Grupo de Trabalho (GT), a fim de contribuir com a elaboração de um Plano Municipal de Imunização com foco na poliomielite, assertivo e coerente com a realidade local.

Também serão ofertadas diversas capacitações para profissionais da atenção básica em diferentes temas relacionados à importância da imunização e sua relevância em cidades turísticas.

Além disso, por meio de ações de advocacy, o projeto mobilizará o poder executivo e o legislativo para a realização de audiências públicas, com o objetivo de pautar a temática da cobertura vacinal contra a poliomielite. Também vai promover ações junto à frente parlamentar - estadual ou federal - para disseminar conhecimento sobre a importância da vacinação contra a doença.

Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq para ficar por dentro das novidades do projeto!

Fonte: Fundação Abrinq