Notícias das Associadas
Colégio Engenheiro Salvador Arena está entre as 10 melhores escolas do estado de São Paulo
- Detalhes
- Criado em 27/10/2023
De acordo com os dados veiculados na imprensa na última semana, o Colégio Engenheiro Salvador Arena, localizado em São Bernardo do Campo e que oferece educação 100% gratuita, figura, mais uma vez, entre as 10 escolas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no estado de São Paulo, no ano de 2022. Esses dados foram veiculados pelo jornal O Globo, concedidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica, revela que o Colégio recebeu esta notícia com muita satisfação e alegria. “Temos a compreensão de que este não é o único indicador de qualidade, mas é um dado de muita relevância, ainda mais se considerarmos o alto índice de adesão, dos mais de 200 alunos da 3ª série, aos dois dias da prova do ENEM. Esse desempenho vem coroar toda dedicação do nosso corpo docente, equipe pedagógica e administrativa, que se reinventaram durante a pandemia e não mediram esforços para manter nossa qualidade de ensino e levar os alunos a mais um excelente resultado. Ver escolas do Grande ABC despontando entre as melhores de SP e do País também nos deixa muito felizes”. revela.
O Colégio Engenheiro Salvador Arena oferece da educação infantil ao Ensino Médio e Técnico. Em 2022, tinha 1.778 alunos matriculados e desse total, 630 estavam no Ensino Médio e 208, na terceira série. Segundo informações disponíveis no relatório anual da Fundação Salvador Arena, mantenedora da instituição, a maior parte (63%) dos alunos dos cursos de formação básica e técnica apresentou perfil de renda per capita mensal de até um salário-mínimo e meio, e 24%, de até três salários-mínimos.
Com 34 anos de atuação, o Colégio tem em seu projeto pedagógico ações focadas na valorização do protagonismo juvenil e da interdisciplinaridade no ensino. Seu corpo docente é altamente capacitado e sua infraestrutura é privilegiada, com laboratórios bem equipados, bibliotecas interativas, estações agroambiental e literária e tecnologia presente na rotina do aluno. “Sabemos que podemos formar cidadãos para carreiras que talvez nem conhecemos ainda, assim esses elementos contribuem para o desenvolvimento de competências necessárias para lidar com um mundo cada vez mais digital e conectado”, finaliza a diretora.
O Colégio possui processos seletivos separados para cada ciclo e para o Ensino Médio, que ocorrem anualmente por meio de vestibulinho. Metade das vagas são destinadas preferencialmente para candidatos com renda per capita de até um salário-mínimo e meio.
Sobre o Colégio Engenheiro Salvador Arena
O Colégio Engenheiro Salvador Arena oferece educação gratuita, desde a básica (Nível V) até o Ensino Médio e Técnico para 1778 alunos (2022). Ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo, desde o ano de 2010, de acordo com os resultados do ENEM. Instalado em um complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo, em quase 140 mil metros quadrados, e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. O espaço abriga também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 536 lugares. Mais informações podem ser obtidas no site do Colégio.
Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena (Fundação) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoio nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 61,2 milhões em 2022, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2022 foram aplicados R$ 17,4 milhões em 110 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 42.714 pessoas e indiretamente, 139.898 pessoas. Mais informações no site da Fundação.