Notícias das Associadas

FUNDAÇÃO VANZOLINI participa de missão internacional para fortalecer parcerias no saneamento

not 07 12 2023 3
Foto: freepic.diller / Freepik

Encontro aconteceu na Holanda e reuniu as principais empresas de saneamento do Brasil para discutir sobre inovação no segmento de gestão e tecnologias de tratamento, distribuição e coleta de água e esgoto.

A Fundação Vanzolini foi uma das oito instituições brasileiras convidadas a participar da Brazil Water Innovation Mission to the Netherlands, Missão de Inovação em Água do Brasil para os Países Baixos, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro, na Holanda.

A missão internacional reuniu as principais empresas de saneamento do Brasil, em uma programação exclusiva para divulgar o conhecimento nas melhores práticas das organizações holandesas no que diz respeito à promoção de inovação nos segmentos de gestão e tecnologias de tratamento, distribuição e coleta de água e esgoto.

A situação brasileira no tratamento, distribuição e coleta de água e esgoto

O Brasil é a maior economia da América Latina e uma das maiores economias do mundo. O país experimentou um crescimento exponencial em sua população urbana, no entanto, esse crescimento não foi acompanhado por investimentos em infraestrutura de saneamento, resultando em um acúmulo de obras essenciais e criando um grande déficit.

Nas últimas décadas, enquanto setores como Energia, Telecomunicações e Transporte conseguiram atingir altos níveis de cobertura da população e do território nacional, a expansão das redes de água e, especialmente, de esgoto se desenvolveu em um ritmo historicamente lento.

Isso se deve a desafios significativos e especificidades territoriais como as disparidades entre regiões urbanas e rurais com áreas mais remotas e carências mais significativas; a falta de investimentos em infraestrutura de saneamento que resulta em sistemas obsoletos, vazamentos e falta de capacidade para atender à demanda; falta de tratamento adequado de esgoto que contribui para a poluição de corpos d’água, prejudicando ecossistemas aquáticos e representando riscos à saúde humana; além dos desafios econômicos e sociais que resultam que dificultam o acesso a serviços adequados de água e esgoto.

A distribuição e coleta de água e esgoto no Brasil enfrentam questões que refletem as complexidades do país em termos de extensão territorial, diversidade geográfica e desigualdades sociais. Há esforços em andamento para melhorar a situação, com um foco crescente em parcerias público-privadas e inovações tecnológicas.

Impulsionado pelo Novo Marco Regulatório, o mercado de saneamento no Brasil tem apresentado, nos últimos anos, uma crescente demanda por investimentos: o país investirá quase 130 bilhões de euros para universalizar o acesso à água potável e ao tratamento de águas residuais até 2033.

Para alcançar esse acesso universal à água, muito trabalho precisa ser feito, tanto do ponto de vista infraestrutural quanto da eficiência (por meio, por exemplo, de soluções inovadoras). Espera-se que o mercado ofereça cada vez mais oportunidades em toda a cadeia de negócios: desde projetos e consultoria, passando pela construção até a operação de sistemas.

A Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini atua em todo o Brasil e já desenvolveu estudos de saneamento para áreas rurais do estado de São Paulo em parceria com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. A Fundação elabora planos municipais de saneamento, bem como projeções de investimentos e tecnologias necessárias à modernização das empresas municipais de saneamento em estudos de concessões técnicas.

Atualmente, a Fundação estuda a viabilidade da implantação de um polo de inovação, que deverá reunir inovações tecnológicas de ponta em saneamento no Brasil. O Centro de Pesquisa da NHL Stenden university of applied sciences é parceiro da Fundação em ambos os projetos.

Missão internacional para promoção de inovação na gestão do tratamento, distribuição e coleta de água e esgoto

Organizada pela Universidade de Ciências Aplicadas NHL Stenden, pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) e pelo Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, a Missão de Inovação em Água do Brasil para a Holanda reuniu uma delegação de oito organizações brasileiras que atuam no acesso à água potável e tratamento de esgoto para promover um contato direto com especialistas, pesquisadores, empreendedores e autoridades holandesas.

Essa interação teve o intuito de fomentar uma agenda próxima de cooperação e desenvolvimento tecnológico entre as duas nações. Os Países Baixos, conhecidos por sua tradição histórica de liderança em soluções tecnológicas para o setor de saneamento, têm sido um ponto de referência global em inovação tecnológica.

A Holanda é reconhecida por abrigar organizações de pesquisa e desenvolvimento em água que se destacam globalmente. O Water Campus em Leeuwarden, por exemplo, é um centro de referência internacional no setor, cujo progresso, no trabalho com a embaixada, foi essencial para o sucesso da missão.

“Para a Fundação Vanzolini, a participação nesta missão internacional é de grande importância. A cooperação entre as entidades brasileiras e holandesas pode trazer avanços em eficiência e sustentabilidade das soluções em gestão de água e esgoto, beneficiando a sociedade como um todo”, afirma o coordenador executivo da Fundação Vanzolini, Caio Fontana, que representou a instituição nesta iniciativa.

“Nesse encontro, foi possível não apenas enriquecer o conhecimento sobre as práticas inovadoras holandesas, mas também estabelecer vínculos estratégicos para contribuições no desenvolvimento tecnológico no setor de saneamento no Brasil”, complementou Fontana.

Na delegação, estavam presentes representantes das seguintes organizações brasileiras:

CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba

CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará

Caesb – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal

CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro

EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento

FCAV – Fundação Carlos Alberto Vanzolini

IBRAM – Brasília Ambiental

SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Ao final dos quatro dias de visitas a empresas holandesas de tecnologia de ponta voltadas para saneamento, os participantes assinaram um Protocolo de Intenções em que acordaram uma parceria de quatro anos para serviços técnicos e de consultoria, testes-piloto, capacitação e pedidos de subsídios.

Fonte: Fundação Vanzolini